Cada um desenvolve as competencias onde tem os melhores resultados. Nas minhas comparações CPM vs CPA, o ROI destes últimos tem sido sempre muito superior.
A verdadeira sabedoria sobre o CPM está no teu disclaimer. Bons sites para colocar CPM são muito difícieis de encontrar, daí que CPA é mais seguro: pagas por resultados, não por exposição.
Naturalmente faço as minhas equivalencias CPA para CPM e ainda não encontrei uma única evidencia em que o ROI do CPM seja superior...
...mas talvez ainda nunca tenha encontrado os sites certos, ou desenvolvido o display / landing certa.
E a título de esclarecimento... será "ex-concorrente meu", já algum tempo que deixei o Diabruras em outras mãos. 
No meu caso de afiliado - faço-o exclusivamente e profissionalmente - o ROI é obrigatoriamente superior porque eu sou pago em moldes de CPA. Se fosse negativo eu estaria a perder dinheiro nas afiliações - mas a verdade é que cada mercado é um mercado e cada um aposta naquilo que lhe parece ser mais rentável - se andássemos todos ao mesmo estávamos lixados

A parte da "landing certa" que escreveste no teu comentário é "KEY" no meio disto tudo. Mas existe ainda algo a ter em consideração acerca da compra de tráfego em CPM:
- É caro - entre trackers, volumes para preços competitivos, ferramentas para construção de landing pages
- Nunca deve ser comprado a individuais mas apenas a empresas e plataformas intermediárias - indivíduos vão entregar o que pediste para um mês em seis meses - regra geral
- Boas sources exigem depósitos mínimos de 5000$ (aqui está o tráfego premium - não é no popads que ele está)
- Precisas de gastar dias em split-testing antes de teres uma camp com ROI positivo
- O ROI é excelente quando tens uma camp positiva - precisas de gastar dinheiro a esconder a tua landing page para estenderes a viabilidade dessa campanha pelo menos durante seis meses
Por isso digo abertamente a quem me perguntar se deve começar que a resposta é sempre não até ter uns meses de experiência na optimização de CPM. Que experimentem facebook e adwords que têm ROI inferior a longo prazo mas superior a curto prazo.
--
PS: era mesmo do diabruras que falava...

Nesse caso, tenho a certeza que agora estás com outras coisas interessantes na calha!
PS2: é preciso mais discussões destas para dinamizar o fórum