← SMF

Caracteres especiais no output do SSI

Lida 4414 vezes

Offline

Carlos Gandra 
Administrador
Mensagens 3081 Gostos 97
Feedback +1

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4

Viva,

Hoje sou eu a por uma dúvida :grin:

Coloquei uma função do SSI.php do SMF num artigo do Joomla (já está instalado o plugin DirectPHP que permite colocar php nos items), e funciona tal como o previsto, excepto nos caracteres especiais, que são substituídos por um símbolo negro. Qualquer palavra com acentos ou cedilhas fica portanto distorcida. No SMF, essas mesmas palavras aparecem correctamente como é lógico.

Alguém tem alguma ideia de como resolver isto? ;)

Gracias :D
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Pode ser tanta coisa... tens url?
Offline

Carlos Gandra 
Administrador
Mensagens 3081 Gostos 97
Feedback +1

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4

É um site em construção, mas posso-te dar uma conta de teste no painel de admin ;)
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Se quiseres posso dar uma vista de olhos, manda mp
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Tens que a linguagem no smf em utf-8 também?
Offline

Carlos Gandra 
Administrador
Mensagens 3081 Gostos 97
Feedback +1

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4

No SMF está em UTF-8 sim (por causa das SEF urls)
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

E esse mod não funciona com a linguagem normal... não é!? Só se for disso, não me parece que seja de outra coisa. Não tens plugins ou modulos que possam interferir, a template do joomla está tudo bem...

EDIT: Essa template no IE não está a funcionar bem, acho que isso pode ser dos plugins, talvez do tabs...
Offline

Carlos Gandra 
Administrador
Mensagens 3081 Gostos 97
Feedback +1

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4

E esse mod não funciona com a linguagem normal... não é!?

Funcionar, funciona, mas não com a mesma eficácia. Se for um problema derivado do UTF-8 no SMF prefiro então abdicar das funções SSI para o Joomla, não são nada vitais apenas davam jeito :D

Obrigado na mesma exit! ;)

EDIT: Essa template no IE não está a funcionar bem, acho que isso pode ser dos plugins, talvez do tabs...

Sim, há umas correcções a fazer quanto ao IE :)
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Podes é ver se existe algum modulo para o joomla em que não acontece essa situação! Penso que deve existir...
Offline

Carlos Gandra 
Administrador
Mensagens 3081 Gostos 97
Feedback +1

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4

Estou a fazer algumas pesquisas sobre o assunto, por esse mundo fora há muita gente exactamente com o mesmo problema que eu (não a falta de parafusos, isto do SSI mesmo :mrgreen:) e é efectivamente uma incompatibilidade entre o utf-8 do SMF e a página externa (esteja em que codificação estiver).

Sorte têm os ingleses que não estão à pega com acentos e afins. Se porventura conseguir resolver isto posto aqui a solução ;)
Offline

amaru 
Membro
Mensagens 600 Gostos 0
Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Agradecia pois tenho SSI do meu SMF no meu joomla e acontece-me exactamente o mesmo :grin:
Offline

Carlos Gandra 
Administrador
Mensagens 3081 Gostos 97
Feedback +1

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4

Não está fácil, provavelmente é preciso criar algum tipo de decode do utf-8 para o output do SSI, e sinceramente não tenho conhecimentos para fazer isso (nem sei por onde começar :-P).

Existem tópicos quer no Fórum oficial do SMF, quer no Fórum oficial do Joomla, de pessoas com o mesmo problema, mas sem respostas úteis. Ontem puxei os tópicos para cima, para já ainda nada, vamos ver se mais alguém responde ;)
Offline

Carlos Gandra 
Administrador
Mensagens 3081 Gostos 97
Feedback +1

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4

Desisto, é que não posso perder mais tempo em tentativas mesmo :-P Talvez alguém venha a ter mais sorte do que eu :D

No meu último teste, criei um ficheiro em php com a função do SSI e charset utf-8, enviei para o servidor e, quando o acedi pelo browser, todos os caracteres estavam correctos. Inseri então esse ficheiro no Joomla e os caracteres voltaram a distorcer. Mudei então o charset para outros encodings mas o resultado foi sempre o mesmo.

Ou é um problema dos templates, ou do próprio Joomla, ou então há alguma coisa que me está a escapar. De qualquer forma vou passar isso à frente porque não tenho mesmo tempo livre para estudar este caso.
Offline

goodsound 
Membro
Mensagens 2485 Gostos 0
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

Experimentem perguntar no JoomlaPT por exemplo, talvez haja algum plogin para isso, ou algo do género, para Joomla.
Offline

Carlos Gandra 
Administrador
Mensagens 3081 Gostos 97
Feedback +1

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4

Já existem posts sobre isto por todo o lado ;) Só falta mesmo alguém encontrar a solução e publicar :D