← Blogging/Comunidades

Opinião sobre "Nicho" a escolher para Blog

Lida 6850 vezes

Offline

Diogo Oliveira 
Membro
Mensagens 1111 Gostos 3
Feedback +5

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

Boa tarde caros colegas,

Ultimamente tenho ponderado bastante sobre a criação de um blog sério, e cheguei à conclusão que talvez seja, de facto, vantajoso a todos os níveis.

Tenho andado a fazer algumas pesquisas e lido alguns artigos interessantes sobre blogging e quais os nichos a escolher. No entanto, continuo bastante indeciso sobre o que deva abordar. Isto deve-se principalmente à sobrecarga de blogs existentes que abordam exactamente os mesmos temas, pois o meu desejo é inovar e fugir um pouco das modas, mas ao mesmo tempo ter algo que interesse ao público.

A minha ideia é trabalhar bastante e investir para obter o sucesso. Irei usar a plataforma WordPress.

Posto isto, gostaria de recolher algumas ideias que tenham para me fornecer baseados no meu perfil de gostos e conhecimentos (que passo a citar de seguida).

Aquilo de que gosto / conheço:

  • - Informática (conhecimento médio de WebDesign, conhecimentos sólidos de HTML, CSS e JavaScript, conhecimentos básicos de PHP e Linguagem C, alguns conhecimentos a nível de SEO e investimentos online, conhecimentos sólidos sobre Hardware);
  • - Línguas e Filosofia (conhecimento avançado de Português e Inglês, gosto por leitura e escrita);
  • - Séries (Prison Break, Lost e Merlin);
  • - Desporto (Karaté)

Estes são os meus interesses principais. No entanto, do meu ponto de vista, penso que Informática já está muito abordado, Línguas parece-me interessante, dependendo das ideias, Séries Prison Break e Lost já estão muito abordadas e Série Merlin não sei se o interesse do público será significativo. Quanto ao Desporto Karaté, penso que o público-alvo será muito pouco, visto esta modalidade não ser das mais conhecidas.

Pensando um pouco nisto, tive as seguintes ideias:

  • Blog sobre como / onde investir online (não estou certo se está já muito abordado)
  • Blog sobre sugestões para optimização do conteúdo de sites / blogs (Não é SEO, são sugestões baseadas apenas em termos daquilo que se vê. Também não estou certo se já estará muito abordado ou não e se será interessante)
  • Blog sobre língua Portuguesa, para tirar dúvidas e curiosidades (penso que não haverá muitos interessados em ler... Será?)
  • [...]

Apresentados todos estes dados, pedia-vos agora opiniões e sugestões. O que acham das ideias que tenho? Têm ideias que possam interessar? Têm ideias sobre outros interesses que não os que referi?

Cumprimentos,

Diogo Oliveira.
Offline

MarKo 
Administrador
Mensagens 4610 Gostos 10
Feedback +1

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter 10 Polls Poll Starter

Tem de ser algo que gostes, vi ai na Língua Portuguesa uma boa oportunidade de explorares o novo Acordo Ortográfico.
Offline

Diogo Oliveira 
Membro
Mensagens 1111 Gostos 3
Feedback +5

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

vi ai na Língua Portuguesa uma boa oportunidade de explorares o novo Acordo Ortográfico.

Também já me tinha passado pela cabeça. Mas penso que o grande contra é que não há muito que se possa actualizar sobre isso. O que quero dizer é que talvez possa ter conteúdo para fazer alguns posts durante umas semanas, mas depois disso o conteúdo acaba.

No entanto, se aliar a minha ideia anterior de curiosidades e dúvidas ao novo Acordo Ortográfico poderá ser algo bastante bom e posso ter conteúdo para muito tempo. Muito obrigado pela sugestão.  :obrigado:

Offline

jtk 
Membro
Mensagens 141 Gostos 0
Troféus totais: 22
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Não é por haver muitos blogs de informática, que deves por o tema de parte, se achas que vais fazer algo diferente do que se vê por ai, ou algo de qualidade que as pessoas possam encontrar no teu site e nos outros não, parece-me uma boa aposta,  agora se for um blog de "mais do mesmo" torna-se mais dificil...
Offline

Diogo Oliveira 
Membro
Mensagens 1111 Gostos 3
Feedback +5

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

Não é por haver muitos blogs de informática, que deves por o tema de parte, se achas que vais fazer algo diferente do que se vê por ai, ou algo de qualidade que as pessoas possam encontrar no teu site e nos outros não, parece-me uma boa aposta,  agora se for um blog de "mais do mesmo" torna-se mais dificil...

Sim, concordo plenamente. Blogs iguais é o que não falta para aí. Mas há determinados assuntos sobre os quais se torna difícil inovar.

Até agora fiquei bastante interessado na ideia de um blog sobre a língua portuguesa. Vou fazer algum "estudo" sobre isso e planear bem as coisas.
Offline

goodsound 
Membro
Mensagens 2485 Gostos 0
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

Um Blog sobre a Língua Portuguesa é uma boa ideia. Faz um esboço do que queres para o Blog, define objectivos, isso é importante para um projecto a longo prazo, que pelo que percebi é o que queres.
Offline

Diogo Oliveira 
Membro
Mensagens 1111 Gostos 3
Feedback +5

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

Um Blog sobre a Língua Portuguesa é uma boa ideia. Faz um esboço do que queres para o Blog, define objectivos, isso é importante para um projecto a longo prazo, que pelo que percebi é o que queres.

Sim, exacto, é essa a minha ideia. E já projectei algumas coisas de como o conseguir. Muito obrigado :)
Offline

JOAOTHA 
Membro
Mensagens 312 Gostos 0
Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Citar
Blog sobre como / onde investir online (não estou certo se está já muito abordado)
Blog sobre sugestões para optimização do conteúdo de sites / blogs (Não é SEO, são sugestões baseadas apenas em termos daquilo que se vê. Também não estou certo se já estará muito abordado ou não e se será interessante)
Por favor!! Mais não!!

Citar
Blog sobre língua Portuguesa, para tirar dúvidas e curiosidades (penso que não haverá muitos interessados em ler... Será?)
[...]
Gostei da ideia mas já existe um concorrente de peso http://ciberduvidas.com

Outro tema que resulta e resultará sempre é gajas nuas, famosas nuas e afins... é triste mas é verdade... Por mais blogs de gajas que existam irá sempre haver milhares de interessados no assunto...
Offline

mix_93 
Membro
Mensagens 1630 Gostos 0
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

É um nicho que eu exploro e posso te disser que há tráfego mas também há muito trabalho...
Offline

Emanuel Santos 
Elite
Mensagens 848 Gostos 2
Feedback +25

Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Se tens conhecimentos de programação larga os blogs e cria serviços e scripts.. vais ganhar mto mais €
Offline

mix_93 
Membro
Mensagens 1630 Gostos 0
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Se tens conhecimentos de programação larga os blogs e cria serviços e scripts.. vais ganhar mto mais €
Também poderá ser uma boa aposta.
Offline

CasaTuga 
Membro
Mensagens 397 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Tenth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Podias fazer personalização de Hi5s
ou as outras redes sociais se também der pa mexer....

 :-P
Offline

Diogo Oliveira 
Membro
Mensagens 1111 Gostos 3
Feedback +5

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

Podias fazer personalização de Hi5s
ou as outras redes sociais se também der pa mexer....

 :-P

Até era uma boa sugestão, mas devo dizer que sou anti-Hi5 :lol:
Offline

CasaTuga 
Membro
Mensagens 397 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Tenth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

lol

entre ser contra e não usar
a lucrar com ele ..... (e caso aconteça até podes começar a gostar  :lol:)


E também aquilo até nem é muito complicado.... Usa.se o Firebug ou o coiso do Chrome para identificar as divs e tal
e se sabes bem html/css fazes isso num instante...

Mas como o hi5 é mt usado por adolescentes, tens de arranjar boas maneiras de pagamento....
tipo por sms ....

EDIT:
Um blog de investimentos também era ficholas....  :lol:
Podendo integrar alguns investimentos online mas principalmente cenas tipo a bolsa, começar negócios como um café, como ja falou no jornal de comprar as casas nos leiloes dos bancos e depois vende.las....
Offline

Jerson 
Elite
Mensagens 2401 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Gostas de Karaté, suponho que gostes de desportos de combate certo? Um desporto que anda a ter um sucesso estrondoso lá fora são as MMA (Mix Martial Arts) da qual a UFC (Ultimate fighting Championship) é a maior organização. Eu tenho impressão que não existe muita informação em Portugal acerca disso, à uns tempos procurei e não encontrei nada. As MMA várias artes marciais, para além de ser um excelente desporto de combate é um grande espectáculo, na minha opinião um dia destes o fenómeno chega em Portugal em força. Acho que um blogue nesse sentido é interessante. É claro que o problema pode ser que existam um pequeno número de fãs deste desporto em Portugal, mas é garantido que se encontram um blogue interessante ficam agarrados a ele. Eu pelo menos iria ficar.