← Desenvolvimento

Marcas registadas e sua utilização

Lida 2135 vezes

Offline

Thomato 
Membro
Mensagens 4125 Gostos 3
Feedback +2

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Boa tarde.
Pretendo usar logótipos  e nomes de marcas registadas, de forma abonatória, mas com o fim de tirar proveito disso.

(Vou falar em termos reais e podem editar o post se tomarem isto como publicidade).
A dúvida surgiu-me quando comecei a tratar da promoção do A Tua Música, onde faço referência ao YouTube, Vimeo e outros serviços do género, bem como rádios and so on...
Na Política de privacidade/Termos de Serviço faço a habitual referência ao "As marcas não nos pertecem, bla bla bla".
Mas a minha dúvida não se prende com a utilização no site. A utilização dos logótipos e dos nomes nos meios de publicidade (para fazer referência à compatibilidade com o serviço) é que me está a fazer comichão. Não falo do uso em banners directamente, mas sim na landing page, na página do Facebook, em apresentações do serviço, etc...

Em que aspectos é que as marcas podem "pegar", neste caso específico? Pedir uma autorização será melhor ou atirar-me-ei para a boca do lobo?

Obrigado ;)
Offline

Santo 
Membro
Mensagens 1657 Gostos 4
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Coloca todos o naturais "disclaimers", não mistures publicidade com as marcas e aguarda que alguma te peça para ser retirada.

Se agires de boa fé, sem usares as marcas para proveitos financeiros, não deverás ter qualquer problema.

No entanto o banner que tens na primeira pagina pode levar a problemas pois tens as marcas e = ao site. Existem outras formas de o fazeres sem insinuares que as marcas pertencem ao site ou a ele estão ligadas.
Offline

Jerson 
Elite
Mensagens 2401 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Exacto, muitas marcas até têm normas de utilização e aquela associação na homepage de certeza que te pode dar problemas.
Offline

Thomato 
Membro
Mensagens 4125 Gostos 3
Feedback +2

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Não me refiro àquela imagem em específico, até porque está lá há meses e ainda não me disseram nada.

Mas a imagem que uso na landing page diz:
JUNTA AS MÚSICAS DO A, B, C, D NO A TUA MÚSICA
Onde A, B, C, e D são logótipos de sites/empresas/marcas...

Poderá ser considerado como uma ligação ou o texto que está antes e após dos logótipos encerra as dúvidas?
Offline

Jerson 
Elite
Mensagens 2401 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Não me refiro àquela imagem em específico, até porque está lá há meses e ainda não me disseram nada.

Mas a imagem que uso na landing page diz:
JUNTA AS MÚSICAS DO A, B, C, D NO A TUA MÚSICA
Onde A, B, C, e D são logótipos de sites/empresas/marcas...

Poderá ser considerado como uma ligação ou o texto que está antes e após dos logótipos encerra as dúvidas?

Tens que consultar as normas de cada marca, por exemplo as da Google onde se inclui o Youtube:

http://www.google.pt/intl/pt-PT/permissions/guidelines.html

Relativamente a não terem dito nada, isso vai depender, se o teu projecto ganhar uma visibilidade considerável as probabilidades de seres contactado aumentam mais. Não é que andem obcecados com isto, porque não andam, mas já se sabe no que pode dar.
Offline

Thomato 
Membro
Mensagens 4125 Gostos 3
Feedback +2

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Tens que consultar as normas de cada marca, por exemplo as da Google onde se inclui o Youtube:

http://www.google.pt/intl/pt-PT/permissions/guidelines.html

Relativamente a não terem dito nada, isso vai depender, se o teu projecto ganhar uma visibilidade considerável as probabilidades de seres contactado aumentam mais. Não é que andem obcecados com isto, porque não andam, mas já se sabe no que pode dar.
Já li na integra e percebi que vou ter de mudar algumas coisas.

Muito obrigado Jerson ;)