← Conversa Geral

Valores, o que é isso?

Lida 1952 vezes

Offline

mendes 
Membro
Mensagens 1 Gostos 0
Troféus totais: 16
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 First Post Karma Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary

Os valores não são propriedade de ninguém nem de uma determinada época. Obviamente que os valores não foram sempre os mesmos desde os primórdios das sociedades organizadas ate agora. Estes sempre existiram e são-nos transmitidos pelo exemplo daqueles que nos antecedem, e depois seremos nos quem iremos transmitir-lhos aos nossos descendentes e cabe a nos dar o melhor seguimento do que aprendemos e o que em seguida iremos ensinar. Mas para isso devemos conhecer os valores da sociedade em que estamos integrados e são socialmente aceites. Para isso temos que conhecer os valores que eram aceites e porque é que eram aceites no passado. Ai iremos ter a noção de como os valores estão inteiramente ligados com o governo e com a igreja.      
   
Podemos não ter a noção mas temos que admitir que a vida do homem e do planeta sempre girou à volta das vontades, boas ou mas, daqueles que nos governam. O que terá sempre maior força será a sua palavra, o que nos defendemos ou o que queremos pouco interessa. Mas estes só deveriam ter legitimidade de nos exigir algo se eles próprios a cumprirem, mas o que esta a acontecer é algo mais do género faz o que eu digo mas não faças o que eu faço. Como podem eles exigir-nos tal coisa, há são estes os governantes dos mais conceituados países. Mas toda a sociedade e principalmente eles deviam seguir o lema não faças aos outros o que não queres que façam a ti, o mundo esta em constante mudança o que hoje esta lá em cima amanha poderá estar cá em baixo.
   
Hoje em dia vivemos cada vez mais numa grande aldeia, a chamada “aldeia global”, onde podemos estar informados de tudo o que se passa à nossa volta devido ao espectacular desenvolvimento dos meios de comunicação. Este está a reduzir distâncias, a abrir fronteiras e a derrubar barreiras. A televisão, o rádio e a internet difundem constantemente conceitos, opiniões, ideias, valores de forma directa ou indirecta.
   
E o que é que todos estes meios tem em comum? A publicidade é claro, a grande criadora de desejo, que alimenta uma fantasia momentânea e leva-nos a comprar ate o mais supérfluo.
   
É claro nem todos tem a mesma capacidade de interpretação e captação da informação, não conseguem distinguir o supérfluo do necessário, e o real da ficção ou do bem do mal.
   
Os jovens muito influenciáveis pelo que os rodeia são manipulados de forma a viverem a sua vida com base em valores como dinheiro, beleza, classe social e poder e os que não vivem a vida dessa forma são postos de parte e desprezados por serem o que são e não serem falsos. Mas algum dia isso tinha que acontecer mas tarde ou mas cedo, mudam-se os tempos mudam-se as mentalidades. Que aconteceu a solidariedade, ética, esforço e justiça?
    
A sociedade consumista é sem dúvida a grande impulsionadora desta mudança de mentalidade e os media e o estar na moda só ajudam a isso.  
   
Quer gostemos ou não os valores iram mudar e não há nada a fazer em relação a isso. Hoje dia dizemos que os valores do mundo contemporâneo estão em crise, mas os valores do mundo antes do nosso também estiveram em crise. Enquanto houver homens, os valores humanos estarão sempre em crise. “O que ontem foi, hoje já não é, mas amanhã poderá ser novamente, para tornar a não ser no dia seguinte.”
   
 Como hoje são os valores económicos que falam mais alto não desprezando os outros claro, como a ética, conhecimento, inovação e claro a liberdade, amanha poderão ser os valores do esforço, preocupação ambiental, solidariedade, sustentabilidade a comandar este mundo, que por enquanto só se preocupa com a tecnologia que a sua maior fonte de rendimento, mas também e precisamente por causa dessa tecnologia que o mundo encontra-se a beira de um imenso abismo. O pior e que temos a noção do que esta a acontecer e não fazemos nada em relação a isso.
   
Por isso espero sinceramente que os valores tradicionais mudem, porque já estamos a sentir os efeitos dos valores económicos em relação aos ambientais. Com toda a tecnologia de ponta que temos acham mesmo que não há nada que se possa fazer? Podemos perder futuramente valores como o respeito e educação, mas antes eles do que a terra. Atenção eu também não sou a melhor pessoa para falar vos dos valores mais tradicionais, que muitos pensão ser os valores como respeito e a educação, mas que afinal estes apenas encobrem os valores económicos, porque já não os uso, só em ocasiões estritamente necessárias, pelo que conheço do mundo vejo que é um caso perdido, não será a vontade de um que se ira impor no meio de tantos interesses. Temos é que aproveitar a vida enquanto podemos pois não sabemos o dia de amanha.
Offline

Jerson 
Elite
Mensagens 2401 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

A crise de valores é um problema grave que infectou a sociedade. O que me espanta mais são os adolescentes dos nossos dias que só pensam em dinheiro, chega a ser inacreditável como os mais novos já interiorizaram estes "valores económicos". É grave, muito grave.