Google quer capitalizar YouTubeTodos os utilizadores do AdSense vão poder incluir vídeos do YouTube acompanhados de publicidade.A Google pretende rentabilizar os 1,65 mil milhões de dólares que pagou pelo YouTube, através da exibição de vídeos com publicidade em milhares de outros sites.
As novas "video units" (unidades de vídeo) estarão disponíveis, numa primeira fase, para os parceiros norte-americanos do AdSense e, posteriormente, para o resto do mundo.
A empresa californiana quer que a publicidade que acompanha os vídeos seja o menos intrusiva possível, daí a opção pelos formatos de "banners" gráficos - exibidos no topo do leitor - e de anúncios de texto que ocupam a parte inferior do ecrã. Tal como os formatos AdSense já existentes, os anúncios são gerados por certas palavras-chave ("keywords") ou pelo conteúdo do site onde são colocados.
Os anunciantes pagam à Google mediante a quantidade de cliques ou de visualizações que o anúncio tiver, que depois reparte as receitas com o dono do site onde se encontra a publicidade. Os "webmasters" podem escolher as cores e as dimensões do leitor, possibilitando uma melhor integração em cada site.
Todos os vídeos são de parceiros seleccionados e, até ao momento, estão confirmados o TV Guide Broadband, Expert Village, Mondo Media, Extreme Elements e Ford Models.
No futuro, a Google planeia lançar novos formatos publicitários, como áudio, artigos e jogos.
Fonte:
Ciberia