← Desenvolvimento

Criar Site de Emprego - Vale a pena?

Lida 16092 vezes

Offline

DavidCosta 
Membro
Mensagens 11 Gostos 8
Troféus totais: 12
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Mobile User Windows User Combination Topic Starter Level 2 Level 1 10 Posts First Post Avatar

Olá a todos,
Tenho andado a pensar em criar um site que reúna todas as ofertas de emprego dos sites mais conhecidos relacionados com a área (net empregos, emprego sapo, olx, etc) sendo ainda possível que as empresas publiquem as suas ofertas diretamente no meu site. Penso que seria um site muito útil para quem procura emprego uma vez que não precisaria de estar a ir a cada site procurar as ofertas uma vez que no meu site encontrava todas reunidas, tendo apenas que escolher a localidade e algumas palavras chave (part time, cargo que procura, etc). Sei que é possível as ofertas aparecerem no meu site automaticamente quando são publicadas nos outros sites, mas a questão que se põe é se é rentável a criação de um site deste tipo e também se a concorrência já é muita.
Offline

spykerGM 
Beta tester
Mensagens 621 Gostos 203
Troféus totais: 19
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Mobile User Level 4 Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 3 Level 2 Level 1

Não é nada de novo, muitos sites fazem exatamente isso que mencionas...
Offline

Carlosfcoelho 
Beta tester
Mensagens 413 Gostos 42
Feedback +7

Troféus totais: 24
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Não é nada de novo, muitos sites fazem exatamente isso que mencionas...

SpykerGM, desculpa que te diga, mas ultimamente "TODOS" os comentários que fazes são do "BOTA A BAIXO".
Não há uma interpelação tua que não seja para criticar, descredibilizar ou denegrir a ideia de quem aqui aparece.

Em relação a este assunto, o rapaz até parece ter uma boa ideia.

Diz-me UM site que faça o que ele disse? Só quero 1. Quero ver onde vais buscar esses "muitos sites".
Offline

bayoo 
Membro
Mensagens 408 Gostos 75
Troféus totais: 24
Trófeus: (Ver todos)
Eighth year Anniversary Search Level 5 Seventh year Anniversary Windows User Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3

Olá a todos,
Tenho andado a pensar em criar um site que reúna todas as ofertas de emprego dos sites mais conhecidos relacionados com a área (net empregos, emprego sapo, olx, etc) sendo ainda possível que as empresas publiquem as suas ofertas diretamente no meu site. Penso que seria um site muito útil para quem procura emprego uma vez que não precisaria de estar a ir a cada site procurar as ofertas uma vez que no meu site encontrava todas reunidas, tendo apenas que escolher a localidade e algumas palavras chave (part time, cargo que procura, etc). Sei que é possível as ofertas aparecerem no meu site automaticamente quando são publicadas nos outros sites, mas a questão que se põe é se é rentável a criação de um site deste tipo e também se a concorrência já é muita.
Isso é algo que eu já pensei em fazer e desisti por falta de tempo.Se quiseres e se tiveres tempo disponível, podemos fazer uma parceria com isso, eu forneço o domínio (que até já tenho um bom domínio registado) e forneço o alojamento e trabalhamos a ideia.
Offline

spykerGM 
Beta tester
Mensagens 621 Gostos 203
Troféus totais: 19
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Mobile User Level 4 Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 3 Level 2 Level 1

Tens ai um exemplo: https://emprego.trovit.pt/emprego-canalizador-em-lisboa,-lisboa @Cadu87

Se ando a "botar a baixo" é porque aparecem vários aqui com ideias que pelo texto deles mostra logo que não possuem o que é preciso para fazer com que resulte ou mesmo que remotamente tenham, provavelmente existem coisas melhores ou outras ideias que lhes irão rentabilizar mais o tempo.

Quer criar uma rede social de venda de cenas e apresenta algo que foi feito com um script pré-feito? Se isso realmente fosse uma boa ideia ou desse algum tipo de resultado sites como o OLX em uma semana já tinham esse modelo.

Este do site de emprego que reúne info de vários lugares.

É boa ideia? Não é má...
Já existem outros sites a fazê-lo, incluindo alguns até bem grandes? Sim...
A frase "Sei que é possível fazê-lo" revela que provavelmente é algo que nem imagina como fazer e/ou o trabalho que dará? Sim...

Entre outras situações...
O que eu digo não é regra para ninguém, se realmente acredita no que faz e no que sabe, que experimente, posso muito bem estar errado.
Mas acho muito mais positivo participar no fórum criticando uma ideia, mesmo que seja logo para acabar com ela se acredito não ir se concretizar analisando vários fatores, do que não participar sequer ou dizer "Que boa ideia" só porque sim.
Offline

DavidCosta 
Membro
Mensagens 11 Gostos 8
Troféus totais: 12
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Mobile User Windows User Combination Topic Starter Level 2 Level 1 10 Posts First Post Avatar

Tens ai um exemplo: https://emprego.trovit.pt/emprego-canalizador-em-lisboa,-lisboa @Cadu87

Se ando a "botar a baixo" é porque aparecem vários aqui com ideias que pelo texto deles mostra logo que não possuem o que é preciso para fazer com que resulte ou mesmo que remotamente tenham, provavelmente existem coisas melhores ou outras ideias que lhes irão rentabilizar mais o tempo.

Quer criar uma rede social de venda de cenas e apresenta algo que foi feito com um script pré-feito? Se isso realmente fosse uma boa ideia ou desse algum tipo de resultado sites como o OLX em uma semana já tinham esse modelo.

Este do site de emprego que reúne info de vários lugares.

É boa ideia? Não é má...
Já existem outros sites a fazê-lo, incluindo alguns até bem grandes? Sim...
A frase "Sei que é possível fazê-lo" revela que provavelmente é algo que nem imagina como fazer e/ou o trabalho que dará? Sim...

Entre outras situações...
O que eu digo não é regra para ninguém, se realmente acredita no que faz e no que sabe, que experimente, posso muito bem estar errado.
Mas acho muito mais positivo participar no fórum criticando uma ideia, mesmo que seja logo para acabar com ela se acredito não ir se concretizar analisando vários fatores, do que não participar sequer ou dizer "Que boa ideia" só porque sim.

Eu tenho a ideia do projeto e sei que é possível o site ter a funcionalidade que referi porque já vi outros sites que tinham funcionalidades idênticas. Tenho umas noções básicas do que é preciso, mas para ter opinião de outras pessoas sobre a ideia e também conseguir alguns conselhos vim expor a ideia aqui no +tráfego que é também para isso que um fórum serve porque se já tivesse algo muito consolidado não perdia tempo a vir aqui perguntar o que quer que fosse...
Podem existir outros sites do género mas será que é assim tão difícil fazer-lhes "frente"?
Offline

bayoo 
Membro
Mensagens 408 Gostos 75
Troféus totais: 24
Trófeus: (Ver todos)
Eighth year Anniversary Search Level 5 Seventh year Anniversary Windows User Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3

Tens ai um exemplo: https://emprego.trovit.pt/emprego-canalizador-em-lisboa,-lisboa @Cadu87

Se ando a "botar a baixo" é porque aparecem vários aqui com ideias que pelo texto deles mostra logo que não possuem o que é preciso para fazer com que resulte ou mesmo que remotamente tenham, provavelmente existem coisas melhores ou outras ideias que lhes irão rentabilizar mais o tempo.

Quer criar uma rede social de venda de cenas e apresenta algo que foi feito com um script pré-feito? Se isso realmente fosse uma boa ideia ou desse algum tipo de resultado sites como o OLX em uma semana já tinham esse modelo.

Este do site de emprego que reúne info de vários lugares.

É boa ideia? Não é má...
Já existem outros sites a fazê-lo, incluindo alguns até bem grandes? Sim...
A frase "Sei que é possível fazê-lo" revela que provavelmente é algo que nem imagina como fazer e/ou o trabalho que dará? Sim...

Entre outras situações...
O que eu digo não é regra para ninguém, se realmente acredita no que faz e no que sabe, que experimente, posso muito bem estar errado.
Mas acho muito mais positivo participar no fórum criticando uma ideia, mesmo que seja logo para acabar com ela se acredito não ir se concretizar analisando vários fatores, do que não participar sequer ou dizer "Que boa ideia" só porque sim.

As pessoas que estão a começar precisam de errar para ir aprendendo, eu já errei muitas vezes e com esses erros aprendi. Se não fizerem nada é que não dá certo de certeza.
No caso da rede social se a pessoa se focar num nicho concreto não vai competir com os grandes sites, mas sim focar numa parte desse nicho e tingir um público alvo concreto. Vai dar para crescer muito? Talvez não, mas pode funcionar como qualquer outro site de pequeno/médio porte.
No que respeita a este tópico a questão deve ser também analisada, existem sites como esse que falas e como o jobtide, entre outros mas não estão a embarcar todos os sites de empregos portugueses, nisso pode marcar a diferença e se for bem implementado e amigável ao usuário, interação com redes sociais, app bem conseguida, etc; pode fazer diferença e funcionar sem querer destronar os grandes sites que já existem.
Offline

spykerGM 
Beta tester
Mensagens 621 Gostos 203
Troféus totais: 19
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Mobile User Level 4 Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 3 Level 2 Level 1

Tens é que avaliar os diversos fatores (custo/tempo dispendido) > rentabilidade ?

Dou um exemplo, é preferivel ser dono de um negócio e ganhar 1000€ ou estar empregado e receber esses 1000€? Se o negócio não tem prespetiva de evoluir muito para além disso em termos de lucro, mais vale estar empregado porque esses 1000 estão lá sempre e não tens que te preocupar com todas as vertentes de ter um negócio.

Já vi pessoal a vender sites que foram programados de raiz, rendem talvez uns 300€ mês (lucro). Quanto vai ser o preço deste negócio? Sendo PT, provavelmente uns 4500€ max (e é preciso que alguém te pague esse valor).
Se investiste só em horas a programar equivalentes a 20 000€ de salário pago por alguém, compensou? Não.

Ideias podem ser boas mas o que importa no final é a concretização da mesma.
Essa só não acho que seja boa pelo diverso número de concorrentes a fazê-lo e pelos conhecimentos em termos de programação necessários que já deu para perceber que a pessoa em questão não tem.
Offline

Carlosfcoelho 
Beta tester
Mensagens 413 Gostos 42
Feedback +7

Troféus totais: 24
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

@spykerGM , eu não digo que não tenhas razao, mas uma pessoa tem que tentar argumentar melhor à malta que chega nova, senão vai-se tudo embora.
Efectivamente conseguiste mostrar um site que eu nem sabia que existia, mas que na verdade também é bem foleiro :D
A ideia não parece muito má se o site for agradável.


Offline

spykerGM 
Beta tester
Mensagens 621 Gostos 203
Troféus totais: 19
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Mobile User Level 4 Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 3 Level 2 Level 1

Existem ainda pelo menos mais uns 2 ou 3 fora esse... E depois tem aqueles pequenos que já o fizeram mas nem rankeiam...
Se feita bem, por pessoal que saiba rankear como deve ser, talvez tenha boa pagina de fb ou grupo sobre empregos pt, que saiba programar, etc... Tem possibilidade, e digo possibilidade de ser rentavel porque primeiro tem que "se pagar" todo o trabalho e dinheiro gasto nele.
Offline

DavidCosta 
Membro
Mensagens 11 Gostos 8
Troféus totais: 12
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Mobile User Windows User Combination Topic Starter Level 2 Level 1 10 Posts First Post Avatar

Tens é que avaliar os diversos fatores (custo/tempo dispendido) > rentabilidade ?

Dou um exemplo, é preferivel ser dono de um negócio e ganhar 1000€ ou estar empregado e receber esses 1000€? Se o negócio não tem prespetiva de evoluir muito para além disso em termos de lucro, mais vale estar empregado porque esses 1000 estão lá sempre e não tens que te preocupar com todas as vertentes de ter um negócio.

Já vi pessoal a vender sites que foram programados de raiz, rendem talvez uns 300€ mês (lucro). Quanto vai ser o preço deste negócio? Sendo PT, provavelmente uns 4500€ max (e é preciso que alguém te pague esse valor).
Se investiste só em horas a programar equivalentes a 20 000€ de salário pago por alguém, compensou? Não.

Ideias podem ser boas mas o que importa no final é a concretização da mesma.
Essa só não acho que seja boa pelo diverso número de concorrentes a fazê-lo e pelos conhecimentos em termos de programação necessários que já deu para perceber que a pessoa em questão não tem.

Eu não pretendo viver do site, os rendimentos que este eventualmente teria seriam um "extra" no final do mês.
Offline

spykerGM 
Beta tester
Mensagens 621 Gostos 203
Troféus totais: 19
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Mobile User Level 4 Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 3 Level 2 Level 1

@DavidCosta Queres uma renda extra?
Trabalha mais horas para alguém e tens ai a tua renda, fica o meu conselho.

Boa sorte.
Offline

bayoo 
Membro
Mensagens 408 Gostos 75
Troféus totais: 24
Trófeus: (Ver todos)
Eighth year Anniversary Search Level 5 Seventh year Anniversary Windows User Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3

Existem ainda pelo menos mais uns 2 ou 3 fora esse... E depois tem aqueles pequenos que já o fizeram mas nem rankeiam...
Se feita bem, por pessoal que saiba rankear como deve ser, talvez tenha boa pagina de fb ou grupo sobre empregos pt, que saiba programar, etc... Tem possibilidade, e digo possibilidade de ser rentavel porque primeiro tem que "se pagar" todo o trabalho e dinheiro gasto nele.
E qual é o negócio que não requer investimento de tempo e dinheiro?
Nem falando em negócio, a pessoa pode querer ter um site por hobby, assim como acontece com milhares de pessoas em todo o mundo que tem blogs e não é por lucro, aliás há muitos blogs que nem tem publicidade... é um hobby como outro qualquer.

Se fores ver o registo daqui do +trafego existem alguns sites que à partida poucos acreditavam neles, mas que acabaram por dar bom resultado e ainda estarem online.
Há de tudo para todos os gostos, eu tenho sites em que investi possivelmente um somatório de horas que não ultrapassam 5 dias de trabalho mas que ao longo do tempo já me renderam o equivalente a muitos meses de um salário médio do nosso país.

O facebook começou com alguém que teve a ideia de fazer uma pequena rede social para interligar os estudantes de uma universidade, seria um projeto local, direcionado a uns poucos milhares de usuários e acabou por ser roubada a ideia e o famoso criador fez isso mesmo mas conseguiu evoluir a uma escala astronómica. Quase ninguém acreditava no projeto, mas o que é certo é que com um site bastante simples, hoje é um dos negócios mais rentáveis da internet.

Vamos deixar as pessoas investirem naquilo que acreditam e se funcionar ótimo, se não funcionar parte para outra mas pelo menos tentou.

Quanto ao tópico em si, eu acredito que possa funcionar se abranger todos os sites PT de empregos e que tenha também a vertente internacional para abranger maior mercado. Ter um layout agradável e funcionar de forma automatizada vai acabar por ser um projeto que não acarreta muito trabalho, a não ser na fase de criação do site.
Offline

DavidCosta 
Membro
Mensagens 11 Gostos 8
Troféus totais: 12
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Mobile User Windows User Combination Topic Starter Level 2 Level 1 10 Posts First Post Avatar

@DavidCosta Queres uma renda extra?
Trabalha mais horas para alguém e tens ai a tua renda, fica o meu conselho.

Boa sorte.

Concordo a 100% com o que o bayoo escreveu. Não sei que raio de visão é que tens com a criação de um site, se o site te der poucos rendimentos desde que não estejas a ter prejuízo qual é o problema? Secalhar até te gasta algum tempo mas se o fizeres por gosto, acabas por juntar o útil ao agradável.
Offline

spykerGM 
Beta tester
Mensagens 621 Gostos 203
Troféus totais: 19
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Mobile User Level 4 Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 3 Level 2 Level 1

Se o motivo é teres um hobby, então este topico nem devia ter sido aberto com a premissa de "Criar Site de Emprego - Vale a pena?"

E mesmo depois de eu ter argumentado tudo muito bem, ainda não entendes que trabalhar para alguém mais tempo te vai "valer mais a pena" que gastar tempo = dinheiro nesse hobby, então nem mereces que tenha dado esse conselho.

Boa continuação...