← Hosting

Server Load - Vermelho! Urgente...

Lida 12227 vezes

Offline

frankjonas 
Membro
Mensagens 108 Gostos 0
Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Sim sei fazer o whois ao dominio...  :cool: E estão todos no meu nome.

Em relação ao espaço já me tinha lembrado disso, pois tenho dois sites com cerca de 500 megas, e fazer o backup para o disco, penso que não caberia sequer...

Já agora em termos de perdas de dados e de tempos de offline, o que é normal estar à espera numa situação destas? É que realmente pretendia uma transferência do tipo overnight, com muito pouco downtime!  :-k

Offline

frankjonas 
Membro
Mensagens 108 Gostos 0
Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Em relação aos domínios, depois de teres os dados de autorização, deverás ter atenção se o domínio está desbloqueado ou não, pois poderás ter problemas se não estiver.

O que é um domínio bloqueado? E como é que eu sei de algum dos meus está?
Offline

Lord Paulus Cobris 
Membro
Mensagens 817 Gostos 10
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Em relação aos domínios, depois de teres os dados de autorização, deverás ter atenção se o domínio está desbloqueado ou não, pois poderás ter problemas se não estiver.

O que é um domínio bloqueado? E como é que eu sei de algum dos meus está?

Boas,

Normalmente é uma protecção que impede que o domínio seja transferido sem que seja devidamente validado.
Existe alguns whois que conseguem ver a situação do domínio.

No entanto e caso o contacto administrativo esteja em nome do dono, não será grande problema.

Cumprimentos,

LPC
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

No entanto e depende do painel deles deves conseguir fazer lock ou unlock ao dominio.
Offline

Lord Paulus Cobris 
Membro
Mensagens 817 Gostos 10
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Sim sei fazer o whois ao dominio...  :cool: E estão todos no meu nome.

Em relação ao espaço já me tinha lembrado disso, pois tenho dois sites com cerca de 500 megas, e fazer o backup para o disco, penso que não caberia sequer...

Já agora em termos de perdas de dados e de tempos de offline, o que é normal estar à espera numa situação destas? É que realmente pretendia uma transferência do tipo overnight, com muito pouco downtime!  :-k



Boas,

Em relação á questão do espaço, não te esqueças que o fullbackup comprime os dados num ficheiro gzip(7zip).
Portanto se tiveres ainda algum espaço livre é possível que o consigas gerar no próprio alojamento e depois passar para o teu disco rígido.

em relação á perca de dados, convém que assim que é feito o backup, que o site ou conta de alojamento fique logo suspensa.
Isto porque depois com a propagação, não corres o risco de duplicação ou perca de dados.
A propagação depende sempre do isp que os clientes estão a usar... pode demorar desde 30 minutos a 72horas no pior dos casos.

Normalmente quanto mais cedo os dns forem alterados melhor.

Por fim, também concordo. A transferência á noite é sempre melhor, pois deixas algumas horas em propagação no período menos movimentado do dia (cá em PT claro).

Com os meus melhores cumprimentos,

LPC
Offline

Santo 
Membro
Mensagens 1657 Gostos 4
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Existe forma da propagação ser instantanea, ainda mais quando tem acesso ao whm.

O que convém descobrir é uma altura em que o servidor tenha menos load. Fazer um full backup só por si já vai causar load q.b. por isso nada como faze-lo quando a "máquina estiver mais calma".

Saudações
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Existe forma da propagação ser instantanea, ainda mais quando tem acesso ao whm.

O que convém descobrir é uma altura em que o servidor tenha menos load. Fazer um full backup só por si já vai causar load q.b. por isso nada como faze-lo quando a "máquina estiver mais calma".

Saudações
Nas zonas dns mudando o ip da maquina para o do novo servidor ajuda e muito a propagar.
Offline

marsupillami 
Equipa
Mensagens 850 Gostos 4
Feedback +1

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts

Ajuda também reduzir com alguma antecedência o TTL para valores muito baixos, tipo 5 minutos (600).

Propagação instânea foi algo de que já me falaram, por acaso, se não estou em erro até foi o asturmas, mas nunca explicaram como o conseguir. Continuo sem compreender, com base na tecnologia e no funcionamento de DNS actual, como é que tal seria sequer possível. Esse conceito, a existir, tornaria o conceito de propagação em mito e resolveria um dos problemas mais inoportunos desta àrea. Não consigo descartar a ideia de desorganização da rede mundial, capacidade de processamento necessária para que uma alteração em qualquer uma das milhoes de zonas propagasse em todas as máquinas à velocidade da circulação da informação, etc... Não estaremos a confudir com formas de redireccionar o tráfego?
Offline

anjo2 
Membro
Mensagens 3020 Gostos 0
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Se utilizar o servidor de alojamento como servidor de dns, e redireccionar os dns para o novo servidor, a propagação não é directa para o novo servidor, mas acaba por ser idêntico à propagação imeditada, pois apesar de passar pelo servidor antigo, vai depois para o novo.
Existe aí um problema, se o servidor antigo estiver em baixo, a página não vai aparecer se o domínio não tiver propagado, e se estiver lenta, vai influenciar em muito o redireccionamento, de qualquer forma é uma maneira de as pessoas não andarem a colocar conteúdos em 2 lados, nem verem as páginas suspensas.
Offline

marsupillami 
Equipa
Mensagens 850 Gostos 4
Feedback +1

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts

Se utilizar o servidor de alojamento como servidor de dns, e redireccionar os dns para o novo servidor, a propagação não é directa para o novo servidor, mas acaba por ser idêntico à propagação imeditada, pois apesar de passar pelo servidor antigo, vai depois para o novo.
Existe aí um problema, se o servidor antigo estiver em baixo, a página não vai aparecer se o domínio não tiver propagado, e se estiver lenta, vai influenciar em muito o redireccionamento, de qualquer forma é uma maneira de as pessoas não andarem a colocar conteúdos em 2 lados, nem verem as páginas suspensas.

Isso é que era bom... mas não é bem assim :P Quando fazes um request a partir, por exemplo, do Sapo ADSL que tens em casa, o servidor de DNS da Telepac é que tem lá uma resposta em cache, que diz que o A record de www.site.com está no IP 123.123.123.123. Não vai, de todas as vezes, verificar a zona que esta no servidor para onde os registos NS, no servidor antigo, apontam. Se experimentares fazer um dig ou nslookup a determinado dominio, sem especificares a que servidor queres perguntar, vês que te responde o servidor do ISP... no fundo, o mesmo que acontece quando utilizas qualquer serviço de layer superior que recorre a esse lookup.

Alterar o TTL como indiquei faz com que o servidor de DNS da Telepac por exemplo, vá verificar com maior regularidade ao servidor antigo quais os novos registos, e, se diferirem, actualizar. Se o TTL for inferior, mais vezes o servidor da Telepac fará a verificação. Têm de ser feito com alguma antecipação exactamente porque, da ultima vez que actualizou a zona lhe indicou que apenas deveria voltar X segundos depois (14400 por exemplo).
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Se utilizar o servidor de alojamento como servidor de dns, e redireccionar os dns para o novo servidor, a propagação não é directa para o novo servidor, mas acaba por ser idêntico à propagação imeditada, pois apesar de passar pelo servidor antigo, vai depois para o novo.
Existe aí um problema, se o servidor antigo estiver em baixo, a página não vai aparecer se o domínio não tiver propagado, e se estiver lenta, vai influenciar em muito o redireccionamento, de qualquer forma é uma maneira de as pessoas não andarem a colocar conteúdos em 2 lados, nem verem as páginas suspensas.

Isso é que era bom... mas não é bem assim :P Quando fazes um request a partir, por exemplo, do Sapo ADSL que tens em casa, o servidor de DNS da Telepac é que tem lá uma resposta em cache, que diz que o A record de www.site.com está no IP 123.123.123.123. Não vai, de todas as vezes, verificar a zona que esta no servidor para onde os registos NS, no servidor antigo, apontam. Se experimentares fazer um dig ou nslookup a determinado dominio, sem especificares a que servidor queres perguntar, vês que te responde o servidor do ISP... no fundo, o mesmo que acontece quando utilizas qualquer serviço de layer superior que recorre a esse lookup.

Alterar o TTL como indiquei faz com que o servidor de DNS da Telepac por exemplo, vá verificar com maior regularidade ao servidor antigo quais os novos registos, e, se diferirem, actualizar. Se o TTL for inferior, mais vezes o servidor da Telepac fará a verificação. Têm de ser feito com alguma antecipação exactamente porque, da ultima vez que actualizou a zona lhe indicou que apenas deveria voltar X segundos depois (14400 por exemplo).
Por acaso foi o Santo que disse isso como até já tínhamos falado a uns tempo.
O que noto é que desde que comecei a usar os dns da opends as propagações são muito mais rapidas mas mesmo assim há clientes que demoram as vezes quase as 72Horas para ficarem a "ver" o novo servidor.
Offline

Santo 
Membro
Mensagens 1657 Gostos 4
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Se leres o que escrevi eu não disse nada disso...

Apenas citei que existem formas de fazer com que a transferencia seja quase instantanea, e nas ultimas aquisições que fizemos as migrações foram feitas dessa forma. Os clientes poucos minutos depois da transferencia já estavam a aceder ao seu site no novo servidor.

Se reparares não entrei em detalhes, apenas disse que é possivel.

Saudações
Offline

Lord Paulus Cobris 
Membro
Mensagens 817 Gostos 10
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Se leres o que escrevi eu não disse nada disso...

Apenas citei que existem formas de fazer com que a transferencia seja quase instantanea, e nas ultimas aquisições que fizemos as migrações foram feitas dessa forma. Os clientes poucos minutos depois da transferencia já estavam a aceder ao seu site no novo servidor.

Se reparares não entrei em detalhes, apenas disse que é possivel.

Saudações

Looool....

Ok... ficamos pelo possível então...

Para quem quiser saber mais sobre dns...

- http://en.wikipedia.org/wiki/Domain_name_system

Cumprimentos,

LPC
Offline

anjo2 
Membro
Mensagens 3020 Gostos 0
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Acho que ele quer é passar a ter um bom serviço e que não haja percalços na transferência de tudo e não propriamente se tem de ser uma transferência momentânea...
Offline

frankjonas 
Membro
Mensagens 108 Gostos 0
Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Obrigado a todos pelas ajudas!

Escolhi a www.visual-fusion.com. Estamos a fazer uma transferência faseada, até agora não tive qualquer problema, e devo dizer que estou super satisfeito com o serviço!!  :grin:

Um agradecimento especial ao Santo da PTWS que também foi uma grande ajuda, e foi uma das finalistas na minha escolha!  :obrigado: