← Negócios Online

Tenho IDEIA inovadora para sites de classificados tipo: OLX, CUSTOJUSTO, EBAY..

Lida 10359 vezes

Offline

pajoar 
Membro
Mensagens 22 Gostos 0
Troféus totais: 17
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Signature Karma

Olá pessoal,
sou utilizador do olx e custojusto desde os seus primórdios, compro online há muitos anos e ao logo do tempo descobri que realmente as nossas compras nunca são 100% fiáveis.

Eu tenho a solução para isso garanto! A ideia é fantástica, debatia com um ex professor doutor de Marketing, com um professor de Publicidade da faculdade e com um amigo que trabalha na criticalsoftware cá em Coimbra.

Todos me apoiaram e disseram para tentar registar a ideia, o problema é que não sei como arrancar com a mesma, um dos 3 disse que a melhor solução seria vender a um dos sites e ganhar $ mas o intuito era criar um "site tipo" e meter a ideia em marcha.

A falta de dinheiro para arrancar o projecto dita que o mais certo é tentar vender a ideia, mas como posso vender a ideia sem a registar primeiro? Como a posso registar a nível nacional e internacional?
O que certamente irá acontecer é ser roubado numa qualquer reunião...

Precisava de um bom investidor...

O que sugerem que faça?

A ideia é "impressionantemente" simples e 100% fiável, logo dará muito retorno.

O que acontecerá com esta ideia?
R: O comprador terá 100% de confiança e certeza de que nunca será enganado no negócio e acontecerá o mesmo com o vendedor.

Se um destes tubarões tivesse este sistema estaria a lucrar muito mais, porque as pessoas acreditariam "na veracidade" de cada negócio.

Desculpem mas não posso escrever mais sobre a ideia, mas gostava que me dessem a vossa opinião sobre ou como é que devo fazer...

A minha opinião: isto daria para colocar em qualquer site de classificados e sem grandes alterações, o serviço seria pago pelo comprador e vendedor como extra por exemplo, mas penso que um site de raiz renderia ainda muito mais e surgiria no mercado "muito bem falado", pois alteraria a meu ver a forma de negociar online em todo o mundo.
Offline

empresa87 
Membro
Mensagens 803 Gostos 30
Feedback +7

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary Linux User Mobile User Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter Level 4

Não estou muito por dentro do registo da ideias/preços, mas se é assim tão boa, a melhor maneira seria preceder com o registo da mesma. Casa contrario, quer seja um patrocinador ou comprador, estás sempre sujeito a ficar sem ela no momento em que explicas o funcionamento. 
Offline

pajoar 
Membro
Mensagens 22 Gostos 0
Troféus totais: 17
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Signature Karma

Pois a intenção é registar antes disso mesmo...  :-k
Offline

Project 
Membro
Mensagens 1471 Gostos 17
Feedback +22

Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Apple User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Não se registam ideias. Aproveito para perguntar, tem a ver com algo fisico ou somente virtual?
Offline

empresa87 
Membro
Mensagens 803 Gostos 30
Feedback +7

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary Linux User Mobile User Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter Level 4

Pelo que entendi ele tem  um conceito para transacções ( vendedor/comprar) online novo, isso não pode ser registado?
 
Offline

cjseven 
Administrador
Mensagens 1809 Gostos 26
Feedback +3

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

<velhdosmarretas>
A ideia é fantástica mas o ex professor doutor de Marketing, o professor de Publicidade da faculdade e o teu amigo que trabalha na criticalsoftware não se lançaram como teus parceiros?
</velhodosmarretas>

As ideias valem zero até serem implementadas. A minha sugestão é que esqueças a "ideia" de vender a ideia porque, a não ser que seja mesmo "do outro mundo", ninguém a vai comprar

No seguimento da sugestão anterior tenho outra: Tenta vender-te com a ideia. Apresenta-te às empresas que te referiste e abre um pouco o véu sobre a mesma - que no fundo combate uma grande "pain" do setor que são as fraudes < penso eu que se trate disto.

Uma ideia e o idiota que a teve valem mais juntos do que a ideia ou o idiota sozinhos. :)
Offline

pajoar 
Membro
Mensagens 22 Gostos 0
Troféus totais: 17
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Signature Karma

Sim é um conceito, não é algo físico.

Quanto à ideia de me vender com a ideia isso está pensado, até porque nestas áreas tem que ser assim mesmo  :)

Estou à espera de resposta porque penso que ao ser uma técnica de venda poderia dar para registar.

Tenho esquecido um pouco este assunto porque ando entretido de volta dos meus pequenos negócios online, mas sei que mais tarde ou mais cedo surgirá um idiota com a mesma, daí a que esteja agora disposto a avançar...

Será que os tubarões dos sites de classificados portugueses andam pelo mais tráfego?
Offline

RedHat 
Membro
Mensagens 82 Gostos 0
Feedback -1

Troféus totais: 19
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts First Post

Julgo que as ideias não possam ser registadas/patenteadas a menos que seja possível demonstrar que já estão em prática.
Toma por exemplo o caso Facebook/Google+. O facebook mete um mecanismo novo, o google+ imita (e vice versa). Se não tiver uma parte fisica (e for apenas virtual) vai ser muito difícil protegeres o teu mecanismo/ideia para que não seja copiado pelos tubarões.


 :offtopic:
Quanto à protecção em compras online, o escrow já cá anda à muito tempo, e infelizmente poucos o utilizam mesmo que isso garanta a segurança de compras online (o OLX ou o CustoJusto podiam integra-lo facilmente, obrigando compradores e vendedores a recorrer ao serviço).
Não sei a tua ideia, pode nem ter nada a ver com o conceito de empresa 3rd-party que protege a ligação Buyer-Seller, e que neste caso (escrow) retem o dinheiro para garantir segurança ao comprador e ao vendedor.
Offline

JosePires 
Membro
Mensagens 211 Gostos 0
Feedback +2

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2

Boas

Podes registar o tua ideia/projeto, como propriedade intelectual ou tecnológica em forma de patente. Terás que arranjar um bom advogado de patentes para redigir a "descrição" da tua ideia.
Vais gastar muito cash, porque a proteção nacional, não te protege na Europa nem internacionalmente.

O valor real da tua ideia só saberás quando o puseres em prática.

Cumpts
José Pires
Offline

RedHat 
Membro
Mensagens 82 Gostos 0
Feedback -1

Troféus totais: 19
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts First Post

pelo que tive a ler, tens mesmo de meter a tua ideia em prática.
tecnicamente, não se pode patentear uma ideia. o que se pode fazer é patentear o processo necessário para essa ideia funcionar. com uma pesquisa rápida no google sobre pessoas que quiseram patentear ideias de negocios dá para perceber a complicação que vais passar, e muitos recomendam a utilizar Copyright/Trademarks em vez de patentear mesmo.

Boa sorte!
Offline

TEkN0 
Membro
Mensagens 83 Gostos 0
Troféus totais: 17
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts First Post Karma

Se tens a ideia, que é o principal, reúne o resto e força nisso!

Cumps.
Offline

Project 
Membro
Mensagens 1471 Gostos 17
Feedback +22

Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Apple User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Depende muito da ideia mas digo-te já que pelo que me parece que queres registar, não me parece ser registável. Lê melhor sobre patentes e modelos de utilidade.
Offline

Nuno77 
Membro
Mensagens 210 Gostos 3
Feedback +4

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Apple User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3

As boas ideias são para colocar em práctica.

Não sei qual é a ideia em si, mas existem já muitas formas de credibilização de vendedores, seja através de ratings como no ebay, ou com recurso a outros métodos. A inclusão de uma fotografia do vendedor e morada também podem dar credibilidade, mas quem é que quer expor esse tipo de informação?

Por exemplo os sites de encontros utilizam a confirmação de identidade, através de bilhete de identidade e webcam para confirmar utilizadores.

No mercado dos domínios utiliza-se o Escrow. O que torna o processo de compra e venda bastante moroso.

Na minha opinião, a introdução de anúncios com recurso a estes meios de identificação (por ex: Cartão de cidadão) reduzirá o número de anunciantes, pois nem toda a gente está disposta a ceder os seus dados pessoais para colocar um anúncio. Mas posso estar enganado.

Como é que sabes que essa ideia é original? Ninguém utiliza este método?

Offline

pajoar 
Membro
Mensagens 22 Gostos 0
Troféus totais: 17
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Signature Karma

Resposta da: 
MARQUESMARCAS, LDA.,
Patents & Trademark Agents

"Caro Paulo Alves,

Recebemos e agradecemos o seu e-mail.

Em resposta vimos informar que a ideia apresentada poderá ser objeto de
registo como processo de Patente de Invenção.

Para o efeito a referida ideia terá de ser devidamente explicitada numa:

- Descrição pormenorizada do funcionamento do invento.
- Reivindicações.
- Resumo.
- Epigrafe.

Para sua orientação remetemos um exemplar de um Pedido de Patente já
apresentado.

Para a epigrafe talvez seja  aconselhável chamar-lhe " SISTEMA DE ....".

O registo de uma patente pode ser 1º apresentado em Portugal e depois este
pode ser objeto de registo Internacional.

Estamos ao dispor para todos os esclarecimentos adicionais que pretendam.

Cumprimentos."

Vou avançar com isto...

Quanto ao último comentário, nada tem a ver com certificados de identidade, pode ser dois grupos de anónimos a comprar/vender.

Vou tentar resolver isto primeiro do registo e depois avançar para contactos com OLX, Ebay e por aí a fora.

Obrigado a todos antes de mais e um GRANDE ABRAÇO aqui do centro do país!  :+trafego:
Offline

cjseven 
Administrador
Mensagens 1809 Gostos 26
Feedback +3

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

Porreiro.

"vê-se" que estás confiante. É isso! Boa sorte!