As boas ideias são para colocar em práctica.
Não sei qual é a ideia em si, mas existem já muitas formas de credibilização de vendedores, seja através de ratings como no ebay, ou com recurso a outros métodos. A inclusão de uma fotografia do vendedor e morada também podem dar credibilidade, mas quem é que quer expor esse tipo de informação?
Por exemplo os sites de encontros utilizam a confirmação de identidade, através de bilhete de identidade e webcam para confirmar utilizadores.
No mercado dos domínios utiliza-se o Escrow. O que torna o processo de compra e venda bastante moroso.
Na minha opinião, a introdução de anúncios com recurso a estes meios de identificação (por ex: Cartão de cidadão) reduzirá o número de anunciantes, pois nem toda a gente está disposta a ceder os seus dados pessoais para colocar um anúncio. Mas posso estar enganado.
Como é que sabes que essa ideia é original? Ninguém utiliza este método?
Exacto. Faltou-te só acrescentar um método:
http://mashable.com/2012/11/26/facebook-is-like-a-credit-card/