←  E-commerce

Como vender legalmente produtos que faço?

Lida 21245 vezes

Offline

Mariazinha 
Membro
Mensagens 0 Gostos 0
Troféus totais: 2
Trófeus: (Ver todos)
Level 1 One year Anniversary

Boa noite

Agradeço a quem me poder ajudar nas seguintes questões:
Gostaria de vender legalmente as peças artesanais que já faço e que vendo em consignação em lojas. Acontece que, muitas das lojas pretendem, e bem, que tudo seja feito de forma legal, mas não me sabem esclarecer sobre os passos a dar. A venda do artesanato, pouco dinheiro dá, mas é uma forma de poder continuar a fazer o que gosto.
Sou trabalhadora por conta de outrem, e como tal desconto mensalmente para a segurança social.

Apresentado o meu caso agradecia ajuda para resolver esta questão. Quero mesmo continuar a fazer e vender artesanato, não quero ter prejuízos mas se vier algum lucro melhor :-)
Terei que me coletar? De abrir uma empresa?!!! Terei encargos fixos mensais? E para colocar os produtos à consignação nas lojas de artesanato? Isso é legal? Quem passa a fatura?

Bem vejo que é muita questão para tão pouco lucro mas o dinheiro também não é tudo :-)

Obrigada desde já,
Maria

Offline

swing 
Membro
Mensagens 3126 Gostos 41
Feedback +13

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Level 6 Linux User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5

Se conseguir vendas com os produtos à consignação é mais descanso, pois a loja passa factura aos clientes e você consegue aumentar o nº de clientes.
Depois tem de passar uma factura ás lojas a quem vendeu, as lojas compram a preço de revenda e vendem mais caro aos clientes.
Tudo depende de valores de vendas, mas se trabalha por conta de outrem, tem apenas de abrir actividade e passar as facturas de venda ás lojas.
Se passar os 10 mil eur anuais terá de cobrar iva, quando faz a venda.
Offline

Mariazinha 
Membro
Mensagens 0 Gostos 0
Troféus totais: 2
Trófeus: (Ver todos)
Level 1 One year Anniversary

Obrigada pela dica.
Não faço 10000 euros por ano nem pouco mais ou menos! :-) É mesmo um hoby que quero manter. Só não quero ter custos.
Acho que vou mesmo passar pelas finanças! Depois penso em abrir uma loja on-line e fazer vendas pela net. .
Nada de chatices, nem de pagamento por conta nem de contribuições para a segurança social, que já pago mensalmente.Certo? E ... é só lucro :-)
Abraço,
Maria
Offline

swing 
Membro
Mensagens 3126 Gostos 41
Feedback +13

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Level 6 Linux User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5

Não tem de pagar seg. social, terá depois de passar as facturas das vendas e fazer irs categoria B e pagar os impostos da actividade.
Se a revenda for apenas a uma loja e puder estar uns meses sem receber, poderá optar por um acto isolado, mas ai tem de cobrar iva e depois tem 1 mês para o entregar nas finanças. Se movimenta pouco, de certo não influencia no irs e não pagará nada.
Offline

kurtmix 
Membro
Mensagens 1895 Gostos 605
Feedback +4

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary Search Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter

Chamo a atenção para o facto de artesanato não ser um produto vulgar. Existem excessões para artesanato que não se aplica a outras atividades devendo pedir informação nas finanças e em alguma associação de artesãos local.
Offline

picket 
Membro
Mensagens 6 Gostos 2
Troféus totais: 11
Trófeus: (Ver todos)
Level 3 Topic Starter Avatar Fourth year Anniversary Level 2 Third year Anniversary Windows User Level 1 First Post Second year Anniversary

Boa tarde,

Caso tenha um emprego por conta de outrem, à partida pode dar inicio de actividade na AT e arranjar um programa de facturação desses gratuitos.

À partida é isenta de IVA até 10000€/ano de rendimento da actividade secundária.

Tem de ver é se há algum enquadramento legal a nível de licenciamento da produção. (por exemplo os sabonetes artesanais têm de ter licença do infarmed...) Por norma quando é "artesanal", o licenciamento é facilitado pelo município.
Offline

Ptox81 
Membro
Mensagens 3 Gostos 0
Troféus totais: 2
Trófeus: (Ver todos)
Level 1 First Post

Bom dia, eu atualmente estou desempregada e para além do gosto de fazer ponto cruz é também para tentar ganhar algum para pagar as minhas despesas. No meu caso, para além de me inscrever como trabalhadora independente em termos de segurança social como faço? Não é um rendimento fixo, embora eu gostasse que fosse, e possivelmente vou ter períodos de nao vender nada.
Obrigada desde já agradeco por toda a vossa ajuda