← Monetização

Lições aprendidas como "sponsor"

Lida 11460 vezes

Offline

apaulo 
Membro
Mensagens 345 Gostos 2
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Venho aqui partilhar convosco a minha experiencia como sponsor (anunciante e “dono” de um programa de afiliados) para que possam ver da perspectiva do sponsor a problemática da publicidade em sites.

Vejo aqui muitos webmasters a anunciar como argumento principal de venda o número de visitas e de pageviews.

Mas peço-vos que tomem atenção que esses dados, por si só, pouco ou nada significa:

- visitas e visitantes não são a mesma coisa: visitas são número de idas ao site, visitantes são o número de pessoas que visitam o site;
- é importante saber o número de visitantes repetidos e o número de novos visitantes e a evolução destes mesmos ao longo do tempo: se os visitantes forem essencialmente repetidos, quer dizer que o site estagnou em termos de audiência

Para o sponsor isto é importante porque:

- para o sponsor é mais importante o número de visitantes que o número de visitas, pois um visitante pode fazer 1, 10, 100 ou mesmo 1000 visitas… mas só clica 1 ou 2 vezes num mesmo banner… e provavelmente só compra 1 vez;

- o número de visitantes novos é conta verdadeiramente para a exposição do anúncio… visitantes repetidos não é exposição nova ao anúncio.

A falha em perceber estes pontos, é que levou muitos dos meus afiliados a queixarem-se que de repente deixaram de ver as suas comissões subirem… se os visitantes aos seus blogs e sites são essencialmente os mesmos, não há clientes “novos” a quem “vender”.

Como “Sponsor” também fico decepcionado em ver afiliados que nos primeiros dias trazem bastante tráfego para o meu site, mas aos fim de uns dias o tráfego pára. Posso-vos dizer que a grande maioria dos meus afiliados venderam (alguns deles, bem) nos primeiros 10 a 15 dias… e depois “puff”, parou!!!
Porquê? Porque têm muitas visitas e, em alguns casos, muitos visitantes… mas como são maioritariamente os mesmos, não vão clicar 2ª ou 3ª vez num banner que já tinham clicado antes.

Isto também justifica porque peço a quem vem aqui anunciar publicidade para vender, que me autorize a ver as suas estatísticas ao vivo e a cores” no Google Analytics… para que possa ver todas as variáveis relevantes e não apenas as poucas (pouquíssimas) e irrelevantes por si só que me apresentam.

Pagar apenas 5,00 EUR por mês (como já tenho visto anunciado) em determinados sites ou blogs, pode parecer pouco… mas se me trouxer apenas 2 ou 3 visitantes válidos (ou mesmo nenhum!) é demasiado caro!

Espero que isto ajude a compreender um pouco porque alguns sites e blogs, mesmo com publicidade quase dada, não conseguem vendê-la. Também espero ajudar a compreender porque esses mesmos sites não conseguem fazer dinheiro com programas de afiliados.
Offline

raugusto 
Elite
Mensagens 3145 Gostos 33
Feedback +13

Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Gostei de ler o teu post. Eu nunca tive o papel de "sponsor" como tu, mas já fui anunciante muitas vezes. Também vendo pub nos meus sites e sei quantas visitas mando e a quanto vendo essa publicidade. E também comparo muitas vezes com pub paga a 10 e a 5€ que não justifica o preço que se paga.

Há muitas coisas a influenciar isso, nomeadamente o tipo de visitantes do site, e o local onde é colocado o banner.

Offline

epsy 
Membro
Mensagens 553 Gostos 1
Feedback +1

Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Search Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Muito bom post. Esta questão da qualidade e tipo de tráfego é muito importante.
Offline

joanapearl 
Membro
Mensagens 69 Gostos 0
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts

Bom post.

Há muito que acho que deviam mudar esta questão da venda de publicidade em blogs.
Andamos a pagar "às escuras" em regra sem garantia de clicks e visitas aos nossos sites.

Porque não adoptar outro sistema?

JP
Offline

lossehelin 
Membro
Mensagens 125 Gostos 0
Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

compreendo o que dizes apaulo.
Por exemplo no meu forum tenho um percentagem de 89,81% novas visitas, no entanto a taxa de rejeicao e alta, mas a mim nao me preocupa porque apesar do trafego que recebo e trafego que converte relativamente bem e que clica nos anuncios.
Offline

espaconline 
Elite
Mensagens 1066 Gostos 10
Feedback +10

Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Boas,

O que dizes tem lógica, mas quando isso acontece também tens que ir à luta, isto é, passando a um exemplo prático:

Tenho um site que quando coloco banners novos de uma determinada campanha gera logo novas leads nos primeiros dias, depois vai diminuindo até surgirem novos banners e promoções.

Ou seja, se as "vendas" estão a baixar, experimentar lançar novos banners.