← Desenvolvimento

Problemas wordpress - webtuga (consumo anormal de recursos) ajuda.

Lida 2888 vezes

Offline

dardevelin 
Membro
Mensagens 249 Gostos 0
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

Boas, já algum tempo que não tenho passado por aqui.
Tenho aqui uma situação pouco usual. Recebi recentemente um email
da webtuga a dizer que tem havido um consumo anormal de recursos. No entanto
há aqui uma serie de situações curiosas e que levantam-me algumas duvidas

O site consiste numa instalação wordpress, que tem sido sempre actualizada.
Poucos plugins estão a ser utilizados e teem sido os mesmos a já pelo menos um ano
(claro sempre actualizados).
A publicação de artigos foi reduzida nos ultimos meses.
O spam tem sido relativamente o mesmo assim como o numero de visitas.
O email tem tido uso regular e não houve aumento.

Resta me a pergunta que outros factores para alem das atualizações do wordpress podem
causar este aumento se o 'core' do funcionamento mantem-se relativamente o mesmo.

Grato pela atenção, e obrigado desde já.

PS: o meu plano de alojamento é bastante elevado em relação aos minimos propostos
ate em outras ofertas webtuga.

O plano é basicamente o cloudsoft em termos de caracteristicas,
apenas não é o mesmo porque não houve necessidade de mudar
do antigo que beneficiava de uma promoção [sobre o preço antigo] 
(re-currente) existente na altura.

https://www.webtuga.pt/alojamento-web/linux
Offline

Diogo Pinto 
Administrador
Mensagens 4400 Gostos 371
Feedback +4

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Search Level 6 Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Olá dardevelin,

Conheço a Webtuga e já lá tive alojamento. A minha ideia do gestor da empresa (o cenourinha) é que é uma pessoa extremamente correta e com capacidades sólidos na área. Não me parece, de todo, que ele fosse utilizar o argumento de "utilizar muitos recursos" para migrar para outro serviço para a empresa ficar a ganhar.

O que eu acho é que pode haver algum problema no wordpress e acho que em conjunto com a webtuga poderás resolver. Por exemplo: problemas com timthumb, plugin wordpress a exigir demasiados recursos, picos de tráfego em instalações sem cache, um template mal optimizado, uma costum page com código "não optimizado".

Não sei, as possibilidades são tantas. Mas acho que o melhor é falares com a empresa. :)

Abraço,
Diogo
Offline

cenourinha 
Elite
Mensagens 4094 Gostos 21
Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Apple User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4

Boa noite,

Se possível indique-me o site/conta de alojamento por mensagem privada ou submeta-nos um ticket de suporte para que possa analisar e fornecer mais feedback para o ajudar na análise desta situação.

As notificações em questão são uma funcionalidade recente, tendo sido feita a implementação de um sistema para notificar os clientes de forma automática quando é detectado algum consumo anormal de recursos (CPU, Memória, Nº de Processos, etc). No entanto, uma vez que esta implementação é recente, a situação registada poderá não ser uma novidade para o seu site, pelo que será aconselhável uma análise mais detalhada.

Tratando-se de uma plataforma WordPress, o mais provável é o site estar a receber um ataque brute-force, tal como registamos no nosso blog:
http://blog.webtuga.pt/ataque-brute-force-login-a-sites-com-plataforma-wordpress/

Poderão no entanto existir outras situações, nomeadamente algum plugin que esteja a registar algum erro ou mesmo o theme que esteja a provocar algum loop.

O WordPress tem uma particularidade interessante que é o facto de ter o modo debug desactivado por defeito, que por um lado é positivo visto que as visitas do site não obtêm informações relevantes através dos erros registados, mas por outro poderá levar o gestor do site a acreditar que está tudo a funcionar correctamente, quando realmente existem erros que podem afectar o performance e funcionamento interno do site.

Outra situação que poderá levar a receber este alerta, poderá ser um pico de visitas que tenha levado à exaustão dos recursos alocados ao site. Neste caso aconselhamos também a activação do serviço CloudFlare disponível gratuitamente para activação através do cPanel.

Conforme indicado, os alertas são automáticos e portanto poderão ser despoletados por situações isoladas como picos de visitas ou algum procedimento que consuma mais recursos. O objectivo da implementação destas notificações é alertar os clientes para que estes possam analisar a situação e intervir se necessário.

Com os melhores cumprimentos,
Teotónio Ricardo
Offline

dardevelin 
Membro
Mensagens 249 Gostos 0
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

@Diogo
Talvez tenha havido aqui algum mal entendido. Não quis por em questão a qualidade do serviço webtuga, mas apenas contextualizar o leitor fornecendo informações sobre o serviço de alojamento, site e plano de usabilidade, pois assim poderia ser mais facil identificar que outros pontos para que me pudessem ajudar.

@Cenourinha
Eu já enviei um ticket, apenas escrevi aqui na tentativa de obter mais olhos a analisar o problema,
uma vez que é uma situação um tanto nova para mim assim como não vejo nenhum ponto critico
de momento.
Offline

Webmetria 
Membro
Mensagens 3 Gostos 0
Troféus totais: 9
Trófeus: (Ver todos)
Combination Topic Starter Level 2 Level 1 First Post Fourth year Anniversary Third year Anniversary Second year Anniversary One year Anniversary

Para minha infelicidade desde que mudei para o serviço cloud da webtuga esta coisa tem sido um autêntico pesadelo. Implemento medidas, os gráficos de consumo de recursos voltam ao normal, pago uma campanha de publicidade para a loja online e... voilá! Toca a falhar :)

 Estou na fase de pagar 15€ + IVA mas como tirei férias esta semana vou passá-las a ler tutoriais :)

Não deitando a baixo a webtuga, que também não prima pela excelência de outros tempos, há que dizer que nunca tal me aconteceu em duas diferentes empresas de hosting onde tenho instalações wordpress semelhantes.

E terminar com a estupidez que é o wordpress ter funções como o heartbeat ou pluggins de cache que só agravam o problema.

Descobrindo como resolver o problema definitivamente venho cá dizer qualquer coisa!