← Conversa Geral

Portugal em crise

Lida 14672 vezes

Offline

spec 
Elite
Mensagens 989 Gostos 1
Feedback +2

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Sócrates demorou a abrir os olhos para os subcidiodependentes, já está entranhado na nossa cultura, mais vale ganhar 450€ e ficar em casa sem fazer nada e ter tudo de graça do que ganhar 500€ ou 600€ e pagar transporte para o trabalho, impostos, saúde e afins...

Em Portugal é assim premeia-se o absentismo e a falta de ambição...



Em Portugal quem tem cérebro e quer desenvolver-se é OBRIGADO e sair do país, não há dinheiro para centros de investigação, não há financiamento para estudos, não há bolsas decentes... está entranhado na sociedade uma cultura de facilitismo onde já se entra em faculdade publicas com apenas o 9º ano, hoje em dia o importante é ter diplomas mesmo estando a formar ignorante e inúteis.

Quem trata assim a educação não pode ser inteligente...



Quanto à crise, só há 3 empresas no mundo a lançar estatísticas e dados económicos para o crédito internacional, são as 3 americanas e há obviamente interesse em descredibilizar o EURO e toda a Europa, se a moeda europeia desce o dólar americano sobe... estas empresas que tentam a todo o custo atrelar a Grécia a Portugal, Espanha e Irlanda são as mesma empresas que no ano passado deram nota máxima à gestão de bancos como a Lehman Brothers (completamente falido).

Isto não economia é guerrilha politica...
Offline

Gonçalo Martins 
Membro
Mensagens 229 Gostos 0
Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Citar
Quanto à crise, só há 3 empresas no mundo a lançar estatísticas e dados económicos para o crédito internacional, são as 3 americanas e há obviamente interesse em descredibilizar o EURO e toda a Europa, se a moeda europeia desce o dólar americano sobe... estas empresas que tentam a todo o custo atrelar a Grécia a Portugal, Espanha e Irlanda são as mesma empresas que no ano passado deram nota máxima à gestão de bancos como a Lehman Brothers (completamente falido).

Não é por ai. Caso contrario o governo dos USA não tinha o dolar sub-valorizado face ao euro. Ou seja fazendo as devidas conversões de dólares para euros 1€ têm mais poder de compra nos US que na europa para exactamente os mesmos produtos. O mesmo se verifica com a china que têm a moeda muito abaixo do potencial. Isto para que? Aumentar o fluxo de exportações.

1€ = 1.xx$ não é denotador de tudo. Algumas moedas estão sub ou sobre-valorizadas face a outras. O dolar poderia muito bem estar sobre valorizado face ao euro e com esta taxa de conversão compravas menos nos USA que na Europa.

Não é assim tão linear, como dizes....

Leitura adicional:
http://ricardoleal.wikispaces.com/file/view/MBA+Paridades+Cambiais+-+Reduzida.pdf/31056447/MBA+Paridades+Cambiais+-+Reduzida.pdf
Offline

sergiodlopes 
Membro
Mensagens 57 Gostos 0
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts

Sócrates demorou a abrir os olhos para os subcidiodependentes, já está entranhado na nossa cultura, mais vale ganhar 450€ e ficar em casa sem fazer nada e ter tudo de graça do que ganhar 500€ ou 600€ e pagar transporte para o trabalho, impostos, saúde e afins...


Sim, é um problema cultural, mas então não culpes Sócrates, ele ao contrário dos outros foi dos primeiros a cortar e a valorizar a meritocracia na função publica (Avaliação dos profs, etc). Lembra-te também, que quem manda é o Povo, e se na comunicação social começa com criticas sobre a pobreza, falta de ajudas do Estado aos pobres do país, etc... o Governo é arrumado. A comunicação social gosta muito de comparações com o passado nos seus diagramas, daí ser MUITO complicado tirar regalias (que nunca deveriam ter existido).

É verdade sim o que dizes sobre aquilo que eles premeiam :S

Em Portugal quem tem cérebro e quer desenvolver-se é OBRIGADO e sair do país, não há dinheiro para centros de investigação, não há financiamento para estudos, não há bolsas decentes... está entranhado na sociedade uma cultura de facilitismo onde já se entra em faculdade publicas com apenas o 9º ano, hoje em dia o importante é ter diplomas mesmo estando a formar ignorante e inúteis.

Quem trata assim a educação não pode ser inteligente...

Em relação aos cérebros, sim, é verdade, mas também é por isso que se está a investir nos centros de investigação laboratorial e tecnologia em Portugal, para evitar isso mesmo.

Sobre a educação, dou-te razão, embora não esteja muito por dentro. No entanto bato palmas ao programa e-Escolas e Escolinhas.
Mas também sei que existem bolsas de estudo, embora não surjam nos telejornais.

Quanto à crise, só há 3 empresas no mundo a lançar estatísticas e dados económicos para o crédito internacional, são as 3 americanas e há obviamente interesse em descredibilizar o EURO e toda a Europa, se a moeda europeia desce o dólar americano sobe... estas empresas que tentam a todo o custo atrelar a Grécia a Portugal, Espanha e Irlanda são as mesma empresas que no ano passado deram nota máxima à gestão de bancos como a Lehman Brothers (completamente falido).

Isto não economia é guerrilha politica...

Pois, isso é no mínimo revoltante, mas também levanta a pergunta como é possível na Europa não existir uma empresa de estudo e analise dos mercados.
Offline

cjseven 
Administrador
Mensagens 1809 Gostos 26
Feedback +3

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

sergiodlopes, obrigado pela concordância com as minhas palavras.

Tb concordo com as tuas excepto no apoio ao Sócrates:

- nunca fez nada na vida para além de ser político;
- acabou o curso ao Domingo e sabe-se lá como;
- fala de inovação e empreendedorismo mas nunca abriu uma empresa - saber o que fazer vs. fazer o que se sabe;
- quando era oposição massacrou o Santana (ele e o Mota Engil Coelho) com as célebres "trapalhadas". Agora é vê-lo nas "trapalhadas" da independente, tvi, pt, Luís Figo, Tagus Park, etc.
- fala de TGV como se fosse inovação, quando o TGV já existe há muitos anos e é considerado por muito um comboio tecnologicamente ultrapassado. O TGV é, na verdade, se for em frente, uma perda de tempo e de dinheiro. Servirá para comprarmos às prestações comboios espanhois e franceses, enquato eles os substituem por tecnologia chinesa ou japonesa ( )
- fala do aeroporto como se o da Portela estivesse caducado. Para agravar temos o aeroporto do Porto muito aquém do limite.
- etc, etc, etc.

E como ele, quase todos os políticos reflectem as mesmas características:

- dizem saber fazer mas não fazem o que sabem (ou o que dizem saber fazer)

e

- têm o "rabo trilhado" nos privilégios e conhecimentos (pensões e amigos)

Respeito qualquer perspectiva política mas de mim essa personagem não leva pontos positivos.
Offline

spec 
Elite
Mensagens 989 Gostos 1
Feedback +2

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Não é por ai. Caso contrario o governo dos USA não tinha o dolar sub-valorizado face ao euro. Ou seja fazendo as devidas conversões de dólares para euros 1€ têm mais poder de compra nos US que na europa para exactamente os mesmos produtos. O mesmo se verifica com a china que têm a moeda muito abaixo do potencial. Isto para que? Aumentar o fluxo de exportações.

1€ = 1.xx$ não é denotador de tudo. Algumas moedas estão sub ou sobre-valorizadas face a outras. O dolar poderia muito bem estar sobre valorizado face ao euro e com esta taxa de conversão compravas menos nos USA que na Europa.

Não é assim tão linear, como dizes....

Leitura adicional:
http://ricardoleal.wikispaces.com/file/view/MBA+Paridades+Cambiais+-+Reduzida.pdf/31056447/MBA+Paridades+Cambiais+-+Reduzida.pdf


Nada é linear, mas repara, se uma moeda perde valor pode aumentar as exportações mas paga mais pelas importações, paga mais pelos empréstimos internacionais, perde valor nas bolas, entra em inflação e paga mais pelo petróleo e pelo ouro... A economia americana colapsou quando do dólar bateu no fundo.


Não foram as mesmas agências de rating, que em vésperas da maior crise da história financeira moderna, davam o maior apoio e credibilidade aos bancos que faliram nas semanas seguintes? Essas agências são todas americanas e estão ao serviço de interesses e lobis.


Qual é a vantagem das agências em colocar a Grécia como lixo quando o FMI já disse que iria assegurar a recuperação grega? Está tudo ligado, se a Espanha espirra Portugal constipa-se, se a Alemanha nao exporta a Europa desce... O objectivo de profetizar a desgraça é aumentar as taxas de juros nos empréstimos aos países, é óbvio que ALGUÉM VAI GANHAR COM ISSO...

América é o maior devedor mundial mas está em primeiro lugar nos rankings, se houver instabilidade económica na Europa, ALGUEM VAI GANHAR COM ISSO...
Offline

Celso Azevedo 
Membro
Mensagens 3500 Gostos 38
Feedback +12

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Tenth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

É claro que quem está a causar este alarido todo é os Estados Unidos. São as agências de rating como já tinha dito e o spec ainda explicou melhor, são grandes investidores que fazem declarações para desvalorizar o Euro, etc, etc.
Offline

cjseven 
Administrador
Mensagens 1809 Gostos 26
Feedback +3

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

É claro que quem está a causar este alarido todo é os Estados Unidos. São as agências de rating como já tinha dito e o spec ainda explicou melhor, são grandes investidores que fazem declarações para desvalorizar o Euro, etc, etc.

Mas não se esquecem que são esses investidores que emprestam o dinheiro aos tugas, aos gregos e a todos os países que estão com a corda na garganta.

Basicamente eles querem mais garantias pelos seus empréstimos (mais juros) e claro que é natural existir especulação. E sim, os states ganham com isto.

Se emprestassemos dinheiro a um amigo, e soubessemos que ele já deve a outros nossos amigos e ainda não pagou, qual era a nossa especulação?
Offline

Gonçalo Martins 
Membro
Mensagens 229 Gostos 0
Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

@Spec

A economia america colapsou com a crise imobliaria (3 anos atras construias quase 3 casas nos US pelo preço de uma em portugal), que consequentemente levou à desvalorização do Dolar que por sua vez fez aumentar as exportaçoes americanas e reduzir as importações. O que levou ao aumento generalizado do valor do Euro. Aumento este que levou a um deficit das importaçoes liquidas e consequentemente a crise na Europa. No entanto o YEN tambem entra na equação, uma vez que esta moeda esta a concorrer desleal-mente com as outras, pois está muito sub-avaliada....

Tudo o que está a acontecer é a forma de economia mundial se reequilibrar. O problema agora não é tanto a crise, mas a velocidade a que saem desta...
Offline

mobile 
Membro
Mensagens 52 Gostos 0
Troféus totais: 22
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts


Se emprestassemos dinheiro a um amigo, e soubessemos que ele já deve a outros nossos amigos e ainda não pagou, qual era a nossa especulação?

Nesse caso sobe a taxa de risco de incumprimento e consequentemente a taxa de juro cobrado.

Neste caso parece-me mais que o amigo tem dividas como quase toda a gente, mas tem por habito cumprir as suas obrigações, se eu fizer passar a ideia que esse amigo está completamente falido, ninguém lhe vai querer emprestar dinheiro.

Eu vou emprestar-lhe dinheiro a uma taxa de juro altíssima e se ele cumprir os seus compromissos como é seu hábito e pouco me importa se tem a ajuda da EU ou do FMI, o que é certo é que recebo uma pipa de massa em juros.
Offline

cjseven 
Administrador
Mensagens 1809 Gostos 26
Feedback +3

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

Nesse caso sobe a taxa de risco de incumprimento e consequentemente a taxa de juro cobrado.

Neste caso parece-me mais que o amigo tem dividas como quase toda a gente, mas tem por habito cumprir as suas obrigações, se eu fizer passar a ideia que esse amigo está completamente falido, ninguém lhe vai querer emprestar dinheiro.

Eu vou emprestar-lhe dinheiro a uma taxa de juro altíssima e se ele cumprir os seus compromissos como é seu hábito e pouco me importa se tem a ajuda da EU ou do FMI, o que é certo é que recebo uma pipa de massa em juros.


De acordo com o cenário, mas...

A ideia de falência não estará muito longe da verdade (o valor da divída está a rondar os 80%, tende para piorar, dada a permanencia deficitária, e o nosso crescimento é nulo ou mínimo há vários anos) e as políticas seguidas não parecem fazer inverter a situação.

O nosso amigo:

- ganha 500 euros por mês (PIB)
- deve e paga 400 euros todos os meses aos amigos que lhe emprestaram (divida pública)
- gasta sempre mais 20 ou 25 euros por mês, logo ganha 500 e gasta 525 (deficit)
- e não está em vista uma melhoria de rendimento. Parece que vai ficar no emprego dos 500 euros para sempre (crescimento)

Mais dia menos dia, dá o berro.! ;)
Offline

mobile 
Membro
Mensagens 52 Gostos 0
Troféus totais: 22
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts

Caro cjseven claro que podemos defender vários pontos de vista válidos até a exaustão, mas não posso ser conivente com estas agências da “máfia moderna”, que até podia ser um negócio tão sério e legítimo como qualquer outro, mas não é como tu bem sabes..

Em relação aos amigos, comparar o amigo que deve 100 mil milhões de euros (Portugal) ao amigo que deve 300 mil milhões (Grécia) sendo os dois países comparáveis apenas em termos território e população, parece-me um exercício no mínimo como diria grosseiro para não dizer mais, já expressei a minha opinião em relação ao país, em relação a estas agencias pois a minha opinião é que são uma grande banhada, mas grande mesmo…  :-k
Offline

sergiodlopes 
Membro
Mensagens 57 Gostos 0
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts

sergiodlopes, obrigado pela concordância com as minhas palavras.

Tb concordo com as tuas excepto no apoio ao Sócrates:

- nunca fez nada na vida para além de ser político;
- acabou o curso ao Domingo e sabe-se lá como;
- fala de inovação e empreendedorismo mas nunca abriu uma empresa - saber o que fazer vs. fazer o que se sabe;
- quando era oposição massacrou o Santana (ele e o Mota Engil Coelho) com as célebres "trapalhadas". Agora é vê-lo nas "trapalhadas" da independente, tvi, pt, Luís Figo, Tagus Park, etc.
- fala de TGV como se fosse inovação, quando o TGV já existe há muitos anos e é considerado por muito um comboio tecnologicamente ultrapassado. O TGV é, na verdade, se for em frente, uma perda de tempo e de dinheiro. Servirá para comprarmos às prestações comboios espanhois e franceses, enquato eles os substituem por tecnologia chinesa ou japonesa ( )
- fala do aeroporto como se o da Portela estivesse caducado. Para agravar temos o aeroporto do Porto muito aquém do limite.
- etc, etc, etc.

E como ele, quase todos os políticos reflectem as mesmas características:

- dizem saber fazer mas não fazem o que sabem (ou o que dizem saber fazer)

e

- têm o "rabo trilhado" nos privilégios e conhecimentos (pensões e amigos)

Respeito qualquer perspectiva política mas de mim essa personagem não leva pontos positivos.


Não apoio Sócrates cjseven, nem sou de qualquer cor politica, estou apenas minimamente atento. :)
Se há coisa que a comunicação social me ensinou, foi a não acreditar nela.
Hoje em dia vejo o quão fácil é ser-se manipulado pela notícias com base em interesses. Felizmente termos a Internet para termos acesso a mais informação para daí tirarmos as nossas conclusões e termos as nossas opiniões, mas isto leva-me a pensar como seria antigamente. Não nos esqueçamos que a maior parte da comunicação social está nas mãos de simpatizantes do PSD. Isso foi mais do que visível antes e durante as eleições.

Não reparam que Sócrates está constantemente a ter a sua vida vasculhada? Mesmo de coisas que já têm mais de 20 anos. Não acham isso curioso? Nos meus anos de vida, nunca vi fazerem isso a algum politico (e deviam, na minha opinião, mas não deixa de ser suspeito fazerem-no apenas a um).

Pelo que sei, tem projectos (casas, edifícios, etc) da sua autoria, é porque fez algo mais do que politica.
Sobre acabar o curso ao Domingo, não sei, simplesmente não sei, mas sei que prefiro um bom politico sem diploma que um mau politico com um. Devemos valorizar o trabalho feito e a sua competência. Na minha opinião, Sócrates com todos os seus defeitos, foi dos melhores que já passou por lá e fez alguma coisa. São os políticos que temos. Felizmente começam a surgir políticos de uma nova geração.
Sobre as trapalhadas, não sei sinceramente o que dizer. Sobre a questão da TVI, concordo com o que ele disse na entrevista, pena ter que ser ele a dizê-lo, porque aquele telejornal era uma vergonha para a classe que representava. Há quem comente que isso é "pressão", a mim pareceu-me mais um desabafo (esta reportagem é no mínimo de mau gosto).
Que saiba, ele não fala no TGV como se fosse inovação, este tem dezenas de anos, seria absurdo fazê-lo, mas é algo muito necessário para nos ligarmos há Europa. A linha Europeia TGV termina em Madrid. Recentemente li numa notícia (não a encontrei para linkar) de uma parisiense que devido à núvem de cinzas, foi de comboio(!) até Madrid para lá apanhar o TGV até Paris.
Sobre o Aeroporto da Portela, está mais do que antiquado. Falta de suporte a tecnologias da aviação comercial (no Porto, que tenha conhecimento, só uma das pistas é que tem implementada a tecnologia ILS). Na minha opinião, a falta de transportes rápidos também é um entrave há exportação.

Sim, tens razão, os políticos têm fama (e merecida) de serem corruptos, etc... mas com certeza existem excepções, como em tudo.

Mas eu termino por aqui. Ideologias politicas, cada um tem a sua :)

Abraço!
Offline

cjseven 
Administrador
Mensagens 1809 Gostos 26
Feedback +3

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

Caro cjseven claro que podemos defender vários pontos de vista válidos até a exaustão, mas não posso ser conivente com estas agências da “máfia moderna”, que até podia ser um negócio tão sério e legítimo como qualquer outro, mas não é como tu bem sabes..

Em relação aos amigos, comparar o amigo que deve 100 mil milhões de euros (Portugal) ao amigo que deve 300 mil milhões (Grécia) sendo os dois países comparáveis apenas em termos território e população, parece-me um exercício no mínimo como diria grosseiro para não dizer mais, já expressei a minha opinião em relação ao país, em relação a estas agencias pois a minha opinião é que são uma grande banhada, mas grande mesmo…  :-k


Caro mobile, não comparei Portugal com a Grécia. Mas apesar de estarmos distantes da Grécia em termos de divída pública / PIB, devemos estar atentos aos sinais que nos levam para a mesma situação. E se continuarmos com deficite, caminhamos para lá con toda a certeza.

Quanto às empresas de raiting, concordo. Contudo, acho que também nos deveriamos ter preocupado (e poupado na despesa) quando o raiting era "demasiado" positivo para um país como o nosso.


Pelo que sei, tem projectos (casas, edifícios, etc) da sua autoria, é porque fez algo mais do que politica.

Assinados quando era deputado ou trabalhava na camara de Gouveia, se não estou em erro.

Agora, abrir empresas e criar postos de trabalho (como ele e tantos outros políticos incentivam), está quieto...

Citar
Sobre acabar o curso ao Domingo, não sei, simplesmente não sei, mas sei que prefiro um bom politico sem diploma que um mau politico com um. Devemos valorizar o trabalho feito e a sua competência. Na minha opinião, Sócrates com todos os seus defeitos, foi dos melhores que já passou por lá e fez alguma coisa.

Não consigo revê-lo como bom político, nem sequer boa pessoa. Sinto muito, posso estar equivocado, mas não consigo. E não é de agora. Sempre tive essa opinião desta personagem.

Citar
Sobre a questão da TVI, concordo com o que ele disse na entrevista, pena ter que ser ele a dizê-lo, porque aquele telejornal era uma vergonha para a classe que representava. Há quem comente que isso é "pressão", a mim pareceu-me mais um desabafo (esta reportagem é no mínimo de mau gosto).

Também acho que era triste quanto à forma. Mas tinha audiências e nunca o Sócrates instaurou um processo contra qualquer mentira ou notícia passada nesse jornal, logo o conteúdo devia ser verídico.

Citar
Que saiba, ele não fala no TGV como se fosse inovação, este tem dezenas de anos, seria absurdo fazê-lo, mas é algo muito necessário para nos ligarmos há Europa. A linha Europeia TGV termina em Madrid. Recentemente li numa notícia (não a encontrei para linkar) de uma parisiense que devido à núvem de cinzas, foi de comboio(!) até Madrid para lá apanhar o TGV até Paris.

Vulcões não acontecem todos os dias. Em condições normais seria sempre apoiante do TGV. Considero, no entanto, que neste momento temos muitas outras prioridades para gastar os nossos escassos recursos.

Citar
Sobre o Aeroporto da Portela, está mais do que antiquado. Falta de suporte a tecnologias da aviação comercial (no Porto, que tenha conhecimento, só uma das pistas é que tem implementada a tecnologia ILS). Na minha opinião, a falta de transportes rápidos também é um entrave há exportação.

Tanto o aeroporto de Lisboa como do Porto estão em obras desde sempre. Ainda há pouco foram gastos milhões na Portela e tb no Porto. Se não os mordenizaram, é pq falharam.

Tal como no ponto anterior não sou contra em situações normais. O problema são as prioridades do momento. E estes são projectos para acontecerem nos próximos 20 anos.

Não sei que idade tens, mas eu lembro-me de ir para Lisboa no chamado foguete. Demorava pouco mais de 3 horas. Depois vieram com a grande novidade: o alfa pendular. Aquilo dava 200 e muitos kh.

Passaram anos a modernizar as linhas e gastaram bem acima do previsto (como sempre). Após concluído, o alfa pendular reduziu o tempo de viagem em 10/15 minutos (quando não tem que parar a meio das estações para deixar passar outros comboios).

E a questão levanta-se: se a distancia porto-lisboa são uns 300km, o alfa não deveria demorar no máximo 1h30? Dever, devia. Mas o alfa só pode "dar" 200 e muitos em algumas partes da linha. E ao que parece, as linhas estão muito juntas. O cruzamento de comboios a 200 e muito tb poderia causar descarrilamentos.

E agora vem o TGV...

Citar
Sim, tens razão, os políticos têm fama (e merecida) de serem corruptos, etc... mas com certeza existem excepções, como em tudo.

Mas eu termino por aqui. Ideologias politicas, cada um tem a sua :)

É isso. Eu que sou apologista do Talk Less, Do More, ando a falar pa c****** :D

fechou por hoje.

Abraço,
cj
Offline

mobile 
Membro
Mensagens 52 Gostos 0
Troféus totais: 22
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts

Caro mobile, não comparei Portugal com a Grécia. Mas apesar de estarmos distantes da Grécia em termos de divída pública / PIB, devemos estar atentos aos sinais que nos levam para a mesma situação. E se continuarmos com deficite, caminhamos para lá con toda a certeza.

Sim eu sei, essas agências é que já estão praticamente a equiparar uma situação à outra.

Não consigo revê-lo como bom político, nem sequer boa pessoa. Sinto muito, posso estar equivocado, mas não consigo. E não é de agora. Sempre tive essa opinião desta personagem.

Na hora da escolha em termos políticos o povo depara-se sempre com a mesma situação, não é escolher o melhor entre os melhores é escolher o melhor entre piores, considerando as alternativas no momento, nem me parece uma má escolha.

Também acho que era triste quanto à forma. Mas tinha audiências e nunca o Sócrates instaurou um processo contra qualquer mentira ou notícia passada nesse jornal, logo o conteúdo devia ser verídico.

O Big Brother também tinha excelentes audiências e conteúdo questionável, não sei se o Sócrates tem alguma responsabilidade na saída da Manuela, mas se for o responsável deveria receber uma medalha pelo serviço prestado à nação, sinceramente isto é jornalismo?

 
Offline

sergiodlopes 
Membro
Mensagens 57 Gostos 0
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts

Gostaria de partilhar isto convosco, que é nada mais do que a verdade sobre o poder dos media:

"Mas, numa sociedade crescentemente dominada pelos media, são estes que vão jogando um papel determinante nos processos de conquista ilegítima do poder. De tal modo que se fala hoje de um novo conceito, precisamente, o de golpe de estado mediático. Militar ou civil, fraudulenta ou formal, judicial ou mediática, a metodologia é sempre a mesma. Cria-se desordem e insegurança sob qualquer pretexto, para depois, os mesmos que estão na origem da instabilidade se apresentarem como salvadores da Pátria."
Leonel Moura em "O golpe de estado"

Como referi anteriormente, criem as vossas opiniões e não se deixem manipular pelos media. Através de meias palavras e edição de imagem consegue-se vender a história que se quiser.  ;)

Abraço