← UI & UX Design

direitos de uma empresa de design

Lida 2070 vezes

Offline

Miguel Lucas 
Elite
Mensagens 3619 Gostos 16
Feedback +14

Troféus totais: 35
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Windows User Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Eu ha uns tempos pedi a uma empresa para me fazer um layout. E esa empresa colocou no footer do layout o seu logotipo e o "desenhado por:"

Ora..eu paguei elo serviço etc etc a empresa tem direito a ter aquilo no footer ou posso apagar?
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Eu ha uns tempos pedi a uma empresa para me fazer um layout. E esa empresa colocou no footer do layout o seu logotipo e o "desenhado por:"

Ora..eu paguei elo serviço etc etc a empresa tem direito a ter aquilo no footer ou posso apagar?

Isso é negociado com eles!

Compras um quadro vais apagar a assinatura?
Offline

Miguel Lucas 
Elite
Mensagens 3619 Gostos 16
Feedback +14

Troféus totais: 35
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Windows User Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Nada foi negociado quanto aos direitos..


Eu paguei pelo serviço.. o exemplo do quadro não serve porque eu posso pedir para me pintarem um carro e não é por isso que tenho que andar com a assinatura no carro
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Nada foi negociado quanto aos direitos..


Eu paguei pelo serviço.. o exemplo do quadro não serve porque eu posso pedir para me pintarem um carro e não é por isso que tenho que andar com a assinatura no carro

Pagas-te pelo serviço, não pagaste pelos direitos do design... que eu saiba isso não deve ter licença GPL!
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Por exemplo se fosse uma coisa a sério como se faz nas grandes empresas, elas até pagam para o trabalho não aparecer no portfolio do artista/designer
Offline

afcramalho 
Membro
Mensagens 1373 Gostos 2
Feedback +4

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Linux User Mobile User Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Nada foi negociado quanto aos direitos..


Eu paguei pelo serviço.. o exemplo do quadro não serve porque eu posso pedir para me pintarem um carro e não é por isso que tenho que andar com a assinatura no carro

O melhor é falares com a empresa em questão para esclareceres o assunto... Mas penso que não sejas obrigado a deixar o logo deles, visto eles não terem falado nisso no inicio do negócio (é algo que se deve falar sempre, mas muitas empresas esquecem-se de o fazer), senão o fizeram é falha deles e não tua, logo tens o direito a retirar os créditos deles...

Eu quando faço um layout por exemplo ou algo do género falo sempre dessa questão ao cliente, e o preço depois também irá depender da resposta dele.
Offline

Santo 
Membro
Mensagens 1657 Gostos 4
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Pagas-te pelo serviço, não pagaste pelos direitos do design... que eu saiba isso não deve ter licença GPL!


O direito ou não de o autor/empresa do design ter lá o logo (publicidade) está directamente relacionado com o contrato efectuado.

No caso de ser omisso, o designer fez o trabalho para o qual foi contratado, pelo que a partir do momento em que vendeu o trabalho deixou de ter direitos sobre o mesmo. Isto porque o trabalho de design não é algo exclusivo do designer, uma vez que existe sempre o "input" de quem contrata sobre o que quer ver feito.

Ao contrário de templates e afins, cujos direitos estão bem patentes por quem os faz, um contrato de desenho de um layout ou website não funciona sobre a mesma forma.

Portanto, caso não existam clausulas no contrato que indiquem as condições do mesmo, a transação é uma venda de um produto final ou serviço, e como tal passa a ser propriedade de quem comprou e não de quem criou.

Agora se não existe nada escrito, nem facturas, o autor tem a "faca e o queijo na mão"...

Saudações