← Google

Google Instant

Lida 10759 vezes

Offline

cjseven 
Administrador
Mensagens 1809 Gostos 26
Feedback +3

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

Outras possiveis consequências do instant:

- Eficácia nos menos experientes
Não sei ao certo mas arrisco dizer que pelo menos 50% de utilizadores dos motores de busca não olha para o ecrã quando tecla, logo o instant poderá perder alguma eficácia;

- Ao contrário do previsto, as long tail até podem ganhar outra vida
O utilizador que for teclando uma letra de cada vez e tentar encontrar os resultados que pretende, vai certamente "perceber o sistema" e tentar ser mais específico (long tail) na sua pesquisa.

Por exemplo:

Eu ando à procura de "hoteis em lisboa" (utilizando o exemplo dado anteriormente).

Actualmente digito a expressão (ou aproveito uma das sugestões) e clico em procurar.

Com o instant posso levar a minha procura mais além na esperança do google dar-me um resultado mais próximo do que quero.

Insiro "hoteis em lisboa", vejo a sugestão "hoteis em lisboa baratos", seleciono-a, mas ainda acrescento "3 estrelas", ficando com "hoteis em lisboa baratos 3 estrelas" - long tail.

Novamente sem saber valores ao certo, mas arriscando um tiro para o ar, cerca de 90% dos utilizadores não utiliza procura avançada (site:, allintitle: etc) e uma boa percentagem tb acaba por utilizar pouco as long tails.

Acho sinceramente, pensando bem, que o instant pode ser uma excelente forma do google educar / formar os utilizadores para estes aproveitarem o potencial do motor de busca e fomentar a pesquisa por long tail já que os resultados aparecem muito rapidamente.

Não me admira muito que em breve o google adicione os prefixos de procura avançada nas sugestões.