Outras possiveis consequências do instant:
- Eficácia nos menos experientes
Não sei ao certo mas arrisco dizer que pelo menos 50% de utilizadores dos motores de busca não olha para o ecrã quando tecla, logo o instant poderá perder alguma eficácia;
- Ao contrário do previsto, as long tail até podem ganhar outra vida
O utilizador que for teclando uma letra de cada vez e tentar encontrar os resultados que pretende, vai certamente "perceber o sistema" e tentar ser mais específico (long tail) na sua pesquisa.
Por exemplo:
Eu ando à procura de "hoteis em lisboa" (utilizando o exemplo dado anteriormente).
Actualmente digito a expressão (ou aproveito uma das sugestões) e clico em procurar.
Com o instant posso levar a minha procura mais além na esperança do google dar-me um resultado mais próximo do que quero.
Insiro "hoteis em lisboa", vejo a sugestão "hoteis em lisboa baratos", seleciono-a, mas ainda acrescento "3 estrelas", ficando com "hoteis em lisboa baratos 3 estrelas" - long tail.
Novamente sem saber valores ao certo, mas arriscando um tiro para o ar, cerca de 90% dos utilizadores não utiliza procura avançada (site:, allintitle: etc) e uma boa percentagem tb acaba por utilizar pouco as long tails.
Acho sinceramente, pensando bem, que o instant pode ser uma excelente forma do google educar / formar os utilizadores para estes aproveitarem o potencial do motor de busca e fomentar a pesquisa por long tail já que os resultados aparecem muito rapidamente.
Não me admira muito que em breve o google adicione os prefixos de procura avançada nas sugestões.