A mim tb mas não vejo onde está a problemática ou a mudança do core biz.
"O google quer dar os resultados certos aos seus utilizadores"
Os anúncios tb são resultados e todos os anúncios mostrados neste caso estão totalmente relacionados com a expressão de procura.
Acho que não devemos confundir o core biz / acitivade principal com os métodos de rentabilização do google. O adwords será certamente a fonte de rendimento primordial do big G mas sem o foco no seu core biz (dar os resultados certos aos utilizadores), o adwords por si só não vale nada.
A ideia de que o google deveria ser um bom samaritano e que deveria privilegiar os resultados gratuitos para mim não faz sentido. O google é uma empresa e procura legitimamente os lucros.
Havendo competitividade por uma expressão, é natural que surjam muitos anúncios e o google os apresente ganhando com isso.
Para mim o que seria muito mau (e já conteceu no passado) era o google apresentar anuncios que não teriam nada a ver com a expressão de procura. Felizmente o bgi G está sempre a evoluir e não estagna.
Concordo que para o comum dos mortais "isto" torna-se cada vez mais dificil
Mas isso tb é a regra neste mundo dos "negócios".
Money likes speed! Quem demorar muito a agir e a adaptar-se aos elementos exteriores, que não controlamos, fica para trás.
[offtopic]
"O dinheiro gosta de velocidade" deveria ser o slogan a inserir em cartazes que substituiriam todos os cartazes que aí vão estar na próxima campanha para as presidenciais.
Em vez do país parar para ouvir e sufragar incompetentes que nunca gastaram um cêntimo do seu bolso para criar riqueza, devia era agir e adaptar-se com base nos recursos que tem e mandar pastar esses artistas do "saber fazer" mas que não fazem o que sabem.
Idem aspas, aspas para as "telenovelas" Carlos Queiroz, Casa Pia, etc.
[/offtopic]