← Conversa Geral

Iniciar-me como freelancer em web-design/development...?

Lida 6490 vezes

Offline

Pedro Lopes 
Beta tester
Mensagens 3568 Gostos 18
Feedback +6

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Ok... Tenho algumas perguntas sobre este tema.

Já há mais de dois anos que trabalho em webdesign e programação, mas até agora as únicas coisas que fiz eram para as minhas próprias necessidades. A principal razão disso era por ter medo de começar ou fazer algum trabalho para alguém e depois esse trabalho fique mal, ou então nem o conseguir fazer.... Mas agora gostaria de começar nessa área, até porque penso que tenho bons conhecimentos no que faço. Não sou nenhum profissional, longe disso até, mas eu vejo por ai muita gente a ganhar dinheiro com coisas que eu fazia bem e ainda melhor. Mas lá está tenho medo de me iniciar e depois desiludir...

Mais uma coisa... Estou a viver na Suíça, mas tudo o que tenho online, tudo o que faço, é sempre em PT, mas agora para fazer o meu portefólio, achas que o devia fazer em português ou em inglês? Se o meter em inglês posso também fazer trabalhos internacionais, incluindo a Suíça.

E mais um problema também é o preço, eu não tenho ideia nenhuma dos preços que devo fazer... Mas isso depois vê-se...

Bahh, quero ouvir bons concelhos de quem já esteja nesta área! :P
Offline

AnaMartelo 
Administrador
Mensagens 2071 Gostos 25
Feedback +28

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Bem, medo toda a gente tem. Mas acho que para alguém que apenas quer uma ocupação em part-time para poder ganhar uns trocos a fazer o que gosta não deve haver medo.
Teres medo que não consigas completar o trabalho, é normal. Se isso acontecer, conversas com o cliente, informas que não tens capacidades para o terminar, devolves o $ (caso já tenhas recebido) e penso que fique tudo normalizado.
Quanto a não seres capaz de fazer “bem”, isso depende, o que para ti é mau, para outros é óptimo!

Agora em relação ao portfólio, na área do WebDesign eu penso que é importante o inglês, pode ser apenas paranóia minha.. 
Quanto aos preços, primeiro começa por pensar na criação do portfólio.. depois logo se vê :P
Offline

Pedro Lopes 
Beta tester
Mensagens 3568 Gostos 18
Feedback +6

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Bem, medo toda a gente tem. Mas acho que para alguém que apenas quer uma ocupação em part-time para poder ganhar uns trocos a fazer o que gosta não deve haver medo.
Teres medo que não consigas completar o trabalho, é normal. Se isso acontecer, conversas com o cliente, informas que não tens capacidades para o terminar, devolves o $ (caso já tenhas recebido) e penso que fique tudo normalizado.
Quanto a não seres capaz de fazer “bem”, isso depende, o que para ti é mau, para outros é óptimo!

Agora em relação ao portfólio, na área do WebDesign eu penso que é importante o inglês, pode ser apenas paranóia minha.. 
Quanto aos preços, primeiro começa por pensar na criação do portfólio.. depois logo se vê :P


Eu querer queria começar já com full-time, mas o melhor é ir aos poucos.

Pois mas se não o conseguir completar depois de começar algo, pode ser mau para o cliente... :/

Também peso que seja melhor fazer o portfólio em inglês :)

Sim, como disse os preço depois vê-se... :P
Offline

AnaMartelo 
Administrador
Mensagens 2071 Gostos 25
Feedback +28

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Começar logo como freelancer, não aconselho. Mas há sempre excepções claro!

Claro que é mau para o cliente, mas acredito que da próxima vez farás tudo por tudo para nao acontecer. Logo é uma boa ferramenta para aprender..
Offline

Pedro Lopes 
Beta tester
Mensagens 3568 Gostos 18
Feedback +6

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Começar logo como freelancer, não aconselho. Mas há sempre excepções claro!

Claro que é mau para o cliente, mas acredito que da próxima vez farás tudo por tudo para nao acontecer. Logo é uma boa ferramenta para aprender..

Não é bem freelancer, mas pronto...... xD

Ya, é com os erros que se aprende! xd
Offline

AnaMartelo 
Administrador
Mensagens 2071 Gostos 25
Feedback +28

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Então aconselho te a começares o portfólio primeiro.

Depois divulgas por ai, e esperas que apareçam clientes :P
Offline

Diogo Pinto 
Administrador
Mensagens 4400 Gostos 371
Feedback +4

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Search Level 6 Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Orion, quem tem medo compra um cão... Estás à espera do quê? :superlol:

Força nisso! Aposta num portofólio com as duas línguas ;)
Offline

Pedro Lopes 
Beta tester
Mensagens 3568 Gostos 18
Feedback +6

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Orion, quem tem medo compra um cão... Estás à espera do quê? :superlol:

Força nisso! Aposta num portofólio com as duas línguas ;)

Penso que se o fizer em inglês não seja preciso meter mais língua nenhuma... xD
Offline

Jerson 
Elite
Mensagens 2401 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Acho que sim, deves começar por criar primeiro um portefólio até porque ele ajuda os potenciais clientes a terem alguma noção das tuas skills e depois o resto vai-se desenvolvendo.
Offline

Pedro Lopes 
Beta tester
Mensagens 3568 Gostos 18
Feedback +6

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Mais uma pergunta também...

Eu uso sempre o meu nickname(ORiOn). Mas para o portfólio, domínio e isso, o que acham que é melhor usar, o meu nick ou o meu nome próprio?
Offline

AnaMartelo 
Administrador
Mensagens 2071 Gostos 25
Feedback +28

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Mais uma pergunta também...

Eu uso sempre o meu nickname(ORiOn). Mas para o portfólio, domínio e isso, o que acham que é melhor usar, o meu nick ou o meu nome próprio?

Isso tem a ver com a imagem que queres que os outros tenham de ti.

Ou seja, queres ser reconhecido pelo teu nome, ou por oRiOn ??

Penso que é por aí..
Offline

Pedro Lopes 
Beta tester
Mensagens 3568 Gostos 18
Feedback +6

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Isso tem a ver com a imagem que queres que os outros tenham de ti.

Ou seja, queres ser reconhecido pelo teu nome, ou por oRiOn ??

Penso que é por aí..


Pelo meu nome, mas eu desde sempre que venho a utilizar o ORiOn... :/ Mas vou começar a mudar :)
Offline

Diogo Oliveira 
Membro
Mensagens 1111 Gostos 3
Feedback +5

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

O nome fica mais profissional :P
Offline

Pedro Lopes 
Beta tester
Mensagens 3568 Gostos 18
Feedback +6

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

O domínio já tá criado... Aproveitei a promoção de sexta-feira do name.com :P xD
Offline

Thomato 
Membro
Mensagens 4125 Gostos 3
Feedback +2

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

O domínio já tá criado... Aproveitei a promoção de sexta-feira do name.com :P xD
Experimenta entrar no teu nome .net haha