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Estudo do mercado de hosting em Portugal e no Brasil

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Paulo Faustino 
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30 dias parece-me suficientes para testar um serviço pós-venda ou não?
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anjo2 
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Pode ser e pode não ser
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ricardor 
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Acho que para o estudo ser bem feito é preciso passares por anónimo..
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Paulo Faustino 
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OK coloquemos então o critério anónimo. Mais! :-P
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Santo 
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Que tipo de ajuda? o estudo para ser fiável devia ser anónimo

A ideia seria te oferecerem alojamento gratuito e analisares?

E porque não? :cool:

Em analogia seria a mesma coisa que a ASAE mandar uma carta a avisar que vai inspecionar determinado restaurante x dias antes, ou para testar um serviço de reparação de computadores identificares-te antes da reparação e indicares os motivos porque estás ali.

Lógicamente que no primeiro caso quando a ASAE lá chegar toda a porcaria desapareceu e o restaurante até brilha e no segundo podes ter a certeza que vais ser super bem tratado.

Tudo o que seja fora do anonimato fica adulterado pelo próprio principio inerente ao teste: Simular um cliente!

Isto para não falar nas informações prestadas e que não podes comprovar, como determinada HSP dizer que tem 20 servidores (quando na realidade tem 3 ou 4).. Como provar o contrário? Como saber a verdade?

Se pensares um pouco mais, muita informação pode ser falseada sem que tenhas forma de provar. Se nos dominios se pode aproximar a contagem com serviços como http://www.webhosting.info/webhosts/tophosts/Country/PT onde podes avaliar quandos dominios cada HSP nacional tem (atenção que este sistema não conta os dominios .PT - usar o search para encontrar outras HSP's) e verificar que os milhares de clientes de algumas HSP's se transformam em 400 ou 500 dominios de repente, apanhando assim belas mentiras, noutros casos não tens a minima hipotese de verificar a realidade.

PS: O webhosting.info actualiza os valores nos DNS's de 8 em 8 dias. Proxima actualização dia 23

Saudações
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Paulo Faustino 
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Olá Santo,

Isso significa que sugeres claramente uma abordagem anónima, correcto?
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Santo 
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Muito claramente mesmo, senão obténs resultados totalmente adulterados. E mesmo depois da abordagem terás de fazer uma investigação bem pormenorizada da verdade versus o exagero (para não chamar outro nome).

Exemplos de perguntas:

- Os servidores são vossos ou alugados ?
: Como provar?

- Quantos servidores tem?
: Como provar?

- Quantos clientes tem?
: Provavelmente ninguém te responde a verdade

- Que tipo de backups fazem?
: Aqui pode-se inventar um bom bocado também sem que consigas provar o contrário.

Como podes ver existem montes de questões que te vão dar muito trabalho a provar e essa é também uma das razões que um estudo destes nunca será cientifico. A quantidade de "bullshit" que se pode dizer é tão grande que a maioria nem consegues provar o contrário.

Além disso basta ler este forum para perceber isso e só estamos a falar de uns 5% ou menos das empresas desta área.

Só um ultimo exemplo:

A PTWS tem alocados a si cerca de mais de 200 endereços IP. É muito fácil coloca-los todos a ressponder a pings e alegar que temos 200 servidores em operação. Terias de recorrer a ferramentas muito especializadas para descobrir a verdade e mesmo assim não irias acertar no numero certo. Isto é só um exemplo.

Saudações
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Paulo Faustino 
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OK essa parte já havia entendido. O que sugeres relativamente isso? Suprimir as questões? Exigir comprovativos? (lol) Investigar no terreno?
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anjo2 
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A pergunta dos quantos clientes têem acho que não vale a pena, porque secalhar a maioria não te vai dizer por questões internas.
Outra coisa que é difícil de analisar é o backup dos clientes, como analisar que não é falso? já aconteceu aqui no +t situações dessas.
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Santo 
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Penso que para um primeiro estudo te deverias cinjir aquilo que realmente um cliente deve perguntar a todas as empresas. Um conjunto de questões que não visam saber demais, mas sim mostrar preocupação com a seleção de um host para os seus dados.

Deves separar também as questões em 2 ou 3 conjuntos, usados como followup do primeiro grupo de questões e a serem usados como resposta (com mais questões) ao primeiro mail.

Deves também estipular timouts. Se não obténs resposta em digamos 8/12 horas, esse host recebe um timout e fica desclassificado.

Deves usar os mails/formas de contacto patentes no website da empresa em questão.

Estes "deves" são apenas as minhas sugestões pessoais.

Saudações
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asturmas 
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Concordo, para funcionar tem de ser obrigatoriamente anonimo.
Sobre o http://www.webhosting.info/webhosts/tophosts/Country/PT pode dizer alguma coisa mas é pouco pois é apenas a um dns e eu posso muito bem (como tenho) ter varios dominios para dns logo o valor fica adulterado como tu tens por exemplo o PTWEBSERVER.COM e o PTWEBSERV.COM em que juntos faziam-te subir muitos lugares por exemplo..
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spec 
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um estudo do tamanho que propões parece cada vez menos exequível...

se tiveres de ser cliente em todas as empresas onde pensas fazer o teste vai-te ficar caro... se decidires pagar um mês em cada vais ter uma atenção especial de cada SP para tentarem-te renovar esse mês (é sempre assim), e terias já 6 ou 7 SPs (as que participam no +t) prontas para tratar espectacularmente bem todos os clientes que paguem apenas 1 mês, desconfiando que seja o tester...  valerá o investimento? e será fiável?



poderias testar tempos de respostas da parte comercial e de suporte...

poderias fazer um comparativo de preços/tráfego/espaço entre todos...

poderias fazer um comparativo de downtimes...

poderias fazer um comparativo de ofertas e serviços...

cenas básicas...



sugeria um domínio próprio para dar mais credibilidade ao teste, ser anónimo é um imposição lógica, e talvez venhas a precisar de um expert na área de hosting para te ajudar no teste (andam por aqui alguns).

quanto a coisas que não consigas provar por ti mesmo acho que nem vale a pena perguntar às SP como disse o Santo iriam-te enganar e iriam dizer maravilhas...

(tarefa complicada)
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anjo2 
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Tentar procurar feedback real pode ser uma solução para te facilitar o trabalho, no entanto há que ter cuidado com a experiência da pessoa, imagine-se que tem um site html quase sem visitas, vai lá de vez em quando, vê sempre up, diz muito bem, outro tem um site cheio de addons, muitos sem protecção, sempre a ser atacado por culpa própria, diz mal do alojamento, clientes que usem muitas ferramentas recentes, pouco testadas e que por vezes até causem incompatibilidades e dizem que é razoável, são imensos tipos de clientes e o seu feedback deve ser analisado com pormenor.

Se é revenda ou vps ou servidor dedicado, se lhe pertence o servidor ou é alugado, quantos servidores têem, secalhar será um pouco desprezável não? É claro que oferecer 1001 coisas, só porque tem uma revenda que diz que é tudo ilimitado é um erro que pode custar caro no futuro.

Para escolha de plano, não deverá ser necessariamente mensal, mas sim o plano mais vendido.

Qual o plano que a empresa aconselha para um tipo de site (porque acontece muito perguntarem que tipo de plano nós aconselhamos para aquele tipo de site) poderá ser uma boa questão.

Outra pergunta seria sobre a monitorização dos servidores, caso seja externa poderá ser provada e o uptime também.

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mix_93 
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Eu acho que umas das coisas que ainda não se falou por aqui, não é só num caso que se testa uma SP, pela sua qualidade, mas sim trabalhando com ela durrante algum tempo e também saber as opiniões de alguns clientes, não só os que dizem bem, mas também quem tem pontos negativos a dar a conhecer, boa sorte com isso.  :)
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Paulo Faustino 
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Eu acho que umas das coisas que ainda não se falou por aqui, não é só num caso que se testa uma SP, pela sua qualidade, mas sim trabalhando com ela durrante algum tempo e também saber as opiniões de alguns clientes, não só os que dizem bem, mas também quem tem pontos negativos a dar a conhecer, boa sorte com isso.  :)

Um dos problemas é saber quem são os clientes. O engraçado era apanhar 5/10 clientes desprevenidos e fazer-lhes algumas perguntas também. Um teste anónimo.