← Hosting

Problemas com alojamento (uso Excessivo de Recursos)

Lida 14070 vezes

Offline

afcramalho 
Membro
Mensagens 1373 Gostos 2
Feedback +4

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Linux User Mobile User Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Boa noite.

Venho aqui com uma situação. Praticamente sempre usei alojamento partilhados para os meus sites, atualmente estão nessa conta 10 blogs wordpress e um fórum phpbb. O alojamento enviou um email a dias a indicar que a minha conta estava a usar demasiados recursos de cpu e memória, verifiquei tudo aquilo que eles me pediram e depois eles voltaram a analisar e responderam hoje a indicar que a situação ainda se mantém.

Acham que necessito mesmo de uma VPS com recursos dedicados? Estamos a falar de 10 blogs, mas a maioria são de micro-nicho com 200/300 visitas por dia, e sem grandes plugins.

Algo que que eu possa ainda fazer para baixar recursos ou verificar melhor o que se passa?

Cumps.
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Depende.
O que verificaste em concreto nos blogs?
Utilizas cache devidamente configurada nos blogs?

Tens algum site muito maior que os outros? Em ultimo caso sugeri que dividas alguns sites para uma nova conta. Podes ainda tentar perguntar ao alojamento em concreto qual o teu site mais pesado.
Offline

kurtmix 
Membro
Mensagens 1895 Gostos 605
Feedback +4

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary Search Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter

Ora 11 sites numa só conta são 11 bases de dados, mesmo com um volume de 100 utilizadores por cada site são mais de 1000 por dia a usarem 11 bases de dados, bastantes processos e sendo a CPU partilhada é muito.
O ideal será comprares outra conta e colocar lá metade dos sites ou então o site que esteja a consumir mais.
Acho que 2 contas partilhadas te fica bastante mais barato que uma VPS.
Offline

afcramalho 
Membro
Mensagens 1373 Gostos 2
Feedback +4

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Linux User Mobile User Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Depende.
O que verificaste em concreto nos blogs?
Utilizas cache devidamente configurada nos blogs?

Tens algum site muito maior que os outros? Em ultimo caso sugeri que dividas alguns sites para uma nova conta. Podes ainda tentar perguntar ao alojamento em concreto qual o teu site mais pesado.

Isso de perguntar ao alojamento qual é o site que está a causar mais peso, enviei agora um email a perguntar.

Em relação ao que verifiquei nos blogs e phpbb, verifiquei se estava tudo atualizado, retirei plugins que acabei por considerar desnecessários, reduzi o tamanho de backgrounds e banners de alguns sites para os elementos gráficos ficarem mais leves, verifiquei se existiam erro_logs e se sim corrigir os erros que dessem.

Tenho um site (forum phpbb) muito maior que os outros em termos de tamanho da base de dados (1,7gb), sim é bastante grande porque tem imensos posts, mas em termos de visitas diárias, não passa das 600 por dia.

Não utilizo plugins de cache nos blogs, experimentei uma vez e notei logo nos primeiros dias um aumento de espaço enorme ocupado, é normal é o tamanho da cache, mas na conta de alojamento atual o espaço só tenho 800mb livres e ativando plugins de cache esse espaço seria enchido logo não?
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

A BD desse forum esta optimizada? Não tem lixo, logs ou afins?

Quanto a cache, sim, vai ocupar espaço mas reduzir drasticamente o uso de recursos.
Offline

afcramalho 
Membro
Mensagens 1373 Gostos 2
Feedback +4

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Linux User Mobile User Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

A BD desse forum esta optimizada? Não tem lixo, logs ou afins?

Quanto a cache, sim, vai ocupar espaço mas reduzir drasticamente o uso de recursos.

Vou experimentar a cache em dois blogs, como disso não ponho em todos porque só tem 800mb livres no servidor, logo não posso andar a colocar plugins cache em todos senão... a ideia era na proxima renovação do alojamento aumentar para um plano com mais espaço.

Base de dados do fórum:

Tabela phpbb_posts - 1,1GB
phpbb_search_wordmatch - 384MB
phpbb_topics_track - 87MB

As outras tabelas, tem quase todas KB de tamanho. Quando te referes a ter lixo, como assim?
Offline

kurtmix 
Membro
Mensagens 1895 Gostos 605
Feedback +4

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary Search Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter

1,7gb numa base de dados? Isso tem que ter lixo de certeza. Tenho um fórum com 147000 posts 28000 usuários, 5 anos de idade e a base de dados tem pouco mais de 600Mb
E mesmo assim tem logs que poderia apagar.

Um fórum com uma base de dados dessas quer uma conta de alojamento partilhada só para ele.
Cada vez que alguém pesquisa nessa base de dados deve de cansar o servidor, se tens 30 users a pesquisar ao mesmo tempo passa os limites de certeza.
Offline

afcramalho 
Membro
Mensagens 1373 Gostos 2
Feedback +4

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Linux User Mobile User Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

1,7gb numa base de dados? Isso tem que ter lixo de certeza. Tenho um fórum com 147000 posts 28000 usuários, 5 anos de idade e a base de dados tem pouco mais de 600Mb
E mesmo assim tem logs que poderia apagar.

Um fórum com uma base de dados dessas quer uma conta de alojamento partilhada só para ele.
Cada vez que alguém pesquisa nessa base de dados deve de cansar o servidor, se tens 30 users a pesquisar ao mesmo tempo passa os limites de certeza.

No meu caso o fórum tem 771694 posts. Mas quando falam de lixo, estão a falar do que? Tópicos antigos e isso que consideram lixo ou outras coisas?
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Nesse caso não podes limpar nada mas sim é muita fruta. No entanto seria importante saberes qual o site que mais recursos consome.

Quanto falo de lixo falo em logs e erros. O SMF é campeão nisso.
Offline

kurtmix 
Membro
Mensagens 1895 Gostos 605
Feedback +4

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary Search Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter

Esse fórum quer no mínimo uma conta de alojamento só para ele, está na posição 241.973 da alexa por isso deve ter mais que 600 visitas por dia.
Com uma base de dados dessas e com uma média de 500 visitas por dia é vital ter uma conta só para ele e se não chegar uma VPS.
Limpa os logs de moderação e administração que devem estar grandes.
Optimiza tabelas e começa a pensar sériamente em migrar para outra conta o fórum ou os blogs.
Tenho a certeza que o que está a consumir os recursos é o fórum.
Offline

afcramalho 
Membro
Mensagens 1373 Gostos 2
Feedback +4

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Linux User Mobile User Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Nesse caso não podes limpar nada mas sim é muita fruta. No entanto seria importante saberes qual o site que mais recursos consome.

Quanto falo de lixo falo em logs e erros. O SMF é campeão nisso.

Mas se existem erros tão onde? A única tabela assim gigante é dos posts.

Eu já tive noutro alojamento a uns anos atrás com o mesmo forum, em que o problema de recusos também se deu, nessa altura voltou-se a instalar o phpbb3 todo de novo, e fez-se uma manutenção as bases de dados, e a base de dados phpbb_search_wordmatch que mencionei em cima (384MB) foi totalmente limpa... isso fez com que os recursos baixassem imenso, o que aconteceu é que um visitante procurava e nada aparecia, so começaram a aparecer topicos novamente na pesquisa quando alguem postava nesse topicos, isso foi a anos, talvez o problema seja o mesmo agora e bate certo com aquilo que o kurtmix disse em cima.

Se do alojamento me responderem que o site que está a provocar problema é este forum, a solução talvez seja limpar a base de dados phpbb_search_wordmatch, colocar um sistema de pesquisa do google como a zwame tem, o que acham?
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

O que eu falava aplicava-se mais a SMF. Podes em ultimo caso apagar a tabela se pesquisa mas eu não acho que faça milagres.
Offline

afcramalho 
Membro
Mensagens 1373 Gostos 2
Feedback +4

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Linux User Mobile User Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

O que eu falava aplicava-se mais a SMF. Podes em ultimo caso apagar a tabela se pesquisa mas eu não acho que faça milagres.

Mas diz-me uma cena, se o problema sempre for do fórum, quanto mais posts o site tiver maior é a base de dados, mas lá porque a base de dados é gigante, é sinal que está a utilizar demasiados recursos?

Eu digo isto porque o que o kurtmix disse "Cada vez que alguém pesquisa nessa base de dados deve de cansar o servidor, se tens 30 users a pesquisar ao mesmo tempo passa os limites de certeza." neste caso faz sentido, porque ao pesquisar tem de procurar em todos aqueles tópicos, como são tantos tem lógica que o problema seja daqui.

Mas quando não existem pesquisas, os posts podem estar lá, ocupam espaço sim, mas não devem tar a requisitar recursos certo? Não sei se me estou a fazer entender...
Offline

kurtmix 
Membro
Mensagens 1895 Gostos 605
Feedback +4

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary Search Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter

Vou explicar de forma simples o que referi anteriormente.
As pesquisas é um dos maiores consumos de recursos, mas não é única. Simplesmente o fórum ter que listar milhares de tópicos em cada acesso já provoca um consumo de recursos.
Se tens bastantes usuários online ao mesmo tempo a navegar no fórum, o processamento do texto, imagens e vídeos consome recursos.
Verifica os logs de moderação, se nunca os apagas-te podem estar a ocupar espaço, optimiza as tabelas (para isso convém colocar o fórum em manutenção porque no teu caso a base de dados é grande e vai levar tempo).
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Mas diz-me uma cena, se o problema sempre for do fórum, quanto mais posts o site tiver maior é a base de dados, mas lá porque a base de dados é gigante, é sinal que está a utilizar demasiados recursos?

Eu digo isto porque o que o kurtmix disse "Cada vez que alguém pesquisa nessa base de dados deve de cansar o servidor, se tens 30 users a pesquisar ao mesmo tempo passa os limites de certeza." neste caso faz sentido, porque ao pesquisar tem de procurar em todos aqueles tópicos, como são tantos tem lógica que o problema seja daqui.

Mas quando não existem pesquisas, os posts podem estar lá, ocupam espaço sim, mas não devem tar a requisitar recursos certo? Não sei se me estou a fazer entender...
Sim pode ter lógica mas não me parece ser esse sinceramente o problema isto claro se apenas tiver 600 visitas por dia mas sem dados concretos é difícil dizer. Mas sim se disserem que o problema é o forum faz backup a tabela das pesquisas (são duas salvo erro) e limpa-as colocando pesquisa do Google.