← Conversa Geral

Ecrã de 13"

Lida 7947 vezes

Offline

Thomato 
Membro
Mensagens 4125 Gostos 3
Feedback +2

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Boas. Vou comprar um computador novo e estava quase decidido, mas agora surgiram-me umas dúvidas.

Eu estou 99% virado para escolher um de secretária, que tem um ecrã de 21,5". No entanto há uma solução portátil com ecrã de 13" que poderá ser vantajosa em termos de portabilidade, apesar do desempenho ser ligeiramente inferior.

Agora a minha dúvida: alguém aqui usa ecrãs de 13"? São suficientes para trabalhar?
Neste momento estou num netbook com 10", e é demasiado pequeno. No entanto, o meu pai tem um de 13" e diz que é suficiente (ele usa-o o dia todo para trabalho, mas maioritariamente para excel, word, e afins, nada daquilo que vou usar "a tempo inteiro").

Também há uma solução de 15", mas que não é viáv€l :P

Venham daí as vossas opiniões :cool:
Offline

Diogo Pinto 
Administrador
Mensagens 4400 Gostos 371
Feedback +4

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Search Level 6 Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Se queres trabalhar em design/programação nunca recomendo menos de 14". Estes (experimentei um ENVY) são porreiros, mas ainda não considero suficientes. O de 15" (portátil que é o que tenho agora) tem uma boa área, mas o meu antigo de 22" (desktop) fazia um melhor trabalho. O que podes fazer é comprar esse portátil e um monitor e ligar quando quiseres trabalhar.
Offline

civil 
Membro
Mensagens 31 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 16
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Karma Seventh year Anniversary

13'' é muito pouco para trabalhar. Mesmo utilizando apenas office.
Offline

anjo2 
Membro
Mensagens 3020 Gostos 0
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Depende mais da resolução do que do tamanho do ecrã, o meu portátil é de 17" e é 1920x1200, tenho um monitor de 19" com 1440x900 e prefiro sem dúvida nenhuma o ecrã do portátil que é mais pequeno, mas tem uma resolução superior.

Também tenho um netbook de 10" e é sofrível trabalhar com ele, com resolução de 1366x768 em termos de comprimento é muito bom e dá para tudo, os 768 de altura já deixam um pouco a desejar, mas é assim para todos os ecrãs, vês é as coisas maiores, o número de pixeis é o mesmo.

Deixo-te uma review que fiz a um Lenovo de 11.6" com 1366x768: http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=613633
Qual é o portátil e qual o computador? Um desktop irá ter sempre mais performance e um preço menor face a um portátil.
Offline

Thomato 
Membro
Mensagens 4125 Gostos 3
Feedback +2

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Depende mais da resolução do que do tamanho do ecrã, o meu portátil é de 17" e é 1920x1200, tenho um monitor de 19" com 1440x900 e prefiro sem dúvida nenhuma o ecrã do portátil que é mais pequeno, mas tem uma resolução superior.

Também tenho um netbook de 10" e é sofrível trabalhar com ele, com resolução de 1366x768 em termos de comprimento é muito bom e dá para tudo, os 768 de altura já deixam um pouco a desejar, mas é assim para todos os ecrãs, vês é as coisas maiores, o número de pixeis é o mesmo.

Deixo-te uma review que fiz a um Lenovo de 11.6" com 1366x768: http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=613633
Qual é o portátil e qual o computador? Um desktop irá ter sempre mais performance e um preço menor face a um portátil.
O de 13" é um Macbook Pro e o de 21,5" é um iMac. A resolução do de 13" foi o que me fez ficar indeciso.
A resolução do Macbook é 1280 x 800, enquanto que a do iMac é 1920 x 1080.
Offline

anjo2 
Membro
Mensagens 3020 Gostos 0
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

1280x800 é razoável para trabalhar, mas 1920x1080 é muito melhor.
Offline

Diogo Pinto 
Administrador
Mensagens 4400 Gostos 371
Feedback +4

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Search Level 6 Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

O de 13" é um Macbook Pro e o de 21,5" é um iMac. A resolução do de 13" foi o que me fez ficar indeciso.
A resolução do Macbook é 1280 x 800, enquanto que a do iMac é 1920 x 1080.

Poupa 300€ e vai para um de 15". Arranjas por vezes promoções porreiras. Tenho uma amiga com um macbook (não pro) de 13" em design gráfico e safa-se perfeitamente. Mas que por vezes se queixa que mais uma ou duas polegadas dava jeito ;)

Entre esses dois, eu ia para iMac.
Offline

JoaoCardoso 
Membro
Mensagens 1519 Gostos 1
Feedback +29

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Tenth year Anniversary Apple User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter

Se a portabilidade não for o indispensal claro que o iMac da uma coça no mac13, mas o preço dele talvez de para comprar 2 macs13 não?=)

Afinal não, estava a fazer confusão com de 27 pol.: 2,8GHz :)

O iMac fica bem em qualquer quarto :D por mais desarrumado que esteja :P LOL

encontras macs usados com garantia a bom preço ;)
Offline

Thomato 
Membro
Mensagens 4125 Gostos 3
Feedback +2

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Poupa 300€ e vai para um de 15". Arranjas por vezes promoções porreiras. Tenho uma amiga com um macbook (não pro) de 13" em design gráfico e safa-se perfeitamente. Mas que por vezes se queixa que mais uma ou duas polegadas dava jeito ;)

Entre esses dois, eu ia para iMac.
Agora não dá mesmo para dar mais 300€. É que se quiser um Mac, sai tudo do meu bolso, se quiser um computador com Windows, dão-mo... Enfim :P

A diferença de preço entre o iMac e o MBP 13" é minima. Não era por aí.
Acho que vou mesmo para o iMac e o MBP fica para depois :)

Mas continuo a ouvir mais opiniões ;)
Offline

Luís Salvador 
Membro
Mensagens 2068 Gostos 37
Feedback +4

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Macbook Pro 15'' é o meu e adoro!

É portátil e é onde trabalho (na boa).

Quando preciso de mais resolução (não é muito frequente, só mesmo de vez em quando), ligo o Mac à HDTV que tenho aqui no quarto e passo de 1440x900 para 1920x1080 ou algo parecido : )
Offline

Cacofb 
Elite
Mensagens 1036 Gostos 3
Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Tenth year Anniversary Linux User Mobile User Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter

Eu tenho um portátil de 16.4 e comprei agora um monitor 24' para trabalhar em código/design. Muito mais produtivo! :)
Offline

RaPtOr 
Membro
Mensagens 1173 Gostos 2
Feedback +1

Troféus totais: 30
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4

Eu tenho um MacBook Pro 13'' que comprei pela portabilidade, se for para trabalhar em casa e fora, aconselho um de 15'' ou iMac. Não compres um 13'' para usares frequentemente em casa, vais achar que não está a altura das necessidades.
Offline

Thomato 
Membro
Mensagens 4125 Gostos 3
Feedback +2

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Vou mesmo comprar o iMac :)
Offline

Nazgulled 
Membro
Mensagens 552 Gostos 0
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Não sei se ainda vou a tempo mas deixo aqui a minha opinião sobre o tamanho...

O meu portátil antigo era de 15.6'' e era bom para trabalho (programação na universidade, fotografia/design por gosto pessoal), tinha um tamanho razoável portanto. Claro que quanto maior fosse, melhor. Mas um portátil maior era demasiado pesado e para ter na secretaria estava fora de questão por razões óbvias.

Fartei-me dele porque era pesado e demasiado grande, comprei um de 13'' recentemente devido à portabilidade. É pequeno, mas não demasiado e é o suficientemente leve. Serve perfeitamente para andar com ele de um lado para o outro na universidade. E foi exactamente com essas razões que o comprei.

No entanto é um tamanho um bocado chato porque cabe pouca coisa no ecrã. Poucas linhas de código e fotos pequenas. Uma resolução grande também não ia ajudar, ate ia fazer mal porque iria ficar tudo demasiado pequeno. Eu não sou nada alto (1.75m) mas já me vejo muitas vezes super curvado para olhar direito pois o ecrã pois fica muito em baixo. Ainda não me habituei lá muito bem a esticar as costas e inclinar o ecrã. Não é uma posição confortável para se estar horas a trabalhar.

Por isso é que digo que o ideal é mesmo um grande ecrã e um computador fixo para trabalho, portátil acho que é um erro, mas cada caso é um caso. Claro que o portátil é necessário para quem precisa de mobilidade (que é o meu caso) e não se pode optar pelas duas coisas.

Ou então algum tipo de suporte para o portátil onde o ecrã fique à mesma altura dos nossos olhos sem termos de inclinar o pescoço. Já vi uma prof minha com uma cena dessas e a nível de visão e postura era perfeito. Para teclar é que acho que não dava muito jeito, pareceu-me porque nunca experimentei.

Só queria deixar os meus 2 centavos.
Offline

anjo2 
Membro
Mensagens 3020 Gostos 0
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Eu tenho um de 17", mudei a gráfica dele o mês passado, tenho performance e uma certa mobilidade, a pé ando pouco com ele, mas de carro ando quase sempre com ele, e transportar no carro 1Kg ou 5Kg é praticamente o mesmo, e como 50% do tempo estou em Tomar e os outros 50% do tempo em Lisboa não me dá um desktop, e um portátil fraco também não é a melhor solução para mim.

Vejo muitas pessoas a dizerem que portáteis acima de 2000€ é um erro, a realidade é que para quem viaja regularmente e precisa de ter performance, apenas poderá ter um portátil com grande desempenho, o meu tem quase 3 anos e em termos gráficos é melhor que a maioria dos portáteis actuais, é até melhor que o desktop que aqui tenho...

Para quem não precisa de um portátil, não vale a pena comprar porque é moda, com o mesmo preço de um portátil, compra-se um desktop com o dobro da performance.