← Joomla

Ajuda no CMS Joomla!

Lida 8299 vezes

Offline

Master 
Membro
Mensagens 462 Gostos 0
Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

Boas!

Ora bem, como comecei agora a trabalhar com o CMS Joomla! e como tenho poucos conhecimentos de php (para não dizer nenhuns) precisava de ajuda na implementação de uma nova posição de módulo para um banner, dado que o template em causa não tem essa possibilidade no sítio que eu quero.
Se houver aqui alguém que consiga fazer uma alteração deste género que diga, pois não quero, por agora, por aqui o link do meu site, por diversas razões e até porque ainda está em construção... até estou disposto a pagar, caso seja necessário (não posso pagar muito, mas sempre é melhor que nada).

Cumps
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Uma dica, instala as extensões das templates do joomla para o dreamweaver e em 5 minutos (quase) tas a criar as tuas proprias templates...
Offline

Master 
Membro
Mensagens 462 Gostos 0
Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

exit, obrigado pela resposta!
Onde encontro as extensões que referiste para o Dreamweaver MX (v.6.0)?
E é assim tão fácil mudar e criar módulos em templates e sem saber codar em php?
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Joomla dreamweaver ext

As extensions instalam-se automaticmante é só correr, depois é so abrires o template que queres modificar e inseres uma "module position" da extensão onde prentendes!

Se precisares de ajuda diz, mas a melhor maneira é mesmo ir mexendo e aprender com os erros!
Offline

Master 
Membro
Mensagens 462 Gostos 0
Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

Ok, obrigado... vou tentar, depois digo como correu.
Offline

Master 
Membro
Mensagens 462 Gostos 0
Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

Cá estou eu aqui de novo!
Instalei a extensão do Joomla! para o Dreamweaver, vejo todas a ferramentas para construir um template, mas falta algo.... o template não carrega como devia de ser, talvez faltem as CSS para posicionar todo o conteúdo...
O template que estou a querer alterar é tableless, se calhar não ajuda muito... ou seja por mais que tente não estou a conseguir fazer nada de jeito...

Eu já consegui, à mão, inserir o código para chamar o módulo de banner, o que falta é editar o ficheiro .CSS (reajustar dois módulos existentes - neste caso user4 e user5, e depois dimensionar e centrar o módulo de banner) o problema é que não estou a conseguir, pois não tenho conhecimentos suficientes... ajuda era bem vinda!
Offline

Ricardo75 
Membro
Mensagens 1660 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Onde queres que apareça o banner adiciona isto:
Código: [Seleccione]
<?php mosLoadModules&#40; 'banner', -1 &#41;; ?>

Mas também podes publicar os banners noutras posições, basta ires à gestão dos módulos entrar no módulo banner escolher a posição onde queres que ele apareça.
Se onde queres que ele apareça não tem nenhuma posição disponível então adicionas o código que mostrei antes e defines o módulo para aparecer na posição banner.

Em resposta à última mensagem, como é que estás a chamar a folha de estilos (CSS) no index.php do template?
Offline

Master 
Membro
Mensagens 462 Gostos 0
Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

Obrigado Ricardo75!
Eu já meti o código para chamar o módulo de banners, o problema é que o módulo banner criado aparece-me por baixo de outros módulos já por defeito do template, descentrado e largo demais...

Este template não me parece muito simples, pois tem um conjunto de ficheiros .CSS: penso que o ficheiro index.php chama o template_css.css e por sua vez este chama o base.css e o customize.css ... o base.css por sua vez chama mais 4 files .css que controlam o tamanho do layout...

Código: [Seleccione]
<link href="templates/<?php echo $cur_template?>/css/template_css.css" rel="stylesheet" type="text/css" media="screen" />
Offline

Ricardo75 
Membro
Mensagens 1660 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Esse template então terá algures um pequeno ficheiro para configurar os estilos do site? Não estará aí o problema, algum nome mal escrito ou outro erro qualquer?
Se o template não alterar os estilos também é exagero ter tantos ficheiros css...

Não sei se mexeste nisso, mas não te esqueças que tens de chamar o ficheiro css colocando o caminho até lá, mesmo com templates/nome_do_template/css/template_css.css quando estava verdinho no joomla enganava-me muitas vezes nisso.

Se não for nada disso, tenta lembrar-te do que fizeste para que isso tenha deixado de funcionar, deves ter apagado alguma coisa que não devias.

Se não te desenrascares envia-me o nome do template ou o url do site por mp que eu tento dar uma vista de olhos.

EDIT: Não reparei no código, parece estar correcto.
Offline

Ricardo75 
Membro
Mensagens 1660 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Também podes usar o validator do w3c para o que ele realmente serve:
http://validator.w3.org/ para o html
e o http://jigsaw.w3.org/css-validator/ para o css,
podes ter deixado alguma tag do html ou css aberta. Mas não me cheira que seja disso, mas nunca se sabe.
Offline

Master 
Membro
Mensagens 462 Gostos 0
Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

Ricardo75, o template foi comprado e não mexi em nada e está tudo a funcionar perfeitamente... apenas tentei introduzir o tal código para por um novo modulo, neste caso para banners, dado que este template não tem um de raiz, a questão é que não consigo pôr como deve de ser...
Queres dar uma vista de olhos nos ficheiros?
Offline

Ricardo75 
Membro
Mensagens 1660 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Ahhhh, ok, percebi que o template não estava a carregar o css no site :oops: desculpa lá.

Pelo menos precisava de ver como é que o banner aparece. Se puderes mostrar o site envia por mp, se não puderes então envia os ficheiros.
Offline

Master 
Membro
Mensagens 462 Gostos 0
Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

Ricardo75, queria enviar-te uma pm, mas não me deixa... diz que estou proibido! O que se passa?

Edit: já vi o que é, tem a ver com o tamanho da mensagem :lol:
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Se o template é pago normalmente tens suporte do site onde o compras-te
Offline

Master 
Membro
Mensagens 462 Gostos 0
Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

Citação de: "exit"
Se o template é pago normalmente tens suporte do site onde o compras-te

Tens razão, e foi o que fiz, mas para fazer isto em concreto queriam que pagasse e várias vezes o que paguei pelo template  :?