Amigo, não é tempestade num copo de água nenhuma, não te precipites!
Escolhi aquele servidor foi porque tinha uma boa relação entre os serviços que ofereciam e o preço. Se o preço fosse o dobro daquele que paguei na altura, teria escolhido outro serviço de certeza. Portanto baixar o preço no primeiro ano sem informar devidamente sobre as intenções de praticar outros preços no futuro é um golpe para captar clientes, clientes que não não seriam captados pela lei da oferta e da procura.
E a lei da oferta e da procura não significa que não deva haver o minimo de clareza por parte de quem vende o alojamento. E neste caso não me parece que tenha havido. Por isso eu quis saber se é um golpe generalizado.
Talvez a tua resposta seja indicadora de que não é um caso isolado. Vou estar ainda mais atento na minha próxima escolha.
Não é só captar clientes, é preciso saber mantê-los!
Boas,
Disse tempestade em copo de água porque não percebo bem a tua indignação com o aumento do preço:
- Subscreveste um serviço APENAS por um ano a um determinado preço.
- Para renovares o serviço, o prestador propõe-te outro preço (dobro, triplo, o que eles quiserem).
- Tu escolhes ficar ou não.
Esta é a minha forma de pensar.
Compreenderia perfeitamente se estivesses indignado com o facto de te apenas comunicar o preço com 8 dias de antecedência (manobra clara para forçar o cliente a ficar) mas não com o facto do preço aumentar.
A Lei da Oferta e Procura basicamente diz que o preço é ajustado pela Oferta e Procura de um bem ou serviço.
Ora, para o teu prestador de serviços existe com certeza um equilibrio favorável entre a Oferta e Procura do seu serviço que lhes permite oferecer um preço baixo para conquistar o cliente no primeiro ano e depois dupllicar o preço a partir do segundo. De certeza absoluta que a taxa de desistências compensa esta prática para o prestador de serviços em causa (ainda mais quando é alavancada pela omissão nada ética do preço da renovação).
Desde que o prestador não coloque barreiras à saída do cliente (impedir que o domínio seja transferido por exemplo), o problema é menor e só faz sobresair uma frase: Quando a esmola é muita...
Concordo completamente que não basta captar clientes, é preciso mantê-los. Certamente a esse prestador de serviços interessa manter clientes por um determinado valor, caso contrário, preferem perdê-lo.
Esta prática não é efectivamente exclusiva desse prestador. Uma das indústria que utiliza muito esta prática é a indústria dos domínios. Já comprei domínios no primeiro ano a 1 euro e no segundo a renovação custa 12 euros. O que fazer? Ou renovo ou deixo-os cair!
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Ninguém aluga uma casa para no ano seguinte as rendas passarem para o dobro.
Ninguém anda com a casa às costas por desporto, mudando de residência todos os anos, para fugir às especulações de renda do senhorio.
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RE: Antes fosse assim. Se assim fosse (Lei da Oferta e Procura) a baixa de Lisboa, Porto e Coimbra não estavam no estado que estão. (Penso que sejas do Brasil, por isso és capaz de não entender o que quero dizer. É um pequeno aparte.)