← Blogging/Comunidades

Incentivar leitores a comentar

Lida 6790 vezes

Offline

Pedro Lopes 
Beta tester
Mensagens 3568 Gostos 18
Feedback +6

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Olá,

Bem, penso que esta pergunta seja interessante para todos; Como incentivar os leitores de um blog a comentar?

No meu blog tenho boas visitas, muitas vem do Google, outras são leitores habituais. Alguns desses leitores habituas deixam sempre um comentário, mas muitos outros não.

Gostava de saber o que aconselham para incentivar o comentário.
Offline

Souza 
Elite
Mensagens 1816 Gostos 1
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Perguntas aos leitores, no fim do artigo, o que acham sobre este.

Isso depende do tipo de notícia, eu vejo isso nos meus blogs. Artigos com 30 comentários, 50, e até 100 comentários  e alguns mesmo com 0
Offline

Jerson 
Elite
Mensagens 2401 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Há uns tempos havia uma moda de oferecer prémios a quem comentava e estratégias desse género. Nunca gostei disso porque dá um ar "cheesy", acho que um leitor verdadeiramente interessado comenta e os outros lêem apenas e depois seguem viagem. Não é necessariamente mau, isso não significa que o visitante que comenta vai adicionar o website aos favoritos, até pode nem fazê-lo. Existem talvez estratégias como abordar temáticas mais polémicas mas que recorre muito a isso corre o risco de perder credibilidade, mas falando pelo que eu tenho visto, depende muito da pessoa que escreve o artigo, existem autores que pela forma de escrever parece que estimulam os visitantes a comentar.

Depois há técnicas que podes utilizar de design, formas de organização dos elementos, até utilização de cores podem estimular inconscientemente o visitante a comentar etc...
Offline

Web Milionário 
Membro
Mensagens 628 Gostos 0
Feedback +5

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts

Contas os re-tweets como comentários e fazes muitos re-tweets. Bingo!
Offline

ruben_10_ 
Membro
Mensagens 42 Gostos 0
Troféus totais: 17
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Karma Eighth year Anniversary

depende do tipo de abordagem que se faça... pode haver users entusiasmados e que não deixam mensagem, assim como users entusiasmados e que deixam mensagem.

se forem users habituais, por  norma tendem a identificar-se com o projecto, como tal deixam mensagem como forma de agradecimento ou até para eventuais dúvidas que o artigo possa suscitar

questionários é daquelas coisas que qualquer um responde, pois é rápido e simples. contudo, pode ser um precedente para mais comentários :wink:
Offline

Pedro Lopes 
Beta tester
Mensagens 3568 Gostos 18
Feedback +6

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Perguntas aos leitores, no fim do artigo, o que acham sobre este.

Isso depende do tipo de notícia, eu vejo isso nos meus blogs. Artigos com 30 comentários, 50, e até 100 comentários  e alguns mesmo com 0
Tenho feito isso, mas nem sempre resulta... Quase nunca... E ao fazer isso, parece que estamos aflitos por comentários, não fica bem.

Há uns tempos havia uma moda de oferecer prémios a quem comentava e estratégias desse género. Nunca gostei disso porque dá um ar "cheesy", acho que um leitor verdadeiramente interessado comenta e os outros lêem apenas e depois seguem viagem. Não é necessariamente mau, isso não significa que o visitante que comenta vai adicionar o website aos favoritos, até pode nem fazê-lo. Existem talvez estratégias como abordar temáticas mais polémicas mas que recorre muito a isso corre o risco de perder credibilidade, mas falando pelo que eu tenho visto, depende muito da pessoa que escreve o artigo, existem autores que pela forma de escrever parece que estimulam os visitantes a comentar.

Depois há técnicas que podes utilizar de design, formas de organização dos elementos, até utilização de cores podem estimular inconscientemente o visitante a comentar etc...

Ya, acho que a forma como se escreve é que incentiva mais, dependendo de como se escreve. Quanto aos prémios, acho absurdo... Um passatempo de longe a longe tá bem...

Contas os re-tweets como comentários e fazes muitos re-tweets. Bingo!
...
Offline

raugusto 
Elite
Mensagens 3145 Gostos 33
Feedback +13

Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

eu gosto sempre de sugerir tecnicas já comprovadas. Se queres comentários....escreve um artigo sobre o ebook do Paulo Faustino.
Offline

sergiodlopes 
Membro
Mensagens 57 Gostos 0
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts

Sinceramente não sou blogger, mas enquanto cibernauta vejo imensos bloggers (talvez a Mashable seja o exemplo mais conhecido) deixarem no final do artigo algo como:

"O que acham de x? Que outras formas sugeriam para que y conseguisse deixar z? Deixem a vossa opinião nos comentários."

Parece resultar :)
Offline

betanalista 
Membro
Mensagens 2564 Gostos 0
Feedback +18

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

eu gosto sempre de sugerir tecnicas já comprovadas. Se queres comentários....escreve um artigo sobre o ebook do Paulo Faustino.


isso parece-me que estas a sugerir que ele escreva sobre fofocas, e revistas cor de rosa.. não querendo comparar o ebook a nada disso..
Offline

raugusto 
Elite
Mensagens 3145 Gostos 33
Feedback +13

Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Não sei....

sugeri um tema, que por ex aqui motivou uma participação extraordinária...ao fim de semana...em que praticamente ninguem escreve nada. Se é fofoca ou cor de rosa...então é uma questão de repensar o assunto do blog....pois as fofocas não sao o assunto do +trafego e ate deu resultado.


Mas pronto, pondo isso de outra forma....para motivar comentários é preciso ser controverso.
Offline

Jerson 
Elite
Mensagens 2401 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Mas pronto, pondo isso de outra forma....para motivar comentários é preciso ser controverso.

É uma hipótese, mas funciona esporadicamente e utilizada em exagero pode ser prejudicial. Se o caminho é tentar garantir uma maior participação e mais constante, não é por aí. Mas existem muitos aspetos, primeiro é importante conhecer bem os leitores do blogue e depois começar a trabalhar a partir daí. Também existem truques para levar o leitor a ficar mais receptivo à ideia de comentar, podes tentar trabalhar o design, testar cores, variações de texto etc.

PS: Já agora uma boa dica era tentares arranjar mais pessoas para escreverem artigos, é sempre bom para os leitores.
Offline

Pedro Lopes 
Beta tester
Mensagens 3568 Gostos 18
Feedback +6

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Não sei....

sugeri um tema, que por ex aqui motivou uma participação extraordinária...ao fim de semana...em que praticamente ninguem escreve nada. Se é fofoca ou cor de rosa...então é uma questão de repensar o assunto do blog....pois as fofocas não sao o assunto do +trafego e ate deu resultado.


Mas pronto, pondo isso de outra forma....para motivar comentários é preciso ser controverso.

Sim já se sabe que artigos desses vão dar comentários, mas não vou estar a sempre a fazer esses artigos...

Quero é saber como em todos os artigos se pode incentivar mais a comentar.

Sinceramente não sou blogger, mas enquanto cibernauta vejo imensos bloggers (talvez a Mashable seja o exemplo mais conhecido) deixarem no final do artigo algo como:

"O que acham de x? Que outras formas sugeriam para que y conseguisse deixar z? Deixem a vossa opinião nos comentários."

Parece resultar :)

Nem sempre dá para aplicar isso...

É uma hipótese, mas funciona esporadicamente e utilizada em exagero pode ser prejudicial. Se o caminho é tentar garantir uma maior participação e mais constante, não é por aí. Mas existem muitos aspetos, primeiro é importante conhecer bem os leitores do blogue e depois começar a trabalhar a partir daí. Também existem truques para levar o leitor a ficar mais receptivo à ideia de comentar, podes tentar trabalhar o design, testar cores, variações de texto etc.

Por acaso as cores é capaz de incentivar mais os comentários, mas também existem blogs com péssimo design e que gerem mais comentários, mas por acaso a maioria desses sites são assuntos polémicos/controversos e não para um publico em geral.
Offline

sergiodlopes 
Membro
Mensagens 57 Gostos 0
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts

Nem sempre dá para aplicar isso...

Dá-me um exemplo :)
Offline

Pedro Lopes 
Beta tester
Mensagens 3568 Gostos 18
Feedback +6

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Dá-me um exemplo :)

Tem vezes que não dá para estruturar uma pergunta. Não vamos usar o "O que achas disto?". Na minha opinião fica mal...
Offline

sergiodlopes 
Membro
Mensagens 57 Gostos 0
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts

Tem vezes que não dá para estruturar uma pergunta. Não vamos usar o "O que achas disto?". Na minha opinião fica mal...

Depende sobre o que é. "O que achas disto?" obviamente não é válido para tudo!

"O Jaquim morreu!"
"blablabla bla blabla bla,
Acham que ele tá mesmo morto?"

Cada coisa no seu lugar, a ideia é pedir a opinião do leitor, e que a expresse nos comentários, mas fazê-lo em jeito de pergunta interessante que o leitor possa responder.