← Social Media

Capturar emails no facebook é legal?

Lida 22132 vezes

Offline

betanalista 
Membro
Mensagens 2564 Gostos 0
Feedback +18

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Obviamente que não é possível.

Se assim foste, era uma festa. Fazias um página "Se és humano, junta-te !!!!!", divulgavas um bocado e passado uma semana tinhas 30,000 emails.

em que se baseia para afirmar que não é possivel?
Offline

RuiGomes 
Membro
Mensagens 504 Gostos 0
Feedback +4

Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts 100 Posts

Sempre me disseram que para provar uma falsidade preciso apenas de um exemplo, mas se quiseres dou-te 3 ou 4.
Tenho várias páginas no Facebook, algumas delas com milhares de fans e não tenho o mail de nenhum dos fans.

Claro que se me mostrares uma opção qualquer que o permita fazer, retiro o que disse, mas que eu tenha conhecimento, até ao momento não existe.

Claro que podia começar a capturar emails numa das páginas, mas isso já era falar de outra coisa (que é o que o OP queria saber se podia fazer sem infringir regras).
Offline

cjseven 
Administrador
Mensagens 1809 Gostos 26
Feedback +3

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

depois do que percebi do primeiro poste o que se passar é que uma pessoa ao se tornar fã na pagina de facebook o dono da pagina guarda o e-mail dessa pessoa..

Percebeste mal.

A questão aqui é saber se se pode incluir um formulário para recolher subscrições para uma mailing list.

Segundo os termos do facebook, pelo que li, ainda que não tenho lido tudo, é possível e legítimo desde que os termos de privacidade estejam explicitos e sejam respeitados esses termos.
Offline

betanalista 
Membro
Mensagens 2564 Gostos 0
Feedback +18

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Sempre me disseram que para provar uma falsidade preciso apenas de um exemplo, mas se quiseres dou-te 3 ou 4.
Tenho várias páginas no Facebook, algumas delas com milhares de fans e não tenho o mail de nenhum dos fans.

Claro que se me mostrares uma opção qualquer que o permita fazer, retiro o que disse, mas que eu tenha conhecimento, até ao momento não existe.

Claro que podia começar a capturar emails numa das páginas, mas isso já era falar de outra coisa (que é o que o OP queria saber se podia fazer sem infringir regras).

Isso nada justifica, o facto de tu não conseguir não significa que não seja possível, eu também não consigo construir um carro e no entanto eles são construidos.


Percebeste mal.

A questão aqui é saber se se pode incluir um formulário para recolher subscrições para uma mailing list.

Segundo os termos do facebook, pelo que li, ainda que não tenho lido tudo, é possível e legítimo desde que os termos de privacidade estejam explicitos e sejam respeitados esses termos.

isso já eu percebi a mais de 120dias atras, aqui a discussão já esta em outra coisa
Offline

cjseven 
Administrador
Mensagens 1809 Gostos 26
Feedback +3

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

Isso nada justifica, o facto de tu não conseguir não significa que não seja possível, eu também não consigo construir um carro e no entanto eles são construidos.


isso já eu percebi a mais de 120dias atras, aqui a discussão já esta em outra coisa

Pois... estou a ver que sim. Passaste a discussão para o "sexo dos anjos".

Leva a mota, o capacete e tem cuidado para não caires.

Cumps,
+cjseven
Offline

Jerson 
Elite
Mensagens 2401 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Percebeste mal.

A questão aqui é saber se se pode incluir um formulário para recolher subscrições para uma mailing list.

Segundo os termos do facebook, pelo que li, ainda que não tenho lido tudo, é possível e legítimo desde que os termos de privacidade estejam explicitos e sejam respeitados esses termos.

Sim e já agora fica a informação do próprio Facebook:

Citar
If you collect information from users, you will: obtain their consent, make it clear you (and not Facebook) are the one collecting their information, and post a privacy policy explaining what information you collect and how you will use it.
Offline

betanalista 
Membro
Mensagens 2564 Gostos 0
Feedback +18

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Pois... estou a ver que sim. Passaste a discussão para o "sexo dos anjos".

Leva a mota, o capacete e tem cuidado para não caires.

Cumps,
+cjseven

Não vejo o que a discussão tem haver com o sexo dos anjos, mas caso não pretenda entrar na actual discussão evite o off-topic.

cumprimentos,
Betanalista
Offline

cjseven 
Administrador
Mensagens 1809 Gostos 26
Feedback +3

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

Face à implícita prepotência das tuas respostas é complicado manter o ontopic.

Para mim o tópico é sobre a questão "Capturar emails no facebook é legal?" e não sobre se é possível ou não "sacar" emails dos fãs do facebook. Isso para ser conseguido seria preciso, no mínimo, hackear o facebook - e isso para mim, a juntar à comparação com a capacidade de construir um carro, é discutir o "sexo dos anjos":

http://pt.wikipedia.org/wiki/Sexo_dos_anjos_%28debate_teol%C3%B3gico%29

Se não é isto, por favor esclarece-me:

Afinal qual é o tema?
Offline

spec 
Elite
Mensagens 989 Gostos 1
Feedback +2

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Se esclareceres qual é o objectivo da recolha, dá quem quer, quem não quer não dá... pelo que li, o facebook não se importa com isso desde que seja transparente.

Outro caso é a recolha de dados não autorizados... É francamente fácil recolher informação de contas no facebook, olhem este exemplo, façam a sincronização completa da vossa conta de facebook com o vosso smartphone Android... recebem a imagem de perfil, o email e o numero de telemóvel de quase todos os vossos amigos porque a maioria disponibiliza esses dados ao publico.

O facto da informação estar disponível não significa que seja livre, é como as imagens e as fotos estão lá, podem ser vistas mas não podem ser usados sem o consentimento dos donos.


Cumprimentos

Offline

cjseven 
Administrador
Mensagens 1809 Gostos 26
Feedback +3

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

Outro caso é a recolha de dados não autorizados... É francamente fácil recolher informação de contas no facebook, olhem este exemplo, façam a sincronização completa da vossa conta de facebook com o vosso smartphone Android... recebem a imagem de perfil, o email e o numero de telemóvel de quase todos os vossos amigos porque a maioria disponibiliza esses dados ao publico.

Realmente com um scraper à medida pode-se fazer estragos. Contudo se as pessoas publicam os seus dados, e não limitam o acesso público, sujeitam-se à sua divulgação e a serem contactados, no caso dos emails e telefone.

Fazer a recolha dos dados dos amigos (se são amigos, são amigos) para o telemovel acho que não levanta problemas. É possível fazer o mesmo com os fãs das páginas?

Esta situação da privacidade é por vezes caricata. As pessoas "abrem-se todas" e depois queixam-se.

Como exemplo, tenho um site de anúncios onde as pessoas podem publicar o seu cv. Mesmo por baixo do botão "Enviar" tenho um aviso para não publicarem dados pessoais que queiram manter pessoais. Resultado: é igual ao litro.

E ainda por cima reclamam. :) Outro dia uma pessoa publicou o curriculo e como se deve esperar de um site destes, é que o curriculo seja divulgado - caso contrário para quê publicar, certo?

O site está em WP e passado um par de horas essa pessoa começou a receber telefonemas e emails e (Viva o wordpress) quando se procurava pela nome da sua licenciatura, o seu curriculo aparecia em primeiro lugar do google.

Contactou-me, meio indignada, que não devia ser assim. E eu respondi: Então qual acha que devia ser a finalidade de um site de publicação de curriculos ao publico? Escondê-los? Não me respondeu...
Offline

betanalista 
Membro
Mensagens 2564 Gostos 0
Feedback +18

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Face à implícita prepotência das tuas respostas é complicado manter o ontopic.

Para mim o tópico é sobre a questão "Capturar emails no facebook é legal?" e não sobre se é possível ou não "sacar" emails dos fãs do facebook. Isso para ser conseguido seria preciso, no mínimo, hackear o facebook - e isso para mim, a juntar à comparação com a capacidade de construir um carro, é discutir o "sexo dos anjos":

http://pt.wikipedia.org/wiki/Sexo_dos_anjos_%28debate_teol%C3%B3gico%29

Se não é isto, por favor esclarece-me:

Afinal qual é o tema?



Carissimo se tivesse recuado umas respostas, teria percebido de onde surgiu esta nova discussão

:lol:

Achas isso possível? O que o bonsempregos falou foi de forms da aweber e outros serviços.

simplesmente respondi a esse membro

Por isso não consigo perceber a essencia das suas respostas, dai não lhe responder directamente as mesmas.

cumprimentos,
Betanalista
Offline

Web Milionário 
Membro
Mensagens 628 Gostos 0
Feedback +5

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts

Betanalista, desiste, não tens razão nenhuma. Nem é possível nem o tópico era sobre isso, criaste uma discussão só tua.
Offline

betanalista 
Membro
Mensagens 2564 Gostos 0
Feedback +18

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Betanalista, desiste, não tens razão nenhuma. Nem é possível nem o tópico era sobre isso, criaste uma discussão só tua.

nas pessoas que tem o email visível continua a achar que é possivel, sem ser manualmente  :-k
Offline

Diogo Pinto 
Administrador
Mensagens 4400 Gostos 371
Feedback +4

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Search Level 6 Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

nas pessoas que tem o email visível continua a achar que é possivel, sem ser manualmente  :-k

Mas não é :D Pelo menos legalmente. Nem com software. ;)
Offline

spec 
Elite
Mensagens 989 Gostos 1
Feedback +2

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

O facto de estar visível e de alguns dados serem públicos, isso não dá direito a que terceiros usem essa informação, tenham cuidado.

António, se eu tiver no meu perfil 1000 amigos, posso fazer a sincronização de informação com o telemóvel e recebo toda a informação que esses meus amigos tem visível (foto de perfil, nome, email, telemóvel, morada...). Os livros de contactos dos smartphones são quase ilimitadas (é apenas limitado pela memória do telemóvel).

Páginas de fãs, acho que não é possível.