← Blogging/Comunidades

Melhor fórum actual - IP.Board vs. Xenforo vs. ?

Lida 7970 vezes

Offline

DavisGouveia 
Membro
Mensagens 6 Gostos 3
Troféus totais: 14
Trófeus: (Ver todos)
Level 3 Avatar Seventh year Anniversary Sixth year Anniversary Fifth year Anniversary Fourth year Anniversary Combination Topic Starter Level 2 Level 1

Olá a todos :) 
Estou a explorar as várias opções actuais para um fórum com alguma dimensão, não me importando pagar caso exista uma melhor opção que seja paga. 

Do que li em vários outros fóruns internacionais, existe uma adesão considerável quer ao IP.Board, quer ao Xenforo. 

Cá em Portugal, acompanho portais como o Zwame que optou pelo Xenforo, mas a grande maioria pelo IP.Board (aqui este mesmo, CMPortugal, Forumúsica, Forumfotografia, etc.). 

Alguém que conheça os dois e recomende algum? Devia considerar outro? Vantagens e desvantagens.
Offline

Vitor Teixeira 
Membro
Mensagens 1527 Gostos 9
Feedback +21

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Eu conheço o IPB (criava skins para o mesmo) e é realmente muito bom, recomendo. Tens também o SMF que é porreiro e grátis.

Ah, o +T não usa IPB, usa vbulletin.
Offline

STronic 
Elite
Mensagens 546 Gostos 8
Feedback +5

Troféus totais: 30
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Search Apple User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Ah, o +T não usa IPB, usa vbulletin.

o +T não usa vbulletin, usa SMF. ;)
Offline

Vitor Teixeira 
Membro
Mensagens 1527 Gostos 9
Feedback +21

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Por acaso estive na dúvida, eheh. Obrigado pela correção.
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Offline

DavisGouveia 
Membro
Mensagens 6 Gostos 3
Troféus totais: 14
Trófeus: (Ver todos)
Level 3 Avatar Seventh year Anniversary Sixth year Anniversary Fifth year Anniversary Fourth year Anniversary Combination Topic Starter Level 2 Level 1

Já tinha visto o Discourse, mas parece-me algo difícil de gerir para um fórum com muitas categorias/temas de discussão e que se dividam depois em várias sub-categorias/sub-temas. Andei a procura de algum com alguma dimensão e dezenas de categorias e não encontrei nenhum. Curiosamente o fórum que era dado como exemplo no post que o Nuno refere de apresentação do Discourse passou para SMF. Acho que é um tipo de fórum mais apropriado em fóruns em que o utilizador tem interesse por grande parte dos temas discutidos, e não num fórum em que cada secção interessa a um grupo diferente de utilizadores. O Discourse mistura depois tudo numa página inicial em que um utilizador deste último tipo de fórum teria interesse na melhor das hipóteses em 1 em cada 10 tópicos que lhe apareceriam na lista, desmotivando a consulta. Mas estou curioso para ver como o evoluem e usaria certamente para algo mais pequeno.

Obrigado pela respostas Vitor e Nuno. Estou mais inclinado para o Xenforo pelo melhor visualização e aspecto nos telemóveis e tablets dos que já vi implementados, que é crucial nos tempos que correm.

Quanto ao +T, parecia-me o IPB, erro meu. :)
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

FYI

Para os entusiastas destas plataformas, o sitepoint migrou recentemente para discourse...
http://community.sitepoint.com/

E existe também um novo tipo de plataforma a ter bastante sucesso:
http://www.telesc.pe/
Que no fundo é um clone do modelo do reddit, mas para apenas um tema em vez de vários.
Offline

DavisGouveia 
Membro
Mensagens 6 Gostos 3
Troféus totais: 14
Trófeus: (Ver todos)
Level 3 Avatar Seventh year Anniversary Sixth year Anniversary Fifth year Anniversary Fourth year Anniversary Combination Topic Starter Level 2 Level 1

Nesse caso sem subcategorias parece funcionar bem. Acho que é a única coisa que aponto nesse tipo de fóruns é se com o crescimento e a sub-categorização continua a fazer sentido e a funcionar bem. Conheces algum assim? Por exemplo, achas que se conseguiria aplicar neste fórum, considerando que algumas categorias se subdividem em 3 ou mesmo mais categorias?

O Telesc desconhecia, tem um ar um pouco amador mas com algumas funcionalidades interessantes.