← Blogging/Comunidades

Iniciar blog - pergunta básica

Lida 16481 vezes

Offline

visiense 
Membro
Mensagens 73 Gostos 1
Feedback +8

Troféus totais: 22
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

A minha questão não é sobre como fazer um blog, mas sim, como se deve começar a publicar, para dar um maior impulso. Tenho vários blogs, uns com mais sucesso que outros, e uma coisa já percebi: para manter um determinado número de visitas, temos de publicar periodicamente. Nada de fazer alguns posts, e esperar que o trabalho esteja todo feito.

A minha pergunta vai mais no sentido de como começar? Devemos colocar  inicialmente um número considerável de publicações, ou inicia-se com as tais publicações periódicas, uma a uma?

E se tiverem mais algumas dicas para o início, podem também deixar aqui. Queria começar um novo projeto, e gostava de planear com mais cuidado do que fiz com os outros.

Obrigado pela ajuda!
Offline

Carlos Gandra 
Administrador
Mensagens 3081 Gostos 97
Feedback +1

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4

Olá visiense,

Se "por começar" te referes a ter o blog online, visível para motores de busca começarem a indexar, etc, podes sempre começar pelo primeiro artigo e ir publicando - a não ser num blog a promover um produto, pois aí deves de começar já com as páginas básicas (sobre, faq, testemunhos, onde comprar, blabla).

Se te referes à parte em que começas a divulgar o blog pelos teus contactos, facebook, sítios como o +t, etc, aí já convém teres uma base de dados com alguns artigos, diria que pelo menos uns 20 ou 25, para conseguires captar a atenção de quem o visita. A não ser que sejas alguém famoso, dificilmente terás público num blog que ainda só tem o post de introdução.

Aparte do conteúdo, o que deves ter atenção é em colocar o blog "no ar" já com a estrutura montada, uma navegação clara, sem erros ou falhas de tradução (como themes colocados "ás três pancadas" que misturam "Ler mais" com "Read more" e assim). Ou seja uma imagem cuidada, por mais simples que seja, mas cuidada.

Dica: Sei que não fazia parte da tua questão, mas não custa relembrar. Se começares a pesquisar sobre marketing, SEO e como promover o blog, tem muita atenção à data dos artigos que vais ler. O que era benéfico antes, já não o é hoje. Só para dar um exemplo, antes todos os links que se conseguiam, por exemplo em diretórios e agregadores, ajudavam, ou pelo menos mal não faziam, enquanto que hoje podem prejudicar e muito.
Offline

visiense 
Membro
Mensagens 73 Gostos 1
Feedback +8

Troféus totais: 22
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Olá carlos. Obrigado pela tua resposta.

Respondeste à dúvida que eu tinha. Quanto ao resto, normalmente trabalho com o blogger, pois é simples e fácil para um leigo como eu. Eu sei que o pessoal aqui não é grande fã, mas facilita-me imenso a vida, mesmo que não tenha todas as possibilidades que posso ter, por exemplo, com o wp.

Quanto aos agregadores, levantaste uma questão muito pertinente. Costumo usar um agregador, o colmeia, para o meu blog de ciências, e traz-me algumas visitas. Contudo, o objetivo nunca foi esse, mas sim o de ter alguns links. Qualquer link num agregador é prejudicial, ou só a partir de uma grande quantidade de links?

Mais uma vez, obrigado!
Offline

Carlos Gandra 
Administrador
Mensagens 3081 Gostos 97
Feedback +1

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4

É algo complexo (até porque não sabemos exatamente como funciona o algoritmo do Google), mas depende do perfil de links que tiveres.

Ou seja, se tiveres links naturais de outros sites (fidedignos) para várias páginas do teu blog, certamente que um ou outro link em agregadores não irá fazer mal. Mas se os teus links vierem essencialmente de agregadores, diretórios, posts pagos, links comprados, etc, a coisa pode-se complicar.

A lógica é, um bom site tem links a apontar para ele criados por outras pessoas (links naturais), um site de qualidade duvidosa só tem links a apontar para ele criados pelo próprio autor (como em agregadores). É preferível não teres nenhum link do que teres um "mau" link.
Offline

visiense 
Membro
Mensagens 73 Gostos 1
Feedback +8

Troféus totais: 22
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Ok, acho que percebi. De qualquer maneira, não tenho muitos links, e a maioria são de blogs do mesmo nicho

Obrigado!