← Conversa Geral

Cursos Profissionais, ir para a universidade, que exames?

Lida 35418 vezes

Offline

Tiago Martins 
Membro
Mensagens 932 Gostos 9
Feedback +4

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Olá,

Segundo as universidades em que estou interessado apenas pedem exame de matemática como prova de ingresso, mas tenho ouvido dizer que tenho que fazer exame de Portugues, Fisica ou Quimica  e Matemática.

Afinal como é? Sou obrigado a fazer estes 3 exames?

E os cursos de nivel IV, pa ingressar na universidade também é necessário exames???

Cumps,
Offline

Taribo 
Membro
Mensagens 1309 Gostos 12
Feedback +53

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Level 5 Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Epa, imagina que estas num curso de marketing iras ter que fazer os exames nacionais de economia e matemática ao fim dos 3 anos...é isso?




Offline

Luís Torres 
Editor
Mensagens 748 Gostos 2
Feedback +8

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 4 Level 3

Epa, imagina que estas num curso de marketing iras ter que fazer os exames nacionais de economia e matemática ao fim dos 3 anos...é isso?

Sim, exactamente. Mas tudo depende da Universidade em que pretendes ingressar. Por exemplo, normalmente as privadas, nesse exemplo que deste de marketing, só pedem economia. Se fores para Santarém ou Setúbal também arranjas a só ter de fazer Economia.

Se quiseres ficar em Lisboa em Universidades Públicas de renome, prepara-te para Matemática A e Economia, independentemente de teres vindo de um curso profissional de marketing ou não.
Offline

cenourinha 
Elite
Mensagens 4094 Gostos 21
Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Apple User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4

Offline

Souza 
Elite
Mensagens 1816 Gostos 1
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Tens de fazer todos os exames, claro!

No meu caso, só precisei de 2 exames, matemática A e Bio&Geo, a estes tinha de tirar mínimo 9,5 pois são as provas de ingresso.

Eu estou numa engenharia, se pensas ir para um curso com matemática, esquece o ensino profissional, vais ter MUITAS dificuldades. Vejo-os a desistir por não terem bases e mesmo para os que têm (Eu :lol:) não está NADA fácil :P
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Tens de fazer todos os exames, claro!

No meu caso, só precisei de 2 exames, matemática A e Bio&Geo, a estes tinha de tirar mínimo 9,5 pois são as provas de ingresso.

Eu estou numa engenharia, se pensas ir para um curso com matemática, esquece o ensino profissional, vais ter MUITAS dificuldades. Vejo-os a desistir por não terem bases e mesmo para os que têm (Eu :lol:) não está NADA fácil :P
Tem de fazer os exames todos porque? Para acabar o curso profissional não precisa de exames.... e se a universidade só pede aquele em especifico..
Offline

Souza 
Elite
Mensagens 1816 Gostos 1
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Esqueci-me de referir que é no ensino secundário, onde andei.

No secundário tens de fazer todos.

O profissional é bom para a média, mas chegas à univ e vês-te à rasca... Podem falar em excepções mas em regra geral é muito complicado. Obviamente falo dos cursos com matemática, Existem outros cursos que até se fazem por correspondência  :superlol:
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Esqueci-me de referir que é no ensino secundário, onde andei.

No secundário tens de fazer todos.

O profissional é bom para a média, mas chegas à univ e vês-te à rasca... Podem falar em excepções mas em regra geral é muito complicado. Obviamente falo dos cursos com matemática, Existem outros cursos que até se fazem por correspondência  :superlol:
Ha.... claro, no secundário os exames servem para conclusão de curso nos profissionais não
Mas neste ultimo caso.. tenho colegas que vão fazer exames de MatA e MatB... coisa que nunca deram ao longo dos 3 anos por isso estou para ver que nota fantastica vão ter..

PS. Com um curso de nivel IV não precisas de exames mas ai depende dos protocolos das universidades.. e em muitas as cadeiras do nivel IV fazem equivalencia e tudo..
Offline

Tiago Martins 
Membro
Mensagens 932 Gostos 9
Feedback +4

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Hummm, obrigado a todos pelas respostas.


PS. Com um curso de nivel IV não precisas de exames mas ai depende dos protocolos das universidades.. e em muitas as cadeiras do nivel IV fazem equivalencia e tudo..

Asturmas, fiquei com duvida na tua afirmação, quer dizer que se eu for para umcurso de nivel IV de informatica, se ser aprovado, entro na universidade sem fazer exames? E ainda posso vir a ter equivalências?
Offline

Souza 
Elite
Mensagens 1816 Gostos 1
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Podem haver os tais protocolos que desconheço, mas por exemplo na UM não entras sem exames nacionais em engenharia informática.

Offline

Cyrus 
Membro
Mensagens 350 Gostos 3
Feedback +3

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Acho que apenas tens de fazer o exame de matematica ou outro que seja obrigatorio para ingresso e podes optar por matematica B ou A tem o mesmo valor pra entrar na faculdade. Só es obrigado a fazer todos os exames se o teu curso profissional te obrigar!

Eu fiz o curso tecnologico de informatica e sendo um curso tecnologico apenas fiz os exames que queria. E neste caso fiz apenas Matematica B para ingresso e entrei na faculdade no curso de eng informatica.
Offline

Luís Torres 
Editor
Mensagens 748 Gostos 2
Feedback +8

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 4 Level 3

Acho que apenas tens de fazer o exame de matematica ou outro que seja obrigatorio para ingresso e podes optar por matematica B ou A tem o mesmo valor pra entrar na faculdade. Só es obrigado a fazer todos os exames se o teu curso profissional te obrigar!

Eu fiz o curso tecnologico de informatica e sendo um curso tecnologico apenas fiz os exames que queria. E neste caso fiz apenas Matematica B para ingresso e entrei na faculdade no curso de eng informatica.

Tal como disse, depende da Universidade. Eu também tirei um curso profissional e para ingressar no ISCTE tenho obrigatoriamente de fazer exame de Matemática A e Economia.
Offline

Cyrus 
Membro
Mensagens 350 Gostos 3
Feedback +3

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Tal como disse, depende da Universidade. Eu também tirei um curso profissional e para ingressar no ISCTE tenho obrigatoriamente de fazer exame de Matemática A e Economia.

Eu entrei este ano no ISCTE em ETI Eng telecomunicações e informática e pelo menos em Engenharias tenho a certeza que não existe diferença entre matematica A e B. Os exames pedidos varia por curso e por universidade. Aquilo que disse a pouco é que ele apenas tem de fazer exames para necessários para ingresso, penso que não tenha de fazer mais nenhuns.
Offline

Miguel Lucas 
Elite
Mensagens 3619 Gostos 16
Feedback +14

Troféus totais: 35
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Windows User Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Eu entrei este ano no ISCTE em ETI Eng telecomunicações e informática e pelo menos em Engenharias tenho a certeza que não existe diferença entre matematica A e B. Os exames pedidos varia por curso e por universidade. Aquilo que disse a pouco é que ele apenas tem de fazer exames para necessários para ingresso, penso que não tenha de fazer mais nenhuns.

Conheco um rapaz que está nesse curso no ISCTE e tambem entrou este ano
Offline

Dub 
Membro
Mensagens 1335 Gostos 7
Feedback +8

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Tenth year Anniversary Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4

na volta é o teu conhecido a descobrir o +T :D