← Hosting

[Dúvidas] Alojamento Web e Diferença de Servidor Windows e Linux

Lida 5304 vezes

Offline

Rui Martins 
Membro
Mensagens 50 Gostos 0
Troféus totais: 19
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts First Post

Olá muito boa noite!

O título do tópico diz praticamente quais são as minhas dúvidas, mas passo aqui a explicar mais detalhadamente.

Gostaria de saber quais as diferenças na compra de um alojamento web linux e/ou windows!
E também quais os bons alojamentos web que sugerem?
É para um site em wordpress por isso já estive a ver alguns serviços (ptservidor, ptws, webtuga e trignosfera).
Offline

epsy 
Membro
Mensagens 553 Gostos 1
Feedback +1

Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Search Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

De uma forma mais ou menos simplista, o alojamento windows suporta programação web da microsoft (asp, asp.net, etc), enquanto que alojamento linux suporta outro tipo de tecnologias web (programação em php).
Além de que para wordpress o ideal é sem dúvida um servidor linux com apache, php e mysql.
Offline

cenourinha 
Elite
Mensagens 4094 Gostos 21
Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Apple User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4

A maioria das plataformas opensource (Joomla, WordPress, Drupal, Moodle, Prestashop) são desenvolvidas em cima de plataformas LAMP (Linux, Apache, MySQL e PHP), pelo que a compatibilidade com alojamento Linux é maior.

Apesar de alguns alojamentos Windows suportarem PHP e MySQL para além dos serviços específicos da Microsoft (Asp.net e MS SQL), o mais recomendável é a utilização de um serviço de alojamento Linux para quem não necessita de utilizar ASP.net e MS SQL.

Para além dos planos terem um preço mais reduzido, devido aos custos de licenciamento para Windows, as plataformas de ambiente de alojamento partilhado estão mais optimizadas e popularizadas para sistemas Linux.
Offline

Rui Martins 
Membro
Mensagens 50 Gostos 0
Troféus totais: 19
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts First Post

Desde já agradeço epsy e cenourinha pelas respostas!

Sendo assim acho apropriado um alojamento em Linux!
Mas tenho outra questão. O tráfego dos alojamentos pelo que sei é mensais, sendo que vamos imaginar em média cerca de 200 pessoas visitavam o site por mês, quanto seria o tráfego mensal aconselhável para este tipo de situações? Sendo que o site em questão é de uma "pequena/nova" empresa regional.
Offline

cenourinha 
Elite
Mensagens 4094 Gostos 21
Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Apple User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4

Mesmo que o site pesasse 10MB, com 200 visitas por mês não iria ultrapassar ~2GB de tráfego mensal. No entanto hoje em dia a maioria dos fornecedores têm planos com limites bastante superiores a 2GB ou tráfego "ilimitado".
Offline

Rui Martins 
Membro
Mensagens 50 Gostos 0
Troféus totais: 19
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts First Post

Obrigado cenourinha pela resposta!
Cumprimentos,
Rui Martins.
Offline

kandalf 
Membro
Mensagens 345 Gostos 15
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Apple User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

Pois com 200 visitas por mês nem precisas pensar no tráfego, a não ser que vás partilhar ficheiros enormes, agora se for um site simples com informação só está completamente à vontade, só a partir de uns milhares por dia é que começas a ter problemas.

Mas já agora aproveito para dizer para teres muito cuidado com os "ilimitados", normalmente um servidor que diz que te oferece 100GB de tráfego está já a oferecer mais que esses ilimitados que andam por aí. Eu já fui obrigado a mudar de servidor por gastar 40GB num servidor supostamente ilimitado, e aprendi a minha lição.
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

É questão de ler as condições e as letras pequeninas desse tipo de ofertas. Normalmente escolhendo uma empresa seria não se tem esse tipo de problemas.
Offline

Lord Paulus Cobris 
Membro
Mensagens 817 Gostos 10
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Pois com 200 visitas por mês nem precisas pensar no tráfego, a não ser que vás partilhar ficheiros enormes, agora se for um site simples com informação só está completamente à vontade, só a partir de uns milhares por dia é que começas a ter problemas.

Mas já agora aproveito para dizer para teres muito cuidado com os "ilimitados", normalmente um servidor que diz que te oferece 100GB de tráfego está já a oferecer mais que esses ilimitados que andam por aí. Eu já fui obrigado a mudar de servidor por gastar 40GB num servidor supostamente ilimitado, e aprendi a minha lição.

É questão de ler as condições e as letras pequeninas desse tipo de ofertas. Normalmente escolhendo uma empresa seria não se tem esse tipo de problemas.

Boas Tardes,
Nem mais...

Qualquer empresa séria no mercado clarifica sempre se o "ilimitado" é mesmo "ilimitado" e quando é que o "ilimitado" passa a ser limitado.
Em relação ao Rui Martins, recomendo que faça uma prospecção nas várias empresas que citou, já que são todas boas empresas Nacionais e com provas dadas no mercado.

Cumprimentos,

LPC