← Marketing

Reputação Online

Lida 4918 vezes

Offline

Roberto Francisco 
Membro
Mensagens 669 Gostos 1
Feedback +3

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Reputação Online é um termo que no meu ponto de vista se tem vindo a desenvolver e a ganhar alguma importância para o segmento empresarial.

Tenho lido alguns artigos sobre o assunto e queria aqui debater o assunto de forma saudável  :cool:

Parece-me um assunto com alguma importância e que hoje em dia terá (ou devia ter), algum peso para os departamentos de marketing das empresas em geral.

Porquê? Hoje em dia são postos online vários sites de reclamações, em que na maioria aparecem clientes a reclamar dos produtos ou serviços de determinada empresa.
Então e se eu conseguisse monitorizar a minha reputação online? Podia responder a estas reclamações e tomar medidas para que estas situações não se tornassem a repetir, estaria assim a gerir a minha reputação online, correcto?

Agora queria saber a vossa opinião.
Se já estudaram este "conceito", se já o aplicaram, se o acham importante e se acham que as empresas estão despertas para isto.

Obrigado!
Offline

epsy 
Membro
Mensagens 553 Gostos 1
Feedback +1

Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Search Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Já há empresas que fazem isso. Monitorizam a informação que é publicada sobre determinada empresa ou pessoa, analisam os dados e apresentam o relatório aos clientes.
Isso fazia-se até há poucos anos sobretudo para a imprensa escrita e audiovisual, mas agora também já há empresas a fazer isso para a internet.
Offline

bonsempregos 
Membro
Mensagens 2008 Gostos 7
Feedback +3

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Não tou com tempo para escrever muito, depois respondo com mais tempo e rigor.

Ao tempo que isso se monitoriza, sendo que o marketing "boca a boca" é neste momento o que mais pode contribuir para o sucesso ou insucesso de determinada marca.

Se reparares as marcas tem todas tem um departamento de apoio ao consumidor, departamento esse que não é mais do que uma garantia de que podem confiar na marca.

Online, sempre que queres comprar alguma coisa, fazes sempre uma pesquisa por o produto, claro que se encontrares logo os 10 primeiros resultados com "BAD reviews" não vais comprar, vais ficar na ideia que o produto nao vale ou é scam.

Muita gente chama este técnica de marketing negativo e pagam a peso de ouro por nao o terem.

(depois escrevo resto, tou aqui com montes de coisas para fazer...)
Offline

Roberto Francisco 
Membro
Mensagens 669 Gostos 1
Feedback +3

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

@epsy
No mundo offline isso já existe desde que me conheço (penso eu de que), existem os departamentos de apoio ao cliente, os questionários de satisfação, etc.
No mundo online penso que ainda não esteja tão desenvolvido (pelo menos por cá), embora conheça várias ferramentas que podem ajudar nessa tarefa.

Obrigado ;)

@bonsempregos

Vou aguardar então pela tua resposta mais completa para responder ;)

Algum exemplo que conheçam para análise?
Offline

epsy 
Membro
Mensagens 553 Gostos 1
Feedback +1

Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Search Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

@epsy
No mundo offline isso já existe desde que me conheço (penso eu de que), existem os departamentos de apoio ao cliente, os questionários de satisfação, etc.
No mundo online penso que ainda não esteja tão desenvolvido (pelo menos por cá), embora conheça várias ferramentas que podem ajudar nessa tarefa.
Claro, mas eu nem sequer me estava a referir aos departamentos internos das empresas. Estava a referir-me a empresas que prestam esse serviço. Essas empresas têm analistas a ler todos os jornais, a ouvir as principais rádios, a ver todos os canais de televisão e cada vez que encontram uma referência a determinada empresa, marca ou pessoa, registam e atríbuem um valor a essa informação.
E claro que o mesmo se passa agora com a internet.
Offline

raugusto 
Elite
Mensagens 3145 Gostos 33
Feedback +13

Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

ha um ebook muito bom sobre o assunto no marketingdebusca.com
Offline

Roberto Francisco 
Membro
Mensagens 669 Gostos 1
Feedback +3

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Claro, mas eu nem sequer me estava a referir aos departamentos internos das empresas. Estava a referir-me a empresas que prestam esse serviço. Essas empresas têm analistas a ler todos os jornais, a ouvir as principais rádios, a ver todos os canais de televisão e cada vez que encontram uma referência a determinada empresa, marca ou pessoa, registam e atríbuem um valor a essa informação.
E claro que o mesmo se passa agora com a internet.

No mundo online, penso que essa tarefa é facilitada, pois não será necessário acompanhar em tempo real...
Acaba por ser uma transposição do offline para o online com as suas adaptações, como tantas outras coisas. :)
ha um ebook muito bom sobre o assunto no marketingdebusca.com
Por acaso já tinha dado uma olhadela nesse ebook, uma boa referência ;)


Alguém aqui trabalha a sua reputação online ou de alguma empresa? Quais são as conclusões que tirar neste domínio? Será importante ter em conta a reputação online?
Offline

muiomuio 
Membro
Mensagens 324 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Em Março 2010 entrei para uma empresa que tem serviços relacionados com Social Media, seja a gestão de reputação seja Social Media Marketing entre outros serviços online.

A empresa é bastante recente e tem muito para crescer mas é um começo.

Para quem quiser conhecer pode visitar www.ofertaglobal.pt - Web Marketing Services
Offline

victorsatch 
Membro
Mensagens 13 Gostos 0
Troféus totais: 16
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Karma Seventh year Anniversary

Hoje, mais do que nunca, esse fato é muito importante.
Offline

mestreamateur 
Membro
Mensagens 671 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Avatar Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter

Na minha opinião se fores transparente, flexível, se te preocupares com as opiniões dos clientes, se demonstrares que trabalhas para eles. A tua reputação online vai subir.

É um conceito que tenho para comigo à muito tempo, pode não ser bem o mesmo que vocês falam, mas vejo a Reputação Online como a imagem que têm de mim e dos serviços que ofereço. E preocupo-me bastante com isso.


Porque como o bonsempregos disse o marketing boca a boca é o melhor e teres alguém a falar mal de ti ou da tua empresa pode ser catastrófico para um negócio, seja na internet seja fora.