Introdução:
A Internet é uma rede onde circula a informação a uma velocidade enorme. Cada vez mais este meio de comunicação se tem difundido, e a forma de a Internet se vista mudou bastante ao longo dos últimos anos, um pouco por toda a parte.
Se a Internet já foi um meio preferencial de busca de informação e conhecimentos, deu-se uma grande evolução e hoje a Internet é cada vez mais um meio de negócio associado à informação.
Mas, será que os modelos de negócio na Internet poderão singrar no mercado sem uma boa sustentação a nível de conteúdo?
Este artigo centra-se precisamente neste ponto. Quais as necessidades e exigências a nível de conteúdo para atingir um bom modelo de negócio e uma fonte de rendimentos.
A importância de captar um público específico
Primeiro que tudo, e como já foi abordado em outros artigos aqui colocados por outros autores, a especificidade do conteúdo leva a uma maior lealdade do público e uma maior captação de interesse.
Mesmo em termos de motores de busca e de web marketing, é bastante mais acertado optar por um tema específico do que desenvolver projectos ou negócios demasiado generalistas.
É certo que quem procura informações numa determinada área, ao encontrar um projecto exclusivamente focado nessa área terá uma maior tendência a seguir esse projecto de forma continuada e atenta, ao invés de tudo o que possa ser mais geral.
O conteúdo para um público específico
- Erros comuns na escrita de conteúdo
Muitas pessoas acabam por criar projectos apenas com um fim lucrativo, por vezes escrevendo sobre temas sobre os quais nem sequer têm conhecimento. Esta prática criará diversos problemas: desde logo o facto de se estar a passar informação errada ou incompleta, acabando por levar o público a ter uma ideia errada da realidade sobre a qual queremos falar.
É também comum ver textos mal estruturados e com erros linguísticos, o que acaba por passar uma má imagem do autor e do seu projecto.
A escrita do "conteúdo para motores de busca" é também por vezes um erro. Com isto refiro-me ao excesso de palavras-chave ou ao excesso de expressões para atrair motores de busca, acabando por descurar a qualidade específica do texto e da informação. O tema de um texto e a informação a transmitir nunca devem ser postos em segundo plano, pois o mais importante e a principal base de sucesso é a sinceridade e a transmissão do conhecimento.
- Tópicos de construção de conteúdo
Vistos os principais erros de escrita de conteúdo acima, é importante então perceber a forma correcta de agir.
Primeiro que tudo, se temos um projecto focado numa determinada área de conhecimento, é fundamental que sejamos nós próprios, como gestores de um projecto, capazes de fornecer e redigir informação adequada e que espelhe o nosso próprio conhecimento.
Depois, é também fundamental escrever com foco na informação, e não com foco nos rendimentos. O importante é manter a cabeça concentrada naquilo que se quer transmitir, e não logo no dinheiro que nos vai cair na conta após o eventual sucesso de um projecto.
Um cuidado especial com a linguagem utilizada e a estrutura do próprio texto é também fundamental.
Sou apologista de que os utilizadores leais acabam por ser sempre mais benéficos para o nosso projecto. É óbvio que um utilizador que procura informação terá mais tendência a acompanhar projectos cuja informação é por ele vista como mais séria, mais coerente. É aqui que entra tudo o que já foi falado, e é aqui que o nosso conteúdo poderá servir como uma forma de captar um público-alvo, um público específico.
Conclusão
Primeiro que todas as técnicas de Web Marketing ou SEO, devemos assegurar-nos que o nosso conteúdo é coerente e pode ser útil para o público que queremos atingir, pois só assim acabaremos por conseguir uma base sustentada para um bom modelo de negócio / fonte de rendimentos.
O primeiro foco deve ser no trabalho a fazer a nível de informação, e o resto acabará por vir por acréscimo.