← Desenvolvimento

Iniciante

Lida 5422 vezes

Offline

fpdeus 
Membro
Mensagens 1289 Gostos 0
Feedback +42

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

Boa tarde a todos,

Então o que se passa é o seguinte.
Eu sou iniciado no mundo da "web", eu sou designer, crio logotipos e coisas relacionadas com desenhos.
Eu na minha zona tenho algum trabalho, para empresas ou mesmo particulares.
E como tal, eu gostaria de colocar os meus trabalhos na internet, para que posso expandir a minha área de trabalho (localmente) para que possa abranger Portugal e exterior.
Mas não sei a melhor forma de o fazer. Eu não cria criar uma espécie de portfólio, só para expor os meus trabalhos, mas sim mais. Eis o que pretendo:

- Portfólio com trabalhos já realizados;
- Zona de venda; (expor trabalhos para venda)
- zona para os clientes pedirem trabalhos, com possivel colocação de ideias (upload de imagem)

Se poderem dar uma ajuda, agradecia imenso.

Cumprimentos
Francisco Deus
Offline

João Silva 
Membro
Mensagens 1185 Gostos 0
Feedback +6

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Olá fpdeus, desde já bem-vindo ao fórum.

Dou-te como sugestão comprares um domínio com uma keyword interessante ou do teu agrado e um plano de alojamento simples que, para aquilo que pretendes penso que seja o essencial. Coisa que com 20€ mas coisa menos coisa por ano o consegue facilmente

A plataforma para o website aconselho pessoalmente e para o efeito pretendido a usar wordpress. É simples e funcional e facilmente encontras templates estilo portfólio para ele, gratuitos ou pagos.

Para pedir trabalho ou enviar ideias, não será aconselhável manter a privacidade do cliente e tratar disso via email? Podes colocar um formulário de contacto no site.


Cumprimentos.
Offline

Jóni Oliveira 
Administrador
Mensagens 3428 Gostos 395
Feedback +28

Troféus totais: 35
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Mobile User Apple User Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes

Olá fpdeus, podes criar um portefólio em wordpress e utilizar plugins para criar uma loja online. O mesmo com o joomla, é uma questão de veres o que se adapta melhor a ti ;-)

Joomla
Loja Online
Temas

--//--

Wordpress
Loja
Temas

Offline

fpdeus 
Membro
Mensagens 1289 Gostos 0
Feedback +42

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

Olá fpdeus, desde já bem-vindo ao fórum.

Dou-te como sugestão comprares um domínio com uma keyword interessante ou do teu agrado e um plano de alojamento simples que, para aquilo que pretendes penso que seja o essencial. Coisa que com 20€ mas coisa menos coisa por ano o consegue facilmente

A plataforma para o website aconselho pessoalmente e para o efeito pretendido a usar wordpress. É simples e funcional e facilmente encontras templates estilo portfólio para ele, gratuitos ou pagos.

Para pedir trabalho ou enviar ideias, não será aconselhável manter a privacidade do cliente e tratar disso via email? Podes colocar um formulário de contacto no site.


Cumprimentos.

Obrigado pela resposta João Silva.
Sim, a minha ideia seria criar um formulário de contato, mas que desse para o cliente, caso quisesse, fazer upload de uma imagem, ser ter que ir a um site de upload de imagens e enviar o link. Acho que me fiz entender.
Olá fpdeus, podes criar um portefólio em wordpress e utilizar plugins para criar uma loja online. O mesmo com o joomla, é uma questão de veres o que se adapta melhor a ti ;-)

Joomla
Loja Online
Temas

--//--

Wordpress
Loja
Temas



Obrigado Jóni Oliveira, irei ver como funcionam ambas as sugestões.

Cumprimentos
Francisco Deus
Offline

fpdeus 
Membro
Mensagens 1289 Gostos 0
Feedback +42

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

Já agora, eu fiz o download do wordpress, mas o que se faz a partir daqui? No download só tinha uma pasta com vários ficheiros, mas sem nada para instalar. Se alguém me poder explicar como se procede a partir daqui ou me indique algum local onde explique, agradecia muito.

Cumprimentos
Francisco Deus
Offline

Jóni Oliveira 
Administrador
Mensagens 3428 Gostos 395
Feedback +28

Troféus totais: 35
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Mobile User Apple User Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes



Alguma duvida, apita.
Offline

fpdeus 
Membro
Mensagens 1289 Gostos 0
Feedback +42

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts


Alguma duvida, apita.

Ele fala em colocar a pasta dentro de um servidor, como é que arranjo um servidor?
Offline

Jóni Oliveira 
Administrador
Mensagens 3428 Gostos 395
Feedback +28

Troféus totais: 35
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Mobile User Apple User Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes

Bem, então é melhor começar pelo inicio.
Siga isto:
http://www.wptotal.com/como-instalar-wordpress/
Não pode ser mais explicito ;-)

Boa sorte
Offline

Jeckerson 
Membro
Mensagens 34 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 22
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Level 4 Nineth year Anniversary Eighth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 3 Level 2

damn =)

1. Registar um dominio: zonas .com/.net/.org ~10 euros/ano
2. Pesquisar um hosting +/- adequado
3. Instalar wordpress/joomla/phpnuke/usar framework e escrever tudo de zero a funcionalidade/ou ainda mais facil usar paginas de html, penso que não vais precisar de muitas
4. E pronto =)

Btw, para treinar sempre podes fazer um localhost no teu próprio PC e só depois copiar o site pronto para um servidor/hosting onde que tu estás. Para isso precisas de Apache/PHP/MySQL - há assim packs que tem isso tudo e podem ser instalados por alguns cliques.
Offline

GhostMaster 
Membro
Mensagens 1374 Gostos 0
Feedback +10

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

Ele fala em colocar a pasta dentro de um servidor, como é que arranjo um servidor?

Instala o xampp e mete os ficheiros do site na pasta htdocs.
Offline

fpdeus 
Membro
Mensagens 1289 Gostos 0
Feedback +42

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

Ou sou muito burro... ou então não consigo mesmo fazer... que parece-me que vai dar ao mesmo...  :superlol:
Offline

euluism 
Membro
Mensagens 975 Gostos 0
Feedback +4

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts

Ou sou muito burro... ou então não consigo mesmo fazer... que parece-me que vai dar ao mesmo...  :superlol:

Enviei-te MP espero ajudar.
Offline

Thomato 
Membro
Mensagens 4125 Gostos 3
Feedback +2

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

fpdeus, parece-me que te faltam as bases de como funciona a internet.

Quando visitas um site, o teu computador está a ir buscar as informações desse site a um outro computador. Esse outro computador é semelhante ao teu, mas é público. É chamado de servidor. Isto significa que, para que possas ter o teu site, tens de ter um computador público, ou seja, um servidor.

O que acontece é que se tornaria impossível que, cada pessoa que quisesse ter um site, deixasse o seu computador ligado 24H por dia aberto ao público, para que as outras pessoas fossem lá buscar informações. Até porque a luz na tua casa por vezes falha, assim como a internet - que, digamos de passagem, podia ser mais rápida. Para resolver este problema, há empresas que compram computadores rapidíssimos e os ligam 24H por dia, tendo lá vários sites de vários clientes. Chamam-se empresas de alojamento web, que alojam o teu site nos seus computadores.
A vantagem é que estas empresas te conseguem garantir um serviço sem falhas (com geradores para colmatar as falhas de luz e com ligações de internet com velocidades supersónicas ) e a preços competitivos.

Depois, para poderes aceder ao teu site, precisas de lhe dar uma morada.
Enquanto que em termos de casas tens o nome da rua e o código postal, na internet tens o nome do site seguido de uma extensão, sendo o .com e .net as mais comuns.

De modo a facilitar-te a vida, as empresas que te alugam um pedaço dos seus computadores, fornecem-te também a opção de comprares uma morada, que tem o nome domínio, e que tem um custo (que varia de empresa para empresa), pago anualmente.

Mais alguma coisa, diz :)