← Conversa Geral

O PopUnder e os sites "não navegáveis" dominaram a net

Lida 4857 vezes

Offline

Jóni Oliveira 
Administrador
Mensagens 3428 Gostos 395
Feedback +28

Troféus totais: 35
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Mobile User Apple User Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes

Ultimamente não entro em sites, antigamente já era pouco comum entrar em sites aleátorios, agora quase que virou impossivel ou improvável.
Será que as pessoas se esqueceram de manter a usabilidade do site? Será que a maioria dos webmasters se esqueceu do longo prazo?

Antigamente viamos sites com 10 banners, que nos deixavam com dificuldade de colocar os olhos no conteúdo, mas que no entanto não rebentavam com os nossos browsers. Que apesar de tudo ainda conseguiamos dar um scroll sem ver a memória ram arder... Não eram sobrecarregados de códigos e mais códigos, super lentos e não nos impossibilitavam de clicar em banners, links, posts, o que fosse.

Agora tenho dificuldade em navegar em sites, tem popunders e popups horriveis que dificilmente conseguimos fechar, começou uma onda de click jacking que nunca antes tinha visto, entre outras coisas.. Genericamente falando, o que vejo com os meus olhos é que a internet, aquela do conteúdo de informação "gratuito" tem piorado de ano para ano. Efeitos da crise? Muitos webmasters novos?

Tenho sites de click bait, tenho sites de conteúdo não tão bom, mas nunca cheguei ao ponto de bloquear o conteúdo dos meus próprios sites aos users....  :-k (nem falo de lockers, falo mesmo de sites que os anúncios nos impossibilitam de os navegar)

Vocês tem acompanhado isto?
Offline

Jóni Oliveira 
Administrador
Mensagens 3428 Gostos 395
Feedback +28

Troféus totais: 35
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Mobile User Apple User Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes

E acrescentando.. todos os dias nascem novas empresas de afiliação com foco em compra de tráfego mais forçado, na sua maioria já pagam até mais que os programas de afiliados que sempre conhecemos, mas rebentam com os sites a curto prazo.
Offline

Pedro Miguel 
Membro
Mensagens 1161 Gostos 25
Feedback +11

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Esta moda já vêem de algum tempo! Antigamente com esta ''estratégia'' ainda se consegui bons lucros, no entanto esses mesmos lucros subiram à cabeça das pessoas e agora é só popups.... É como tu dizes agora é complicado navegar em sites que não se conhece.... é complicado "consumir" informação... vamos lá ver quando esta moda passa....

PS:. quando digo que se conseguia bons lucros, não me refiro a bloquear conteúdos dos leitores ou a obrigar o gosto para ler certas coisas.... lol
Offline

spykerGM 
Beta tester
Mensagens 621 Gostos 203
Troféus totais: 19
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Mobile User Level 4 Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 3 Level 2 Level 1

Se conseguires muito trafego em certo nicho que os utilizadores só iram usar uma ou duas vezes numa pesquisa do Google é o principal alvo. Até com Ad-Blocks tem alguns popups que aparecem na mesma e popunders nesses sites, sem ele, é como dizes (ver o Chrome a levar 3GB de RAM)
Offline

jleao 
Membro
Mensagens 305 Gostos 29
Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2

façam como eu quando chego a um site e me aparece um popup, saio logo fora...

Não sei até que ponto é vantajoso para os proprietários dos sites, uma vez que, como eu fazem milhares de pessoas
Offline

kurtmix 
Membro
Mensagens 1895 Gostos 605
Feedback +4

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary Search Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter

O pior de tudo é que em termos de motores de pesquisa não se notam penalizações para isso.
Ainda pior do pior de tudo é que as pessoas estão a perder confiança em sites que não sejam facebook, google, etc. Tem medo de entrar em sites que não conhecem e eu até entendo, mas é mau para nós que tentamos ter os sites limpos.
Acredito que essa forma de rentabilizar sites vai acabar por rebentar, mas já está a prejudicar o mundo web e se falamos em trafego mobile já é mesmo o caos.
Offline

spykerGM 
Beta tester
Mensagens 621 Gostos 203
Troféus totais: 19
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Mobile User Level 4 Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 3 Level 2 Level 1

O pior de tudo é que em termos de motores de pesquisa não se notam penalizações para isso.
Ainda pior do pior de tudo é que as pessoas estão a perder confiança em sites que não sejam facebook, google, etc. Tem medo de entrar em sites que não conhecem e eu até entendo, mas é mau para nós que tentamos ter os sites limpos.
Acredito que essa forma de rentabilizar sites vai acabar por rebentar, mas já está a prejudicar o mundo web e se falamos em trafego mobile já é mesmo o caos.

Sim, especialmente porque quase todos os popups mobile é a forçar downloads e a instalar apps
Eu acredito que daqui a uns anos cada vez mais as pessoas vão utilizar plataformas como o youtube e o trafego vá começando a descer (especialmente quando buscam apenas por informação)
Offline

Diogo Pinto 
Administrador
Mensagens 4400 Gostos 371
Feedback +4

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Search Level 6 Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Só pedia para não confundirem popunders com má navegabilidade. As popunders, quando bem utilizadas (falo no máximo de 1 de 24/24 horas) podem ser extremamente relevantes para o utilizador e podem gerar taxas de conversão significativas.

Falo de um exemplo PRÁTICO:
- Publicitei num blog português muito conhecido por todos nós (não interessa qual, porque vão-me já roubar o negócio) em que à 10ª pageview (DÉCIMA!!!) aparecia um popunder. O site continha também publicidade à minha marca. Eis o que acontecia: à 10ª pageview (geralmente só acontece para utilizadores interessados no conteúdo) a popunder aparecia e o utilizador reconhecia a marca de navegar no site... resultado: taxa de conversão de 1,3%!!! Direta (sem cookie lifetime)!!

Agora posso garantir que o tráfego não custava 1$ CPM mas também cada clique não me custava 0,04 ou 0,05$.

O que quero dizer neste comentário é que as popunders, com peso e medida, são aceitáveis e foram o meu melhor investimento no ano de 2015. :) (estou a desenvolver a minha tese à volta de brand awareness com pops e display)
Offline

Jóni Oliveira 
Administrador
Mensagens 3428 Gostos 395
Feedback +28

Troféus totais: 35
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Mobile User Apple User Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes

Bom case Diogo, mas no teu caso, da forma que falaste pode-se dizer que o teu jeito de anunciar com popunder não é tão intrusivo como os que se tem visto.

Tem sites a abrir 4 e 5 popunders, tem sites que abrem popups que basicamente não fecham, outros que abrem tanta coisa que o próprio site leva uma eternidade para carregar e os PCs não aguentam com a carga.

Depois tem a questão do uso do Popunder no mobile, que no fundo acaba com o site do publisher. O popunder não abre "por trás", e sim pela frente, numa nova aba, dizendo adeus ao tráfego que entrou diretamente para um site que nunca será visto.
Mesmo que tenha o controlo de uma abertura a cada 24 horas ou a cada mês, ou seja o que for, aquele 1º clique que o user deu já era, foi direto o redirecionamento para outro site que não lhe interessava naquele preciso momento.
Talvez não seja tão mau por os users verem tanta info que nem se lembram em que site clicaram antes, no entanto vai causar esse efeito que comentaram acima, do user entender que nenhum site na net é seguro sem ser fb, yt e google.

Basta analisar uma página de fãs qualquer para nos apercebermos que o utilizador comum entende um popunder como sendo um virus, acabando ali com parte do possivel CTR do post por criar uma situação de alarme num simples comentário. Ainda usando o caso do face, garanto que o reach dos posts de link reduz bastante em sites com esse tipo de publicidade mais intrusiva.
Offline

Carlosfcoelho 
Beta tester
Mensagens 413 Gostos 42
Feedback +7

Troféus totais: 24
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Concordo contigo Jóni,

ultimamente, qualquer site que se entre através do facebook, salvo raras excepções, estão cheios de publicidade, a abrir novas abas a qualquer clique, a obrigar a dar "like" para ver certas publicações que na maioria das vezes são treta, enfim, estragam a net e depois quem sofre são aqueles, que como eu, gostam de ter os sites limpos, interessantes a nível de matéria, mas que ao final do mês por causa de uns e outros acabam por ganhar apenas uns cêntimos de publicidade.
Fora aqueles que pagam adwords e vêm só prejuizos porque esses sites de lembram de mandar milhoes de visitas só olhando ao lucro, queimando todo o plafond de adwords sem qualquer proveito para o anunciante.

O que eu acho que deveria haver era uma zona, dentro do google ou facebook, onde se pudesse reportar este tipo de sites, de forma a serem analisados. Caso o google e face entendessem que estavam a ir mais longe que o razoável proibir de ter adsense ou no caso de facebook, proibir a saída de tráfego para esses mesmos sites através de publicações em páginas.

Enquanto não houver mão pesada nesta malta, vão continuar a haver sites de porcaria, criados em 30 segundos por cópia uns dos outros, com artigos duvidosos apenas para serem virais e sem qualquer acréscimo para a internet como a conhecemos.

 [-X [-X [-X
Offline

kurtmix 
Membro
Mensagens 1895 Gostos 605
Feedback +4

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary Search Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter

Só pedia para não confundirem popunders com má navegabilidade. As popunders, quando bem utilizadas (falo no máximo de 1 de 24/24 horas) podem ser extremamente relevantes para o utilizador e podem gerar taxas de conversão significativas.

Falo de um exemplo PRÁTICO:
- Publicitei num blog português muito conhecido por todos nós (não interessa qual, porque vão-me já roubar o negócio) em que à 10ª pageview (DÉCIMA!!!) aparecia um popunder. O site continha também publicidade à minha marca. Eis o que acontecia: à 10ª pageview (geralmente só acontece para utilizadores interessados no conteúdo) a popunder aparecia e o utilizador reconhecia a marca de navegar no site... resultado: taxa de conversão de 1,3%!!! Direta (sem cookie lifetime)!!

Agora posso garantir que o tráfego não custava 1$ CPM mas também cada clique não me custava 0,04 ou 0,05$.

O que quero dizer neste comentário é que as popunders, com peso e medida, são aceitáveis e foram o meu melhor investimento no ano de 2015. :) (estou a desenvolver a minha tese à volta de brand awareness com pops e display)
Aqui a questão são popups e popunder que não dá para fechar, que se tem que esperar, que abrem 4 ou 5 separadores, que nas versões mobile chegam bloquear a função de retroceder, que instalam automaticamente aplicações, etc.
Os popups e popunder já se usam à muitos anos, mas o uso inadequado começou há poucos anos e nos últimos meses tem piorado muito. Isso está a prejudicar pessoas que tentam ter os sites limpos e rentabilizar de forma honesta e amigável para o utilizador.
Offline

kurtmix 
Membro
Mensagens 1895 Gostos 605
Feedback +4

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary Search Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter

Acho que a google vai começar a navegabilidade dos sites nas sua politicas. Recentemente lançaram um comunicado em que afirmam tomar medidas para apertar o cerco a quem usa técnicas manhosas em adsense, o clickjacking é o alvo principal.
Eu entendo que as pessoas queiram rentabilizar os sites e ganhar dinheiro, mas o problema é que a muitos escolhem o caminho mais curto e mais fácil, sem se importar com a qualidade do site e em dar boa impressão aos visitantes, o que é um erro crasso porque reduz imensamente o CTR e em consequência acaba por reduzir também os lucros.
Offline

tiagocardoso 
Membro
Mensagens 200 Gostos 38
Feedback +2

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Nineth year Anniversary Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary Webmaster Sixth year Anniversary Fifth year Anniversary Linux User Mobile User Level 5 Level 4

Realmente é terrível, mas por exemplo em sites de streaming de futebol esta cheio de publicidade, eles fazem muito dinheiro com isso e mesmo assim o pessoal volta sempre aos sites.
Offline

kurtmix 
Membro
Mensagens 1895 Gostos 605
Feedback +4

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary Search Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter

Realmente é terrível, mas por exemplo em sites de streaming de futebol esta cheio de publicidade, eles fazem muito dinheiro com isso e mesmo assim o pessoal volta sempre aos sites.
Volta se não encontrar alternativa, mas como não há muita concorrência de qualidade nesse nicho é verdade que estão bastante à vontade para o fazer e devem obter bom rendimento.
Offline

Karantalisca 
Membro
Mensagens 250 Gostos 21
Feedback +1

Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Fourth year Anniversary Level 4 Windows User Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter

Realmente é terrível, mas por exemplo em sites de streaming de futebol esta cheio de publicidade, eles fazem muito dinheiro com isso e mesmo assim o pessoal volta sempre aos sites.


Alguém ou tu sabes de algum site de streaming a venda?