← Conversa Geral

[A dicussão do momento] GPL e o joomla!

Lida 3432 vezes

Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Pessoal vamos também aqui discutir sobre um assunto que está a dar imenso que falar na comunidade opensource sobre a maneira com que deve ser encarada a licença GPL (General Public Lincense) de um software e os 3d party addons ou extensões que a partir deles são desenvolvidos!

Basicamente o que se está a passar é que a equipa de desenvolvimento do joomla anuncio recentemente que as suas extensões estariam a violar a sua linceça e como tal isso teria de mudar, isto como é óbvio deixou revoltados os developers principalmente os que fazem extensões comercias e uma enorme discussão está a acontecer.

A questão base é precisamente a sobrevivência do OpenSource com licença GPL: Os programadores pretendiam licenciar a API J! sob LGPL. A opção foi por manter a GPL.
Assim de uma extensão se baseia em plugins e código criado sob GPL terá de ter igualmente licença GPL. Diversas extensões estavam a ser pequenas modificações do código original e depois apareciam com um nome comercial, a pagar mas com licença não GPL.
Outras estavam a colocar pedaços de código encriptado. Outras até a colocar publicidade nesse código encriptado (alguns nas metatags como o Artio JoomSEF

Isto num cms que tem a a maior comunidade de utilizadores e developers do mundo, e como todos sabem são os developers que fazem mover está comunidade!

Para saberem mais sobre o assunto vejam os seguintes links:

Onde tudo começou no fórum (Muito longo)
O anuncio oficial do joomla, Junho, 15 2007
Video - Fred Davis um experiente analista de tecnologia e consultor da iJoomla comenta sobre a GPL.
Anuncio da aliança de comercial developers...
Barrie North da JoomlaShack explora o problema no seu blog
A petição já começou
Discussão na comunidade JoomlaPT
Offline

Flash005 
Membro
Mensagens 1360 Gostos 0
Troféus totais: 33
Trófeus: (Ver todos)
Quick Poster Windows User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4

Ainda bem que desisti um milhão de vezes de implementar o joomla :shock:
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Vejam o vídeo é bastante esclarecedor e aprende-se algumas coisas!

A historia do joomla resume-se a isto o mambo queria ser comercial fundou-se o joomla, e o mambo foi por água a baixo e nem chegou a ser comercial, agora o joomla desacredita os developers e diz k estão a violar a sua lei... A solução é bastante simples ou o problema é resolvido da melhor maneira para as duas partes ou a comunidade passa novamente para o mambo!  #-o
Offline

Casteloes 
Membro
Mensagens 935 Gostos 0
Feedback +14

Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Search Linux User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4

Ai o carambas.
Agora que eu estou a meio de um projecto com o joomla acontece isto.
Esperemos que isto se resolva da melhor maneira.
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Acho isto bem se o joomla usa GPL tudo deve ser feito segundo GPL so espero que nao afecte a comunidade em geral.
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Deverá demorar meses não te preocupes, como o gajo diz no vídeo, o poder está sempre do lado dos utilizadores, se os utilizadores necessitarem de algo, o mercado tende a evoluir consoante essa necessidade...
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Citação de: "asturmas"
Acho isto bem se o joomla usa GPL tudo deve ser feito segundo GPL so espero que nao afecte a comunidade em geral.


Pois asturmas, mas isso implica que as aplicações sejam gratis, não achas que os developers devam cobrar pelo seu trabalho, é que os preços não são assim tão altos, vairam entre o 2$ e os 100$ e para lém do mais só compra quem quiser!
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Concordo por esse lado mas se a "lei" do joomla é essa nao podem fazer nada
Offline

BlueEagle 
Membro
Mensagens 2221 Gostos 1
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

mas pelo que eu sei ( não sei se estou errado) GPL obriga a ser grátis? eu acho que obriga a ter codigo aberto, mas não tenho a certeza ke obrigue a não ser comercial, ou melhor a não ser pago.
Não tenho a certeza do que estou a dizer, corrijam-me por favor.
Offline

ffhf 
Membro
Mensagens 207 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

pessoal podiam me esclarecer acerca do netaffiliation?

apesar deste nao ser o sitio indicado
Offline

Master 
Membro
Mensagens 462 Gostos 0
Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

Só espero que isto se resolva rapidamente, para bem de todos os utilizadores... acho que as aplicações (add-ons, etc.) a-pagar podem continuar a existir... talvez devessem "pagar" uma taxa, aos profissonais que trabalham no Joomla!, por cada produto vendido... assim, só produtos certificados é que poderiam ser vendidos... não esquecendo qua assim haveria mais controlo e mais segurança.
Offline

Ricardo75 
Membro
Mensagens 1660 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

O problema não é ser grátis ou ser pago... o problema é o código estar ou não codificado. E é um senhor problema porque alguns dos melhores componentes são, como por exemplo os da ijoomla por exemplo, mas existem muitos mais. Pelo menos foi isso que entendi da conversa aqui há uns tempos atrás, não sei se evoluiu para tudo o que é comercial, mas duvido porque isso não interfere directamente com a GPL.
Offline

fpware 
Fundador
Mensagens 15318 Gostos 7
Troféus totais: 38
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5

Ricardo75, no que toca a esta polémica, tiraste-me as palavras da boca...

Outro exemplo é o SEF Advance... Compreendo que a necessidade de proteger o código seja algo que qualquer negócio a tenha... Basta passear por alguns sites de scriptz e por alguns grupos privados, que rapidamente compreenderemos essa urgência!

Mas o GPL é para se respeitar! E, nesse aspecto, estou de acordo com a equipa do joomla! Já comprei vários componentes, e a maior parte deles estava em open source, isso é algo, na minha opinião, a manter!

Temos de dar ao utilizadir final, a capacidade de alterar aquilo que ele julgue necessário, e naturalmente a encriptação, não é o caminho correcto a seguir...

Creio eu...  :?: :|