← Hosting

Alguém conhece a nova Esotérica?

Lida 8389 vezes

Offline

mobilista 
Membro
Mensagens 80 Gostos 0
Troféus totais: 24
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Vejam estes preços:

http://www.esoterica.pt/

1GB com tráfego ilimitado e MySQL por 10€+IVA... ano? :shock:
Será ainda pior que a Amen?

Será alojamento nacional?

  6    16 ms    31 ms    19 ms  ClaraNet.AS5533.gigapix.pt [193.136.250.50]
  7    20 ms    21 ms    21 ms  rt7tlx-rt1tlx-c.pt.clara.net [195.22.9.178]
  8    26 ms    18 ms    19 ms  195.22.9.209
  9    18 ms    18 ms     *     thingol.esoterica.pt [195.22.10.104]
 10    17 ms    18 ms    19 ms  thingol.esoterica.pt [195.22.10.104]
Offline

marsupillami 
Equipa
Mensagens 850 Gostos 4
Feedback +1

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts

Esoterica, Claranet, Amen, o mesmo grupo. Pelo que eles dizem, a Esoterica pretende ser uma Amen de cara limpa. Estranho no entanto a qualidade do site... estava a espera de algo mais corporativo e preços mais realistas. A ser tráfego nacional... aquele plano de 1GB vai vender que nem "ginjas"...  :grin: As ISP´s nacionais agora têm concorrência ao desbarato... vamos a ver se se vão manter com preços destes. Como painel devem estar a adoptar o Plesk.
Offline

anjo2 
Membro
Mensagens 3020 Gostos 0
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Sim, teem Plesk e o preço é um pouco superior ao da Amen, já que não inclui domínio, mas agora tráfego ilimitado... já se está mesmo a ver no que vai dar...
Offline

mobilista 
Membro
Mensagens 80 Gostos 0
Troféus totais: 24
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Mas alguém não sabe fazer contas...

Têm 3 planos: o normal e os outros dobram e triplicam o normal.

Mas, o normal custa 10€, o que dobra custa 30€ e o que triplica custa 90€?!
Quer dizer, se eu subscrever 3 planos normais, por 30€ ano, tenho exactamente o mesmo que se subscrever o plano de 90€?!

:-k

Estou a ver bem, ou está-me a escapar alguma coisa?
Offline

marsupillami 
Equipa
Mensagens 850 Gostos 4
Feedback +1

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts

Plesk é uma escolha muito errada para hosting de quantidade. Não é fácil de gerir, e tem problemas muito graves com updates. É também bastante mais limitado que um CPanel por ex, e parece-me mais pesado pelas estatisticas que tenho.

Bem... se trabalharem bem o projecto, temos aqui concorrência a sério... Agora ainda me custa perceber como é que se consegue ganhar com 10€ / ano (1€ / mes). 400 contas num servidor no mínimo?
Offline

Santo 
Membro
Mensagens 1657 Gostos 4
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Diria mais umas 1000 contas por servidor... que parece ser o standard de overselling neste momento...

Montas os servidores com apenas um disco rápido para arranque e o resto do storage é centralizado numa SAN. Desta forma consegues gerir melhor a alocação de recursos a partir de um ponto central... Estas são as caracteristicas que se vêm hoje em dia..

Não deixa de ser coerente, uma vez que em vez de teres espaço aos Gb por usar em cada máquina, passas a dispor de um sistema centralizado onde controlas na perfeição a alocação de recursos e em caso de necessidade é só adicionar discos na SAN.

Dessa forma podes prometer Dezenas de Gb por conta e aproveitar ao máximo toda a storage que tens.

Saudações
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

A ClaraNet não esta a levar a nova esoterica a serio..
Eles usam Joomla no portal que para uma empresa deste tamanho é estranho..

http://www.esoterica.pt/administrator/
E viva ao overselling
Offline

leite 
Membro
Mensagens 864 Gostos 11
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4

Asturmas, joomla não tem nada a ver ,absolutamente nada a ver, o site da porche brasil é em joomla e não é por ai que não são levados a sério , agora sim podes dizer que não estão a ser levados a sério devido ao preço que fazem isso é outra coisa.
Offline

Santo 
Membro
Mensagens 1657 Gostos 4
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Porque é que não levam a sério só porque usam Joomla? Parece-me que a ideia da Exotérica está até muito bem estudada. Empresa a um nivel mais baixo que a casa mãe para concorrer directamente com as médias e pequenas HSP's e ganhar um mercado que tem estado a escapar à Amen. Redução nos custo operativos usando Open Source em vez de desenvolvimento interno e voila.. Nasce a Exoterica, uma empresa autonoma (não sei se é ou não ainda) com custos fixos baixos e muito potencial, com um nome que já foi referência nas tecnologias em Portugal..

Acho que tem todos os ingredientes para ser um caso de sucesso....

Saudações
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Falei no Joomla porque por exemplo nem a claranet nem a amen usam joomla..
Offline

Santo 
Membro
Mensagens 1657 Gostos 4
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Sim Asturmas, mas has-de reparar que a Exóterica não se posiciona como concorrente da Amen.. Mais como um complemento...

Talvez dai tenham optado por reduzir os custos ao minimo... o que maximiza os potenciais lucros.

Saudações
Offline

anjo2 
Membro
Mensagens 3020 Gostos 0
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Alguem da Claranet referiu que a Esoterica não seria concorrente da Amen, mas não parece que seja a solução que as pessoas procuram.

Parece que vão ter problemas, já que 10€/ano e dar php e mysql, é meio caminho andado para se houver muitas contas e alguns projectos evoluírem, os servidores não vão aguentar, isso funcionava se não houvesse php, soluções NAS e era só adicionar discos (como faz a Amen, ou devia fazer), depois os clientes vão ter problemas em fazer os backups para passar para cPanel, que é o mais utilizado pelas pequenas/medias empresas.

A ver bem pelas coisas, será que vão gastar dinheiro em Suporte? ou será algo mais indirecto com menos custos? se for algo tipo suporte da Amen, parece que vai ser concorrente da Amen mas com php
Offline

marsupillami 
Equipa
Mensagens 850 Gostos 4
Feedback +1

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts

O armazenamento SAN apenas resolve um dos muitos problemas, ms implica outro... o custo. Continua a ser necessário capacidade de processamento para sustentar sites dinâmicos. Nem formando clusters com armazenamento externo resolvem o problema (eu acredito que n estão a fazer isso).

Quanto ao Joomla, a questão não é o Joomla mas sim o tratamento que dão à imagem deles. A Esotérica foi uma empresa da dimensão da Telepac. Tem uma imagem a defender. Eu olho para o site deles e vejo linhas de template e que está longe de se apresentar corporativo ao nível da empresa que deveria ser. Um site do género do da Claranet ou Amen seria mais apropriado (independentemente do motor utilizado).

Considero de qualquer das formas que temos concorrência forte em Portugal a partir de hoje, onde, mesmo desprezando a qualidade do serviço / suporte técnico, o preço será suficiente para retirar clientes às pequenas HSP´s.
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Se eles começarem com a mesma quantidade de publicidade que a amen tem tamos lixados :)
Offline

Santo 
Membro
Mensagens 1657 Gostos 4
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Considero de qualquer das formas que temos concorrência forte em Portugal a partir de hoje, onde, mesmo desprezando a qualidade do serviço / suporte técnico, o preço será suficiente para retirar clientes às pequenas HSP´s.

Sem dúvida que se pode dizer que apareceu um concorrente de peso.. concordo em absoluto... Vamos ver no que dá!

Saudações