← Conversa Geral

Balsemão defende lei que obrigue Google a pagar conteúdos

Lida 18971 vezes

Offline

Jerson 
Elite
Mensagens 2401 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Falhas? Achas mesmo que o conteúdo da Google esmaga o resto por uma falha :lol:?

 :lol: Eu tento não pensar nisso, mas dá outra bela discussão.
Offline

tartofs 
Membro
Mensagens 205 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Windows User Linux User Mobile User Level 5 Super Combination Combination Topic Starter Level 4

Pensamento do dia: O trafego que o Google lhes leva é assim tão insignificante? Se sim porque não bloqueiam o Google e pedem a remoção do Google News? É simples!

É só e basicamente... isto!

Diz um capitalista para o outro: chega para lá e não me roubes!
Offline

Celso Azevedo 
Membro
Mensagens 3500 Gostos 38
Feedback +12

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Tenth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Eles ganham com o tráfego que o Google lhes envia, estão é a ver as coisas de uma forma errada. O que fica no Google é apenas as "headlines" e falam como se o Google lhes copiasse a notícia toda.

Mas nem tudo é mau nisto. Esta guerra dá oportunidade a sites menos conhecidos para crescerem e aproveitarem o tráfego que o Google News consegue enviar.

E se isto continua assim, acredito que a Google crie o seu próprio site de notícias. Dinheiro e capacidade de rentabilização não lhes falta :P
Offline

joaomesk 
Membro
Mensagens 209 Gostos 0
Feedback +4

Troféus totais: 18
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts

Obrigado Tiago. Pelos vistos eu que não percebo de programação tenho de gastar dinheiro para não ser indexado. É uma relação saudável.

BonsEmpregos, a sério, um quiosque? Quer dizer que finalmente descobriste uma fórmula universal para que nenhum quiosque no mundo inteiro feche. A fórmula é esta: os quiosques vendem headlines, logo sobrevivem do ar. E eu que pensava que um quiosque vendia jornais e os jornais é que vendem headlines, até porque todo o conteúdo impresso num jornal pertence à sua própria equipa que o desenvolve. Logo um jornal pode vender espaços publicitários dentro do mesmo. E no preço de um jornal já está incluída a devida % de comissão da distribuição e da venda do mesmo. Lucros repartidos face às acções comerciais de cada agente. A google reparte os lucros do adwords no seu motor de busca com quem mesmo??? Contigo?  :shock:

No digital, se as empresas querem ter anúncios de 30 minutos ou não...não interessa. O risco é deles e não interessa a mais ninguém.

Jerson, acho que disseste tudo só nisto: "O motor de busca não poderia existir sem websites." Pois não, por isso...paguem.
Já existiam sites antes da google e as visitas eram tão ou mais valiosas do que agora pela simples razão de que o teu site é que tem de corresponder ao que o teu visitante quer. O que é que a google faz nesse ponto? Rigorosamente nada. Tu é que fazes porque tu é que desenvolves. A google não te "dá" visitas valiosas. Os teus visitantes é que se tornam valiosos devido ao teu site. A google não te "dá" visitas porque sem o teu site a google não tinha visitas. O que a google faz é lucrar com a indexação do teu site.

Eu não tenho nada contra os sites que a google produz. Eles que os façam e sejam muito felizes. No meio que alterem mais uma vez o algoritmo para que os resultados só mostrem youtubes, blogspots, .lols, .whatever. Estes sites são deles e têm todo o direito de lucrar com o seu trabalho. E também têm todo o direito de os colocar nas primeiras páginas dos reultados de pesquisas. O motor de pesquisa é deles!
Já com o trabalho dos outros...paguem.
É isto que eu estou a tentar dizer. Eu não reclamo dos resultados de pesquisa. Não reclamo que eles façam os seus próprios sites. Eu só contesto que se lucre com o conteúdo de terceiros. É isto que está na noticia.
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Para não seres indexado basta meter duas linhas no robots.txt nada demais.
Offline

joaomesk 
Membro
Mensagens 209 Gostos 0
Feedback +4

Troféus totais: 18
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts

Para não seres indexado basta meter duas linhas no robots.txt nada demais.

E ninguém me pode obrigar a saber isso.
Offline

Tiago Martins 
Membro
Mensagens 932 Gostos 9
Feedback +4

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Os teus visitantes é que se tornam valiosos devido ao teu site. A google não te "dá" visitas porque sem o teu site a google não tinha visitas. O que a google faz é lucrar com a indexação do teu site.

Ora nem mais.
Offline

epsy 
Membro
Mensagens 553 Gostos 1
Feedback +1

Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Search Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

É verdade que o Google presta um serviço de pesquisas, e para isso usa uma infraestrutura gigantesca. E também é verdade que, como já disseram, quem não quer lá estar, pode sair.
Mas há outra questão aqui: o google conquistou uma posição dominante, em termos práticos tem o monopólio do mercado de pesquisas.
Esta posição dominante faz com que quem não está no google é como se não existisse.

Por isso acho bem que os governos e os diferentes players estejam com atenção a esta situação. Existem leis anti-monopólio exactamente por causa de situações deste género.
Offline

joaomesk 
Membro
Mensagens 209 Gostos 0
Feedback +4

Troféus totais: 18
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts

Offline

Jerson 
Elite
Mensagens 2401 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Jerson, acho que disseste tudo só nisto: "O motor de busca não poderia existir sem websites." Pois não, por isso...paguem.

Já agora aproveitando para complementar, é claro que um motor de busca não poderia existir sem websites, mas neste momento os websites também beneficiam muito com a indexação dos seus conteúdos por parte dos motores de busca. Daí eu ter referido que eles ajudam-se mutuamente e logo ser complicado determinar onde devem ser estabelecidos os limites.

É um pouco como o tartofs disse:

É só e basicamente... isto!

Diz um capitalista para o outro: chega para lá e não me roubes!

Dito isto, eu também concordo que é sempre mau uma companhia ter uma posição tão dominante no mercado ao ponto de nós precisarmos dela como referiu o epsy. Mas tenho sérias dúvidas de que os principais defensores destes pagamentos por conteúdos estejam a pensar no bem comum.

O que eu tenho assistido nos últimos anos é uma tentativa por parte de vários grupos de certa forma condicionar o acesso à web e isso é preocupante se tivermos em conta os princípios basilares sobre os quais a Internet foi criada. Há um receio generalizado da web por parte de grupos poderosos e isso talvez esteja por detrás de muitas decisões imprudentes que têm sido tomadas ao longo dos anos.

Não me perguntem é quem são os bons e os maus nesta conversa porque eu já não os consigo distinguir.  :lol:
Offline

Tiago Martins 
Membro
Mensagens 932 Gostos 9
Feedback +4

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Dito isto, eu também concordo que é sempre mau uma companhia ter uma posição tão dominante no mercado ao ponto de nós precisarmos dela como referiu o epsy.

Eles são dominantes porque nós assim os tornamos, se eles fornecem melhores serviços é normal que a maior parte das pessoas dê preferência na sua utilização.
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Eles são dominantes porque nós assim os tornamos, se eles fornecem melhores serviços é normal que a maior parte das pessoas dê preferência na sua utilização.
Nem mais, se a concorrência não consegue ser melhor é difícil não querer que o Google tenha o monopólio.
Mas esperem lá... O Facebbok também não tem um monopólio :lol:?
Offline

bonsempregos 
Membro
Mensagens 2008 Gostos 7
Feedback +3

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2


BonsEmpregos, a sério, um quiosque? Quer dizer que finalmente descobriste uma fórmula universal para que nenhum quiosque no mundo inteiro feche. A fórmula é esta: os quiosques vendem headlines, logo sobrevivem do ar. E eu que pensava que um quiosque vendia jornais e os jornais é que vendem headlines, até porque todo o conteúdo impresso num jornal pertence à sua própria equipa que o desenvolve. Logo um jornal pode vender espaços publicitários dentro do mesmo. E no preço de um jornal já está incluída a devida % de comissão da distribuição e da venda do mesmo. Lucros repartidos face às acções comerciais de cada agente. A google reparte os lucros do adwords no seu motor de busca com quem mesmo??? Contigo?  :shock:

No digital, se as empresas querem ter anúncios de 30 minutos ou não...não interessa. O risco é deles e não interessa a mais ninguém.


Antes de zombares das respostas dos outros não te fazia mal nenhum releres o que escrevem, mas nem te dês ao trabalho de responder que não estou para perder tempo com pessoas com uma linha de pensamento limitada e conhecimentos técnicos reduzidos. Mas até te compreendo, devido à tua iliteracia tecnológica lês o que queres ler e não consegues fazes sequer uma pausa para tentares compreender o conteúdo ou a analogia. Como diz o mote "discutir com um ignorante é o mesmo que berrar com as paredes e esperar que elas respondam.
Offline

joaomesk 
Membro
Mensagens 209 Gostos 0
Feedback +4

Troféus totais: 18
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts

Antes de zombares das respostas dos outros não te fazia mal nenhum releres o que escrevem, mas nem te dês ao trabalho de responder que não estou para perder tempo com pessoas com uma linha de pensamento limitada e conhecimentos técnicos reduzidos. Mas até te compreendo, devido à tua iliteracia tecnológica lês o que queres ler e não consegues fazes sequer uma pausa para tentares compreender o conteúdo ou a analogia. Como diz o mote "discutir com um ignorante é o mesmo que berrar com as paredes e esperar que elas respondam.

Lamento que tenhas visto a minha resposta como sendo zombar, até porque não foi de todo a minha intenção. Aliás, seria o que te diria pessoalmente e acho sinceramente que não terias a mesma reacção.

Continuo a pensar que estás a fazer uma confusão tremenda entre um modelo de negócio de um quiosque e de um motor de pesquisa, é só isso.

As minhas sinceras desculpas pela confusão criada. Aproveito para te dizer que não tenho qualquer problema em ser um ignorante em permanente aprendizagem...nunca tive e nunca terei.

De resto, o futuro dirá se a preocupação sobre direitos de autor e o seu aproveitamento (no fundo o assunto da noticia) tem ou não legitimidade. Como é um problema de lei e não de webmasters...a ver vamos.
Offline

bonsempregos 
Membro
Mensagens 2008 Gostos 7
Feedback +3

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Sim, não vale a pena estarmos a discutir por pontos de vista mais divergentes. As minhas desculpas pela minha resposta a roçar a arrogância.