← Hosting

Sobre os prestadores de serviços de alojamentos, domínios e outros serviços

Lida 21260 vezes

Offline

anjo2 
Membro
Mensagens 3020 Gostos 0
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Decidi criar um tópico para não andarem a divagar noutros tópicos sobre este assunto.

Existe, principalmente em algumas alturas do ano, uma "enchente" de novas provedoras de serviços de alojamento, a maioria ilegal... Sendo um mercado pequeno, as boas e más notícias chegam depressa mas o pior é mesmo a confiança por parte dos clientes que se perde e que vão em parte para empresas estrangeiras, geralmente as maiores, às vezes tendo pior serviço que em algumas portuguesas.

Será justo uns pagarem impostos e outros não? Arranjarem uma revenda por menos de 20€/ano e começar a vender a outros como se nada fosse é algo acontece nos dias de hoje...

Toda a gente deve ter a sua oportunidade, no entanto antes de o fazer deve pensar bem no que vai fazer, e mesmo quem aluga devia perguntar sempre se passam factura e pedi-la sempre. Uns pagam 21% de IVA, SS, etc. e outros não pagam nada, se o produto inicial tiver o mesmo valor em 2 HSP's (uma legal e outra ilegal), com os impostos, o preço será superior ao que não paga impostos em pelo menos 21%. O cliente provavelmente pouco se interessa pela factura e compra a quem está ilegal.

A solução seria criar uma associação para proteger quem está legal? Talvez sim ou talvez não, já existe uma desde 2005 e é um fracasso, muito devido a não fazerem nada e quem a formou foi algumas das maiores empresas de alojamento, em que o presidente é o mesmo que o da Amen... Um presidente de uma associação deste tipo não devia estar ligado a uma empresa do ramo, vê-se logo que algo está mal...
Para quem não sabe, essa associação é a Apregi

Este assunto é muito extenso, por isso vou pegar na parte que tem sido mais criticada, as infraestruturas...
Existe desde os provedores com revendas de alojamento aos com datacenter próprios, com painéis de alojamento grátis, pagos e próprios, bem assim como áreas de cliente, etc. Independentemente disto, os preços variam muito, e porquê?
Grande parte das pessoas tem noção que além do tráfego e espaço disponibilizado, não vai esperar que possa fazer o mesmo num alojamento de 10€ e num de 100€, existe algo como por exemplo o cpu, certamente se o usar muito, mesmo nas grandes empresas estrangeiras, vão ficar com a sua conta bloqueada, agora imaginem uma revenda com muitos clientes, quem alugou a revenda vê algo mal numa conta e decide a suspender (alguns suspendem mesmo a revenda toda), como por exemplo essas revendas de 20€/ano, certamente só receberam sites fracos que não consomem muitos recursos.

Sei que algumas dessas pseudo ou provedores ilegais depois se registam e ficam legais, e que revenda pode até ser melhor se for bem controlado e se tiver poucos conhecimentos (algo que muitas nem têem pessoal com conhecimentos), mas muitas apenas querem ganhar uns trocos e acabam por piorar quem realmente trabalha nesta área.

Podem dar a vossa opinião, o texto já está muito longo, apesar de que podia ter muito mais para falar...
Offline

André Freitas 
Membro
Mensagens 941 Gostos 16
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Concordo plenamente, no entanto acho que isso já está muito em voga em Portugal. Os futuros clientes devem ter sempre em mente se a empresa possui já alguns clientes e se tem algum feedback, como dito. Pois, é injusto uns a pagar os impostos e outros não, mas sempre foi assim num mundo da internet e nem o estado tem semrpe todos os meios para isso, visto que a internet é " a terra de ninguém" como alguns dizem, mas acredita, essas pseudo-sps após um tempo desvanecem-se e acabam por fechar. É uma questão de consciência de todos. Podes é começar por fazer uma petição a ver se arranjas votos.

Já agora tive uma experiência pessoal de uma pessoa que ia iniciar-se numa SP(não vou referir nomes), que perguntou-me como parkeava-se um domínio.  :shock:
Offline

Santo 
Membro
Mensagens 1657 Gostos 4
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Começando pelo meio, a Apregi é... nada. Falta de actividade, falta de projecto, falta de.. tudo. Não me choca que o presidente seja o responsavel da Amen, choca-me sim a falta de atitude.

No que diz respeito aos impostos, claramente esse tema está mais do que debatido. Quem não paga impostos pode fazer pelo menos 21% mais barato que os restantes que pagam. É uma desvantagem comercial grande para quem paga.

O tópico da LusoP deveria servir de exemplo de como não fazer as coisas.. Ou seja, um exemplo pela negativa, que todos os que por aqui andam e almejam iniciar-se nesta actividade podem usar como regra do "não fazer".

Cá por "casa" (em Portugal") pensa-se que lá fora é melhor, mas enganam-se e muitas vezes são enganados pois lá fora as coisas são tão ou mais negras do que cá, só que numa escala bem maior.

Saudações
Offline

-RJ- 
Membro
Mensagens 1188 Gostos 0
Troféus totais: 30
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Acho que perante esta situação, é o cliente que tem que ter em atenção onde irá apostar a sua confiança. E muita informação existe por aí para ser lida e ter-se uma escolha acertada em relação a futura "SP" escolhida.

E concordo também que uma revenda (em condições) pode ser solução para quem não tenha conhecimentos da área por ser um método de venda de alojamento/domínios mais simples e, quase tão eficaz quando bem trabalhado.

Quanto aos impostos, isso já se sabe. :)

Cumps
Offline

cenourinha 
Elite
Mensagens 4094 Gostos 21
Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Apple User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4

Lá fora, quando a oferta é muita, há que desconfiar.

Conheço exemplos de empresas que vendem contas de revenda com mais espaço e mais tráfego, mais baratas que contas de alojamento com menos espaço e menos tráfego. Aqui passa-se algo...

Não sei se a melhor opção para iniciar uma pequena empresa será uma revenda ou uma VPS, mas o que interessa é ter um bom serviço, com suporte rápido e de qualidade.

É preciso ter em mente que enquanto se oferece alojamento gratuito é uma coisa, quando envolve pagamentos, é outra.
Offline

flaviorodrigues 
Membro
Mensagens 326 Gostos 1
Feedback +2

Troféus totais: 24
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

Correcto, ha "empresas" especialmente estrangeiras, que vendem pacotes de alojamento do genero 500GB espaço com 5000000GB trafego a 5$ mês, os clientes olham para os valores e nem pensam 2 vezes, é o chamado overselling.

É pena assistir se a isto e outros mais problemas, mas nem sempre tudo corre bem, eu não vou criticar ninguem, eu mesmo tenho uma SP, com quase 2 anos de existência, com muitos problemas especialmente no inicio, posso dizer que pouco € é aquele que ganhei com este projecto, pois todo que ganhei usei o para bem dos clientes, licenças de software, mais servidores, upgrades.

Ja ha 2 anos lembro me de ver ao meu lado dezenas de SPS abrirem e que agora nem existem, caso da bombsp, sublimesp, entre muito outras. Ha que ter mentalidade, espírito de aventura e dedicação, motivação e ser honesto e actuar como empresários, se temos clientes, temos que os tratar de tal forma, ou seja em condições.

Ca fica o testamento :)

Obrigado, Flavio
EmpireSP
Offline

anjo2 
Membro
Mensagens 3020 Gostos 0
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

a sublime a abrir à 2 anos? abriu à 4 anos.
Offline

flaviorodrigues 
Membro
Mensagens 326 Gostos 1
Feedback +2

Troféus totais: 24
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

sim, mas nem 2 durou, foi onde quis chegar
Offline

BlueEagle 
Membro
Mensagens 2221 Gostos 1
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

[APAGAR]
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Já faziam falta tópicos destes isso é verdade..
Sobre a Apregi eu não chamo associação aquilo pois uma associação costuma fazer alguma coisa mas aquilo não faz nada..
Blue na parte do so compra cá quem quer trafego nacional isso não é verdade.. ha outros motivos:

Suporte Português
Confiança em "empresas" portuguesas etc etc

Mas isso do conhecer ou não o mercado também é bem verdade.
Offline

marsupillami 
Equipa
Mensagens 850 Gostos 4
Feedback +1

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts

BlueEagle, existe muito mais que o preço... por exemplo, uma voz que fale a tua língua do outro lado do telefone...

Não considero estas "HSP´s-cogumelos" um problema acentuado para as restantes HSP´s devidamente formadas. É um mercado onde ainda há muita gente que não equaciona unicamente o preço, e é nessas restantes àreas que há que dinamizar. Se continuamos a bater-nos de igual para igual com essas "cogumelos", então nunca será possível ganhar.

São sim, um problema para o consumidor, que lhes confia os dados e registos de domínios, e de um momento para o outro pode ver o seu negócio no charco.
Offline

Santo 
Membro
Mensagens 1657 Gostos 4
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Uma coisa que concordo com o Blue é que é preciso denunciar e não ter medo de vir a público dizer que foi enganado. Hà que denunciar as más práticas de uma forma clara. Quem o faz está a prestar um serviço à comunidade!

Saudações
Offline

BlueEagle 
Membro
Mensagens 2221 Gostos 1
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

[APAGAR]
Offline

Miguel Lucas 
Elite
Mensagens 3619 Gostos 16
Feedback +14

Troféus totais: 35
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Windows User Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Domino a lingua inglesa..mas no entanto, não me importo de pagar mais um bocado para ter o meu serviço e ser atendido em portugues!
Isto porque felizmente sei diferenciar as boas das más Provedores.
Offline

MarKo 
Administrador
Mensagens 4610 Gostos 10
Feedback +1

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter 10 Polls Poll Starter

Bem era deste tópico que estava a falar há uns dias atrás.

Concordo um bocadinho com todos, esta não é a minha àrea, por isso boa discussão.

P.S. Organizem vocês uma associação, não se denunciar é um erro. Eu adoro livros de reclamações.