← Conversa Geral

Balsemão defende lei que obrigue Google a pagar conteúdos

Lida 18977 vezes

Offline

raugusto 
Elite
Mensagens 3145 Gostos 33
Feedback +13

Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Offline

Jerson 
Elite
Mensagens 2401 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Citar
Os grandes agregadores de conteúdos, que eles próprios não produzem conteúdos, não podem continuar a usar e abusar dos nossos conteúdos, a tirar-nos a publicidade e a não serem obrigados a recompensar-nos

Os websites dos grandes grupos são dos mais visitados do mundo, eles rentabilizam o tráfego que recebem dos motores de busca e ainda beneficiam de uma grande notoriedade graças a isso. De certa forma a Google já os ajuda a ganhar dinheiro.

Realmente pode-se debater até que ponto um motor de busca funciona como deve funcionar, se é justo para todos e por aí fora, mas não me parece que grandes grupos como o Impresa têm razões válidas para reclamarem quando são os mais beneficiados.

Na Alemanha este mês ainda se vai debater isso, à França a Google já ameaçou retirar os conteúdos desses grupos caso seja obrigada a pagar para os ter no motor de busca, no Brasil também existem alguns que estão a defender esta alternativa que é de imbecilidade na minha opinião.

Olha, a Google que não pague pelos conteúdos e eles que saiam do motor de busca, a ver se desta forma se começa a dar ainda mais destaque a trabalhos independentes que muitas vezes têm o dobro da qualidade de algumas dessas publicações.
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Pensamento do dia: O trafego que o Google lhes leva é assim tão insignificante? Se sim porque não bloqueiam o Google e pedem a remoção do Google News? É simples!
Offline

Jerson 
Elite
Mensagens 2401 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Pensamento do dia: O trafego que o Google lhes leva é assim tão insignificante? Se sim porque não bloqueiam o Google e pedem a remoção do Google News? É simples!

Vários jornais no Brasil fizeram isso no mês passado.
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Vários jornais no Brasil fizeram isso no mês passado.

E mantêm esse bloqueio? Mas na minha opinião exigir algo do Google não passa de uma tentativa de mandar barro a parede e ver se cola.
Offline

Miguel Lucas 
Elite
Mensagens 3619 Gostos 16
Feedback +14

Troféus totais: 35
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Windows User Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

eles que saiam do Google então :D
Offline

Jerson 
Elite
Mensagens 2401 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

E mantêm esse bloqueio? Mas na minha opinião exigir algo do Google não passa de uma tentativa de mandar barro a parede e ver se cola.

Não faço ideia, mas acho que sim. A França também anda na mesma onda e a Alemanha já aprovou qualquer coisa, devem lançar a discussão sobre isso este mês. Enfim e agora é Portugal pelos vistos.

eles que saiam do Google então :D
Pois, se tudo corresse como esperado nós seríamos os grandes beneficiados. Enfim, alguém tem que lucrar com a estupidez alheia :superlol:
Offline

Jose Augusto 
Membro
Mensagens 434 Gostos 0
Feedback +3

Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

eles que saiam do Google então :D

À primeira vista, estou tentado a concordar: que saiam então. Mas o Balsemão não deixa de ter alguma razão: é o não verdade que cada vez mais o Google arranja maneira de nem ser preciso sair da sua página para ler o conteúdo dos outros? É ou não verdade que no resultado de uma pesquisa o que vês é cada vez mais 100% Google, quando muitas vezes o conteúdo nem é deles?
Offline

Jerson 
Elite
Mensagens 2401 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

À primeira vista, estou tentado a concordar: que saiam então. Mas o Balsemão não deixa de ter alguma razão: é o não verdade que cada vez mais o Google arranja maneira de nem ser preciso sair da sua página para ler o conteúdo dos outros? É ou não verdade que no resultado de uma pesquisa o que vês é cada vez mais 100% Google, quando muitas vezes o conteúdo nem é deles?

Como assim?

O motor de busca revela algumas linhas gerais sobre o conteúdo, para o consultar por inteiro o utilizador ainda precisa de visitar a fonte original. Eu sei que há uma discussão que se levantou sobre isso por aí, eu sinceramente não acho que eles revelem assim tanto.
Offline

joaomesk 
Membro
Mensagens 209 Gostos 0
Feedback +4

Troféus totais: 18
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts

Eu por acaso vejo isto ao contrário e acho que quem pretende lucrar com o sucesso da google tem todo o direito de o fazer. Mas espero que a lei atinja todos e não só os grandes.
No tos da google deve estar lá que o serviço agrega conteudos de terceiros. Não o li, nem vou ler, mas os tos's são maioritariamente para sacudir responsabilidades e eles não devem ser excepção neste ponto.
O adwords mostra anuncios relativos a keywords que os anunciantes escolhem mediante os seus interesses publicitarios, certo?
A google não produz conteudos. Agrega. Logo só tem resultados nas keywords que estão no adwords porque alguém os produziu.
Se foi um site feito pela google em que as pessoas adicionaram conteudo, exemplo do youtube, então a google não tem que pagar nada a ninguém. Como o facebook já concluiu há muito tempo.
Se o conteudo foi feito por um zé qualquer, independentemente da sua dimensão no mercado, então aquele clique feito no adwords constitui um aproveitamento de conteudos de outrém (tos dos próprios) em proveito próprio. Se ninguém tivesse feito conteudos naquela keyword, a google não tinha resultados para mostrar e o anuncio não seria visivel, pois não?

Já agora, uma questão feita por um leigo em programação, como é que eu digo aos crawlers ou whatever, isto: "o meu site pode ser indexado pelo bing, mas não pela google"?
Offline

Tiago Martins 
Membro
Mensagens 932 Gostos 9
Feedback +4

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Já agora, uma questão feita por um leigo em programação, como é que eu digo aos crawlers ou whatever, isto: "o meu site pode ser indexado pelo bing, mas não pela google"?

Com o robots.txt consegues criar um User-agent específico para o Google.
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

À primeira vista, estou tentado a concordar: que saiam então. Mas o Balsemão não deixa de ter alguma razão: é o não verdade que cada vez mais o Google arranja maneira de nem ser preciso sair da sua página para ler o conteúdo dos outros? É ou não verdade que no resultado de uma pesquisa o que vês é cada vez mais 100% Google, quando muitas vezes o conteúdo nem é deles?
A minha experiência é de que nunca me fiquei por essas linhas e entro sempre nos sites em questão.
No entanto por exemplo a sapo por exemplo não ganha dinheiro em agregar as capas dos jornais? Há pois, a sapo não tem o dinheiro da Google..
Offline

bonsempregos 
Membro
Mensagens 2008 Gostos 7
Feedback +3

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Um dia destes falta quererem cobrar por as pessoas lerem as capas dos jornais...

Balsemão provavelmente está mal assessorado, e não o informaram que o que o google faz como qualquer quiosque no seu dia a dia, mostra  o título com a headline. Usando esta analogia nunca vi vontade de cobrarem aos donos dos quiosques uma percentagem de outros produtos para poderem expor as capas.

Ninguém aqui espera que o Eng. Balsemão perca o seu tempo a estudar o que é um motor de pesquisa e como funciona, para isso paga a assessores.

Se os resultados do digital são fracos isso é outra história, mas com publicidade por exemplo em cada video obrigatória (entre 15 a 30 segundos que não dá para saltar) não me parece que os visitantes regressem muitas vezes ás suas propriedades digitais.

Basicamente querem trazer para a internet o mesmo modelo de negócio que utilizam  em meios mais tradicionais e isso não resulta. E geralmente, como bom costume português, quando as coisas estão mal a culpa é dos outros (neste caso culpam a google).
Offline

Jerson 
Elite
Mensagens 2401 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Eu por acaso vejo isto ao contrário e acho que quem pretende lucrar com o sucesso da google tem todo o direito de o fazer. Mas espero que a lei atinja todos e não só os grandes.
No tos da google deve estar lá que o serviço agrega conteudos de terceiros. Não o li, nem vou ler, mas os tos's são maioritariamente para sacudir responsabilidades e eles não devem ser excepção neste ponto.
O adwords mostra anuncios relativos a keywords que os anunciantes escolhem mediante os seus interesses publicitarios, certo?
A google não produz conteudos. Agrega. Logo só tem resultados nas keywords que estão no adwords porque alguém os produziu.
Se foi um site feito pela google em que as pessoas adicionaram conteudo, exemplo do youtube, então a google não tem que pagar nada a ninguém. Como o facebook já concluiu há muito tempo.
Se o conteudo foi feito por um zé qualquer, independentemente da sua dimensão no mercado, então aquele clique feito no adwords constitui um aproveitamento de conteudos de outrém (tos dos próprios) em proveito próprio. Se ninguém tivesse feito conteudos naquela keyword, a google não tinha resultados para mostrar e o anuncio não seria visivel, pois não?

O website e o motor de busca ajudam-se mutuamente. O motor de busca não poderia existir sem websites, mas em troca do conteúdo que o website produz ele devolve-lhe com tráfego valioso. Acho que tudo se equilibra.

Agora se o teu problema é com websites da Google, aí a conversa é outra. Já existiram e existem reclamações relativamente a resultados do Youtube e outros websites da Google que aparecerem à frente de conteúdo mais relevante. Das duas uma, isso ou acontece por falhas do próprio motor ou então tem a ver com a popularidade de um determinado conteúdo que o coloca em vantagem.

Acho que é complicado porque isso depende de caso para caso. Eu não estou a defender a Google, só acho que se perde objectividade especialmente quando se fala de dinheiro e isto aplica-se dos dois lados.
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Falhas? Achas mesmo que o conteúdo da Google esmaga o resto por uma falha :lol:?