← Negócios Online

Duvidas sobre vender artigos

Lida 6446 vezes

Offline

JoaoFreitas 
Membro
Mensagens 1 Gostos 0
Troféus totais: 6
Trófeus: (Ver todos)
Combination Topic Starter Level 1 First Post Second year Anniversary One year Anniversary

Boas, ainda sou novo nestas andanças apesar de já ter perdido muitas horas a ler pros e contras sobre o comercio online.

Acabei este ano a licenciatura em gestão, e um dos meus sonhos sempre foi abrir um negócio próprio e agora que estou desempregrado e acabei a escola queria tirar uns trocos com a revende de artigos até arranjar algum trabalho.
No meu caso inicialmente estava a pensar vender apenas poucos artigos importando de fora da UE e tendo em stock (uma quantidade pequena), e vender depois pelo OLX ou Facebook, ganhando algum com isso, enquanto crio um site para futuramente ser Empresário em Nome Individual.

1-As minhas duvidas é se por questoes legais se posso fazer isto sem ser ENI, ou trabalhador independente, vendendo assim pelo OLX sem passar faturas ou recibos..
2-Outra questão é em relação se caso possa vender sem passar fatura, se sou obrigado a pagar o IVA ao estado, visto que importo fora da UE, e por vezes não param na Alfandega as encomendas e dessa forma não iria pagar o IVA em portugal.
3- Se for necessário ser ENI para vender seja o que for, e passar faturas mesmo que vá vender apenas 10 artigos por mes ou não, o que seria preciso então para poder vender legalmente? E a unica opção é ser Emp. nome individual, e visto serem importações não poderei estar em regime de isenção de IVA?

Se alguem pudesse responder-me a alguma dessas questões agradecia imenso.
Obrigado :)
Offline

pho3nix_ 
Membro
Mensagens 151 Gostos 34
Troféus totais: 17
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

1) Não podes, artigos em primeira mão devem vir sempre acompanhados por factura não importa o canal de vendas.
2) Tens que sempre passar factura, tas a fazer uma venda, logo tens que dar uma garantia tambem. O IVA é orbrigatório pois é um bem tangivel. Mas não és tu que pagas iva quem paga é o contribuinte, tu serves como intermediário ou colector do estado, recebes o IVA para depois o devolveres ao estado. Produtos importados não pagam IVA a não ser que seja um individuo e não uma empresa.
3) tens uma categoria para importação, mas não sei quais as regras essa categoria é bem especifica, não podes ser trabalhador independente tens que ter uma LDA nem que seja unipessoal-
Offline

JoaoFreitas 
Membro
Mensagens 1 Gostos 0
Troféus totais: 6
Trófeus: (Ver todos)
Combination Topic Starter Level 1 First Post Second year Anniversary One year Anniversary

Antes de mais muito obrigado pelo seu tempo, e obrigado pelas respostas, já fiquei esclarecido pelo menos na parte que não me posso aventurar nisso sem ter que desembolsar algum para o estado e para criar a empresa =/.
Em relação a sociedade unipessoal, pelo menos quando fui as finanças não me indicaram que não podia ser Empresario de nome individual, depois de lhe ter explicado a situação e o que pretendia, porém também quem me atendeu lá parecia estar menos informado que eu na matéria e não me esclareceu nenhuma das duvidas.
Algum utilizador experiente ou entendido neste ambito de negocios podia contatar-me para esclarecer algumas duvidas que tenho mais?
Obrigado
Offline

tuker 
Membro
Mensagens 51 Gostos 6
Troféus totais: 12
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts First Post Third year Anniversary

1) Não podes, artigos em primeira mão devem vir sempre acompanhados por factura não importa o canal de vendas.
2) Tens que sempre passar factura, tas a fazer uma venda, logo tens que dar uma garantia tambem. O IVA é orbrigatório pois é um bem tangivel. Mas não és tu que pagas iva quem paga é o contribuinte, tu serves como intermediário ou colector do estado, recebes o IVA para depois o devolveres ao estado. Produtos importados não pagam IVA a não ser que seja um individuo e não uma empresa.
3) tens uma categoria para importação, mas não sei quais as regras essa categoria é bem especifica, não podes ser trabalhador independente tens que ter uma LDA nem que seja unipessoal-

Quanto ao IVA, ele não pode passar recibo verde em vez de factura?
Offline

pho3nix_ 
Membro
Mensagens 151 Gostos 34
Troféus totais: 17
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Quanto ao IVA, ele não pode passar recibo verde em vez de factura?

NÂO. Os recibos verdes são exclusivamente para prestação de serviços e não para venda de produtos.
Offline

kurtmix 
Membro
Mensagens 1895 Gostos 605
Feedback +4

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary Search Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter

Isso basta ir às finanças e colectar-te. Escolhes o regime sem iva se for para um volume muito pequeno de vendas ou o regime de iva trimestral se achares que vais faturar bastante, quando digo faturar refiro-me ao valor total faturado e não ao valor de lucro. Também não convém esquecer de activar a opção de importações ao iniciar actividade. Contactas um contabilista para te tratar dos papeis, em regime simplificado há quem te faça isso por 30 ou 40euros/mês. Vais à segurança social levar os papeis de actividade mas não pagas segurança social no primeiro ano. Compras um software de faturação ou usas um com versão gratuita como o Primavera Express. Dessa forma podes estar descansado nas vendas e não correr riscos de multas. Sem esquecer comprar o livro de reclamações e ter no local onde faturas. Depois disso vais ter portas abertas em fornecedores grossistas na europa que te pode ser mais rentável que importar da China.
Offline

jleao 
Membro
Mensagens 305 Gostos 29
Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2

Escolhes o regime sem iva se for para um volume muito pequeno de vendas

Se quer fazer importações, não pode escolher o regime de isenção de IVA.
Offline

kurtmix 
Membro
Mensagens 1895 Gostos 605
Feedback +4

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary Search Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter

Se quer fazer importações, não pode escolher o regime de isenção de IVA.
Sim tens razão.