← Conversa Geral

Profissional ou Ciências e Tecnologias ?

Lida 12475 vezes

Offline

Daniel 
Membro
Mensagens 358 Gostos 1
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Eu tambem estou com essas duvidas pois este ano tenho de me dicidir, sou aluno de 4s, em algumas disciplinas 5s, e tou indeciso

Quero seguir engenharia informática, agora a minha questão é por qual optar

Queria que alguem me exclareçe-se algumas cenas

Curso Profissional:

Pros:

Contras:


Ciências e Tecnologia

Pros:

Contras:


Nota: assim  resumido eu e o resto do pessoal com esta duvida fica a preceber melhor penso eu

Obrigado pela atenção
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Curso Profissional:

Pros: Area de informatica. Muita pratica. Estagio de 3 meses em que muitas vezes garantes o emprego (se quiseres)
Se estudares tens uma alta media (eu não estudo e o ano passado tive media de 15)

Contras: Não tens matematicas nem fisico quimicas a serio


Ciências e Tecnologia

Pros: Prepara-te para a faculdade

Contras: 0 Informatica ao longo de 3 anos
Não te prepara para o mercado de trabalho

....
Offline

Souza 
Elite
Mensagens 1816 Gostos 1
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Ando em ciências a fazer apenas matemática A :lol:
Tive física, gostei fiquei com 13.
Agora matemática é aborrecido e requer estudo contínuo.
Offline

spec 
Elite
Mensagens 989 Gostos 1
Feedback +2

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Curso profissional:

contras:
- normalmente tens avaliação por módulos que não é bom, torna-te preguiçoso
- não tens matemática nem física decentes e precisas das cadeiras para entrar na universidade
- é conhecido por ser pouco exigente

prós:
- tens preparação técnica na área do teu curso



Ciências e Tecnologia

contras:
- falta de disciplinas sobre informática

prós:
- prepara-te para os exames
- tens matematica e fisica, logo tens mais facilidade em passar nos exames




talvez seja melhor mesmo Ciências e Tecnologia
Offline

-RJ- 
Membro
Mensagens 1188 Gostos 0
Troféus totais: 30
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Tou no primeiro ano em engenharia informatica, e tive 3 anos sem "informatica"... tive no curso de ciencias e tecnologias, é verdade que não é para quem mais gosta de informatica mas gostei muito devido a interligação das áreas(temos matematicas, biologia, geologia, fisica, quimica, etc) ... o que dá-te um conhecimento mais abundante no sentido mais geral...

Agora também conheço outros que tiveram no ainda tecnologico de informatica que tiveram matematica B e não tinham as bases necessárias de matematica e por consequência reprovaram em algumas cadeiras mas com esforço conseguem...

Conclusão: Uns com mais dificuldade numa área e menos noutra, e outros vice-versa... o meu conselho, escolhe o que te dê um horário mais leve e aproveita bem estes três anos porque depois acredita que as coisas pioram na universidade LOOL...
Offline

Zompixau 
Membro
Mensagens 511 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Eu estou em Ciências e Tecnologias e quero seguir Engenharia Informatica (em principio). Tenho MatematicaA ; Fisica/Quimica e Geometria A.

Acho que deves ir para CT se quiseres seguir para a universidade e depois de acabares trabalhares.

Se quiseres ir trabalhar aos 18 anos vai para o profissional, mas se nao quiseres não vás mesmo.

Na minha opinião vai para CT para ganhares uma boa preparação profissional, a informática chega quando tiver de ser. Sempre podes ir fazendo projectos como eu na net.

Cumprimentos.

Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Tou no primeiro ano em engenharia informatica, e tive 3 anos sem "informatica"... tive no curso de ciencias e tecnologias, é verdade que não é para quem mais gosta de informatica mas gostei muito devido a interligação das áreas(temos matematicas, biologia, geologia, fisica, quimica, etc) ... o que dá-te um conhecimento mais abundante no sentido mais geral...

Agora também conheço outros que tiveram no ainda tecnologico de informatica que tiveram matematica B e não tinham as bases necessárias de matematica e por consequência reprovaram em algumas cadeiras mas com esforço conseguem...

Conclusão: Uns com mais dificuldade numa área e menos noutra, e outros vice-versa... o meu conselho, escolhe o que te dê um horário mais leve e aproveita bem estes três anos porque depois acredita que as coisas pioram na universidade LOOL...
Então vai para CT
Offline

Zompixau 
Membro
Mensagens 511 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Então vai para CT

É o melhor que tens a fazer, agora temos de ser um dos melhores para arranjar trabalho. E se não tens uma boa preparação não podes ser o melhor.
Offline

Daniel 
Membro
Mensagens 358 Gostos 1
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

 :obrigado: pelas opiniões, vou falar com mais engenhrios infmáticos meus conehcidos ... para me decidir melhor, em principio sigo para Ciências e Tecnologias, tenho de  aguentar 3 anso sem Informática, mas tiro um curos à parte ou assim , so para manter a "forma" ....


 :obrigado: :+trafego:
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

No entanto ve se não arranjas ainda um tecnológico.. o bfms tirou um e agora esta na universidade.
Offline

Emanuel Santos 
Elite
Mensagens 848 Gostos 2
Feedback +25

Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Para se ser Engº é preciso escolher um curso creditado pela Ordem dos Engenheiros. IST e FEUP são de certeza mas a maior parte não é. Existe uma diferença abismal nestas duas faculdades para as outras .. o termo correcto deveria ser Computer Science mas há o raquitismo tuga de se colocar Engª xxx em tudo.

Offline

spec 
Elite
Mensagens 989 Gostos 1
Feedback +2

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Para se ser Engº é preciso escolher um curso creditado pela Ordem dos Engenheiros. IST e FEUP são de certeza mas a maior parte não é. Existe uma diferença abismal nestas duas faculdades para as outras .. o termo correcto deveria ser Computer Science mas há o raquitismo tuga de se colocar Engª xxx em tudo.

não tem nada haver, qualquer estabelecimento de ensino com curso de Eng de qualquer coisa dá-te oportunidade de entrar para a ordem dos Engenheiros... precisas apenas de 5 anos de ensino superior... só que alguns cursos tens entrada directa e outros precisas de fazer um exame.

Ciências da Computação é ligeiramente diferente de Eng. Informática

não gosto do IST nem da FEUP... só trocava o meu curso pela antiga LESI (agora é LEI) da Universidade do Minho... Eu estou a tirar LEI pelo Politécnico do Porto e tirando LEI na UM não vejo melhor em Portugal... até te digo mais dou mais linguagens de programação em 2 anos que os os gajos da FEUP e do IST no curso todo.

Os Politécnicos tem uma coisa muito boa, preparam-te para trabalhar, são práticos e objectivos...  posso terminar a licenciatura (3anos) e tirar o mestrado noutra universidade qualquer, até fora do país... na FEUP por exemplo não é possível (o mestrado é integrado, tens de o tirar lá).

Offline

Diogo Pinto 
Administrador
Mensagens 4400 Gostos 371
Feedback +4

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Search Level 6 Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

não tem nada haver, qualquer estabelecimento de ensino com curso de Eng de qualquer coisa dá-te oportunidade de entrar para a ordem dos Engenheiros... precisas apenas de 5 anos de ensino superior... só que alguns cursos tens entrada directa e outros precisas de fazer um exame.

Ciências da Computação é ligeiramente diferente de Eng. Informática

não gosto do IST nem da FEUP... só trocava o meu curso pela antiga LESI (agora é LEI) da Universidade do Minho... Eu estou a tirar LEI pelo Politécnico do Porto e tirando LEI na UM não vejo melhor em Portugal... até te digo mais dou mais linguagens de programação em 2 anos que os os gajos da FEUP e do IST no curso todo.

Os Politécnicos tem uma coisa muito boa, preparam-te para trabalhar, são práticos e objectivos...  posso terminar a licenciatura (3anos) e tirar o mestrado noutra universidade qualquer, até fora do país... na FEUP por exemplo não é possível (o mestrado é integrado, tens de o tirar lá).



Isso é muito bonito de se dizer, mas compara as estatísticas da FEUP e do ISEP, mas especificamente a taxa de empregabilidade na área do curso, nos dois e depois tira as tuas conclusões... ;)
Offline

spec 
Elite
Mensagens 989 Gostos 1
Feedback +2

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Isso é muito bonito de se dizer, mas compara as estatísticas da FEUP e do ISEP, mas especificamente a taxa de empregabilidade na área do curso, nos dois e depois tira as tuas conclusões... ;)

Não tenho informação sobre isso mas se a taxa de emprego me preocupasse não tinha ido para Engenharia Informática, tinha ido para Padre...

o IPP é o maior politécnico do país, ainda não terminei o curso e tenho em bolsa de emprego, propostas de estágio para a Suíça, para a Noruega até para Japão... mas mesmo para arranjar emprego em Portugal não é complicado, há propostas para estágios e  investigação (acho que é através da Fundação do IPP) há emprego para o curso.

O melhor curso de Eng. Informática do país é na UM, tem prestigio e fama... como já disse, tirando esse curso não vejo nenhum melhor que o meu... FEUP, IST a NOVA etc... são apenas mais um
Offline

Júnio Branco 
Membro
Mensagens 563 Gostos 0
Feedback +2

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Não tenho informação sobre isso mas se a taxa de emprego me preocupasse não tinha ido para Engenharia Informática, tinha ido para Padre...

Atão porquê? Da forma como dizeste até parece que Eng.Informática tem tido pouca saída...
Eng.informática é uma das que têm tido mais saída nos últimos anos...