Olá a todos, novamente por aqui, pois os projectos tiram-me o tempo até quase de dar suporte aos clientes
Ora ando por aqui porque tenho uma situação bastante delicada com um cliente e queria ouvir as vossas opiniões (nomeadamante as de quem aluga espaço como negócio)
Vou começar pelo inicio (vai ser um post longo) para que tudo fique esclarecido.
No dia 2 de Outubro passado fiquei a saber por um cliente que os emails para os ISP's telepac, clix, sapo, netcabo estavam a ser devolvidos e marcados como spam. Ora qual o meu espanto que descubro que o IP da máquina em questão estava nas listas de spam.
Sem saber muito bem qual o motivo e calculando que só poderia ser por email spam de algum dos meus clientes, resolvi criar um script que me apanhava todos os emails enviados num log.
Após 3 dias descubro que tenho um cliente que envia 70 mil emails durante algumas horas causando os bloqueios do IP.
Este cliente (de agora em diante defenido como cliente A) alugou uma conta particular á ASProjectos, com acesso a ter mais 10 contas adiccionais no dominio principal.
Tem 8 que mais tarde descubri (explicado mais a frente)
Essa conta foi usada para um site de um cliente do mesmo.
Pedi ao Cliente A que parasse imediatamente com a situação, o qual muito espantado pediu-me onde estava e onde podia ler a politica da ASProjectos sobre o spam (como se fosse necessário mas ok)
Após ler essa mesma politica e termos de condições lá aceitou e pediu-me desculpas sobre o sucedido e prometeu-me que não voltaria a contecer.
No dia 14 de Outubro o IP da máquina fica novamente bloqueado, mais uma evz fui ver os logs e reparo que mais uma vez o mesmo cliente fez o envio de 85 Mil emails de um dominio (que não o principal) da mesma conta.
O cliente no dia 16 pede-me para ser registado um novo dominio e (como sempre fez na boa fé) disse-me que a transferência tinah sido feita e eu registei o dominio.
Novamente se conversou e mais um pedido de desculpas.
No dia 16-17-18-19 mas uns bons milhares de emails
Tentei de imediato avisar o cliente que lhe iria cancelar as contas e que ainda por cima nem o dominio tinha sido pago, pois 7 dias depois nada do dinheiro na conta da ASProjectos. Sem sucesso.
Foi cancelado o acesso aos emails a este cliente, mas infelizmente esqueçi-me de uma sub-conta.
Após esperar desde o dia 16 até ao dia 30 de Outubro e nada de se conseguir um contacto com o cliente A, tomo a decisão de lhe cancelar as contas sem aviso prévio (nem podia mesmo que quizesse), mas quando estava prestes a faze-lo reparo que o IP da máquina esta novamente bloqueado, e mais uma vez descubro que 98 mil emails foram enviados da tal conta que me tinha esqueçido de bloquear acesso aos emails.
Voltando um pouco atras ( tem de ser)
Ao reparar lá para meados de Setembro que existiam 8 contas que NADA tinha a haver com o dominio principal (um calculo pois os dominios representavam sites completamente fora do negócio do dominio principal) pergunto ao Cliente A que contas eram as mesmas, o qual me respondeu que era espaço oferecido aos seus clientes. (por mim tudo bem, se é oferecido é)
Voltando á frente.
Como estava sem solução e sem conseguir contactar o Cliente A, falo com o meu sócio e tomamos a decisão de definitivamente cancelar todas as contas que o cliente tinha connosco, mas ao mesmo tempo sou avisado que a ASProjectos perdeu 2 clientes (devido aos IP's bloqueados e lentidão da máquina (80 mil emails me 5 horas e muita fruta)) custando-me um total de 750€ mensais.
Bom, cheguei ao ponto de não ter solução mesmo e penso para comigo. Cancelo-lhe as contas mas os clientes finais que nada têm a haver com o assunto ficam sem os sites (pois o cliente A enviava os emails sem qualquer tipo de permissão dos mesmos) bom, assim sendo vou falar com o cliente do dominio principal e tentar resolver esta situação.
Aqui começa a charada toda.
Conversa com o cliente B (cliente do cliente A)
Explico-lhe o que aconteceu e tb lhe explico que só lhe estou a contactar porque não tenho outra solução e o cliente A esta desaparecido fáz 3 semanas.
ClienteB - Mas ouça isso implica ficar sem acesso ao meu site?
ASProjectos - Fim fica sem acesso a todos os sites que tem na sua conta.
ClienteB - Quais sites? eu só tenho um
ASProjectos - Pois não sei, olhando para a sua conta neste momento estão 8 sites adiciconais ao seu na sua conta
ClienteB - Pois mas olhe eu paguei 150€ pelo alojamento ( o clienteA pagou-me 25€ (conta particular e NÃO de revenda)) para ter o dominio.com e não tenho mais nenhum site lá.
Acabou a conversa.
Dá para perceber que o clienteA alugando uma conta particular fez revenda da mesma ilegalmente.
Bom assim sendo aqui só achei uma solução, contactar todos os outros clientes até porque o clienteB após descubrir que pagou por um alojamento (ilegalmente) para a sua conta ainda por cima tem o seu espaço subalugado a outras contas que não lhe pertençem.
Após contactar mais 2 clientes descubro também que pediu 75€ por um alojamento e mais 65€ por outro.
Ora, resumindo.
O ClienteA por várias vezes engana a ASProjectos, viola a politica de uso e de spam.
Eu por simpatia ainda deixei passar (razões que não vale a pena explicar aqui)
O ClienteA aluga uma conta pessoal e faz uma revenda e ainda mais 3 subrevendas.
O clienteA apareceu online ontem a noite, e após lhe ter explicado todos os factos, aidna tem o descerenimento de me dizer que ao alugar a conta tem direito de fazer o que lhe bem quer e apatece.
Pedi-lhe o valor das contas em questão para serem pagos á ASProjectos e serem criadas contas individuais para cada uma (depois de tudo isto ainda sou simpático o suficiente para tal) e aidna me desafia e refila e diz que estou errado.
Bom
Acho que chega e já me doem os dedos de tanto escrever de seguida.
As vossas opiniões são bem vindas e iram ajudar esta situação.
Obrigado prela leitura.