← WordPress

Construção de Tema Wordpress

Lida 2512 vezes

Offline

skitch 
Membro
Mensagens 36 Gostos 0
Troféus totais: 22
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Signature

Boa tarde,

Este tópico foi criado com o intuito de auto-aprendizagem em termos de PHP, CSS e pretendia desde já a colaboração de todos sendo esta uma comunidade que cria webmasters. Como está explicito no título a minha intenção com este tópico é de criar um tema wordpress mais especificamente para o meu blog webnetpt. E porquê?

Porque é uma pretensão minha que o meu blog tenha um tema à sua imagem e porque não estou muito satisfeito com o funcionamento do tema actual (Mystique theme). Também não é intenção minha numa 1ª fase fazer um tema já artilhado, mas antes fazer uma versão 1.0 simples e eficaz com capacidade para ter widgets.

Componentes do Tema:
  • index.php
  • header.php
  • footer.php
  • sidebar.php
  • functions.php
  • ...

Checklist:
(a preencher...)
Índice de Conteúdos:
(a preencher...)

:obrigado:
Offline

skitch 
Membro
Mensagens 36 Gostos 0
Troféus totais: 22
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Signature

Tendo já referido acima que pretendia criar um tema, comecei por procurar tutoriais até que encontrei este da Wordpress Love.

E fui seguindo esse tutorial até ao fim da 1ª parte. Actualmente o css está vazio e tenho já os 3 blocos principais

Header:
Código: [Seleccione]
<!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.1//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml11/DTD/xhtml11.dtd">

<html xmlns="http://www.w3.org/1999/xhtml" <?php language_atributes(); ?>>
<head>
<!-- Title, content meta & css -->
<title><?php bloginfo('name'); ?> <?php wp_title(); ?></title>
<meta http-equiv="Content Type" content="<?php bloginfo('html_type'); ?>; charset=<?php bloginfo('charset'); ?>" />
<link rel="stylesheet" href="<?php bloginfo('stylesheet'); ?>" type="text/css" media="screen,projection" />
<!--  -->

<?php wp_head(); ?>

</head>

<body>
<div id="wrapper">

<div id="pages">

<ul id="pagenav">
<?php wp_list_pages('sort_column=menu_order&title_li='); ?>
</ul>

</div>

<div id="header">
</div>


Footer:
Código: [Seleccione]
<div id="footer">

<p>Powered up by: <a href="http://wordpress.org" action="_blank" >Wordpress</a></p>
<p>Tema exclusivo para: <a href="http://webnetpt.com" action="_blank">webnetpt</a></p>
<p>&copy; <?php the_time('Y'); ?> <?php bloginfo('name'); ?></p>

</div>

</div>

</body>
</html>

e o index:
Código: [Seleccione]
<?php get_header(); ?>

<div id="content">

<?php if( have_posts() ) : while ( have_posts() ) : the_post(); ?>

<h2><a href="<?php the_permalink() ?>"><?php the_title(); ?></a></h2>

<p>Criado a <?php the_time('d-F-Y')?> por <?php get_the_author(); ?></p>

<?php the_content(); ?>



<!-- End of the loop -->

<?php endwhile; else: ?>

<h2>Ups... Não encontrado...</h2>

<?php endif; ?>

<p align="center"><?php posts_nav_link(); ?></p>

</div>

<?php get_footer(); ?>

Pensando que com isto já chegava, fiz o upload para o blog para ver como ficava só que ficava tudo branco. Portanto gostava de saber o que está mal neste código todo.


Obrigado
Offline

Ricardo75 
Membro
Mensagens 1660 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

na 3ª linha do header.php falta um "t"
<?php language_atributes(); ?>
deve ser
<?php language_attributes(); ?>

Apaga essa 2ª linha em branco e coloca a informação sobre o tema no style.css.
Offline

skitch 
Membro
Mensagens 36 Gostos 0
Troféus totais: 22
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Signature

na 3ª linha do header.php falta um "t"
<?php language_atributes(); ?>
deve ser
<?php language_attributes(); ?>

Apaga essa 2ª linha em branco e coloca a informação sobre o tema no style.css.

feito, mas ainda assim está tudo em branco. Entretando estive a investigar melhor e vi num site que fez um tema do início e usou o tema starkers que é um tema nú. Sem nada. Será melhor pegar nesse tema como ponto de partida?
Offline

Pedro Lopes 
Beta tester
Mensagens 3568 Gostos 18
Feedback +6

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Offline

skitch 
Membro
Mensagens 36 Gostos 0
Troféus totais: 22
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Signature

Tens este também:
http://digwp.com/2010/02/blank-wordpress-theme/

parece ter umas mais umas coisinhas... mas para já ainda não estou a tratar disso...
De momento estou a tratar do esboço no photoshop e surgiu-me uma dúvida:
Eu queria que tivesse um banner 468x60 no header. Preciso de o retratar no esboço ou isso é fácil de colocar?
Offline

Pedro Lopes 
Beta tester
Mensagens 3568 Gostos 18
Feedback +6

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

parece ter umas mais umas coisinhas... mas para já ainda não estou a tratar disso...
De momento estou a tratar do esboço no photoshop e surgiu-me uma dúvida:
Eu queria que tivesse um banner 468x60 no header. Preciso de o retratar no esboço ou isso é fácil de colocar?
Depende...

Podes simplesmente deixar o espaço no header para o banner só.
Mas se fores fazer o layout com o próprio photoshop, sim, tens de cortar a parte para o banner.
Offline

skitch 
Membro
Mensagens 36 Gostos 0
Troféus totais: 22
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Signature

Depende...

Podes simplesmente deixar o espaço no header para o banner só.
Mas se fores fazer o layout com o próprio photoshop, sim, tens de cortar a parte para o banner.
Então coloco lá um rectangulo 468x60 e depois faço o corte?