← Blogging/Comunidades

Scroll vs. Clique

Lida 5487 vezes

Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Esta é já uma das questão mais antigas no webdesign e em especial na usabilidade web.

Recentemente passei um blog de blogspot para wordpress, e como é óbvio novo design, template profissional, etc. No antigo blog o conteúdo era apresentado na sua totalidade, neste novo estive alguns dias com o conteúdo apenas a apresentar um resumo da noticia e thumbnail.

O que é certo é que as reclamações foram muitas, o pessoal queixava-se que o que queria era ler a notícia e não andar a clicar para ler tudo. O que é certo é que depois de voltar a mudar para apresentar os artigos completos as queixas desaparecem e o número de comentários aumentou...

Qual a vossa opinião sobre este assunto?

É que sinceramente em termos de apresentação e organização o conteúdo fica muito melhor com o resumo + thumbnail. Do que o post completo.
Offline

Jerson 
Elite
Mensagens 2401 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Acho que no teu caso particular há uma questão muito importante "a mudança", ou seja se o projecto já tinha amadurecido e conquistado um público que porventura já se tinha habituado à organização convencional, talvez a mudança de organização (que obriga a mais cliques) seja prejudicial. Quando é pensada na idealização ou principio do projecto, não acho que seja muito relevante.
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Não houve só feedback negativo, também houve pessoal a dizer que gostava mais assim... A mim pessoalmente irrita-me um bocado ter logo o post completo :/
Offline

Jerson 
Elite
Mensagens 2401 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Não houve só feedback negativo, também houve pessoal a dizer que gostava mais assim... A mim pessoalmente irrita-me um bocado ter logo o post completo :/

É questão de veres se compensa, por acaso no Dementia tivemos um debate grande sobre o clique e scroll, mas relacionado com a disposição das imagens. Ou seja, se utilizávamos a disposição normal de imagens na vertical ou recorríamos à utilização de uma galeria. Também tive receio da reacção dos leitores, já que uma galeria iria envolver mais cliques, mas a conclusão final foi que só a iríamos utilizar se o sistema da galeria fosse muito mais vantajoso do que a disposição vertical. Depois de eu perceber que isso seria possível, aí avançamos para a galeria e os leitores agradeceram.

E mesmo uma questão para pensares bem, mas podias aplicar um género de meio termo, ou seja colocar alguns artigos destacados com thumb e alguma descrição e os restantes completos.
Offline

Web Milionário 
Membro
Mensagens 628 Gostos 0
Feedback +5

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts

Sou geralmente a favor do clique para ler tudo, prefiro ver mais posts de uma vez e seleccionar o que vou ler. Mas a verdade é que há blogs muito famosos que usam o scroll e até templates super básicos.

Se a ideia é agradar aos visitantes, nada como fazer o teste e analisar os resultados, nesse caso está visto que o scroll ganhou.

Há provavelmente um perfil de utilizador mais dado ao scroll e outro mais dado ao clique.
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Sou geralmente a favor do clique para ler tudo, prefiro ver mais posts de uma vez e seleccionar o que vou ler. Mas a verdade é que há blogs muito famosos que usam o scroll e até templates super básicos.

Se a ideia é agradar aos visitantes, nada como fazer o teste e analisar os resultados, nesse caso está visto que o scroll ganhou.

Há provavelmente um perfil de utilizador mais dado ao scroll e outro mais dado ao clique.

Claramente, o pessoal mais "pro" prefere clique, o user banal prefere scroll, sem dúvida!
Offline

Luís Salvador 
Membro
Mensagens 2068 Gostos 37
Feedback +4

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Acho que isso vai depender muito da quantidade de posts que fazes diariamente/semanalmente.

Por exemplo, num blog meu tenho em clique/thumbnail porque faço uns 3 posts por dia e apresento na homepage os 10 posts mais recentes. Mas se tiveres a falar de um blog que na homepage tem uns 4 ou 5 posts e que coloca uns 2 ou 3 posts por semana não fica mal apresentar logo tudo completo.
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Acho que isso vai depender muito da quantidade de posts que fazes diariamente/semanalmente.

Por exemplo, num blog meu tenho em clique/thumbnail porque faço uns 3 posts por dia e apresento na homepage os 10 posts mais recentes. Mas se tiveres a falar de um blog que na homepage tem uns 4 ou 5 posts e que coloca uns 2 ou 3 posts por semana não fica mal apresentar logo tudo completo.

Acho que estás a ver a coisa ao contrário...

Estou a falar de um blog que tem uma média de 500 posts por mês, são 10 pessoas a postar diariamente. O pessoal prefere o conteúdo todo logo apresentado porque vai várias vezes ao blog por dia e quer logo o conteúdo todo sem ter de estar a clicar...
Offline

Ricardo75 
Membro
Mensagens 1660 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Achas que o problema é o clique em si ou o tempo de carregar a nova página?
Se for o tempo talvez resolvas com o plugin "Read more right here".
http://wordpress.org/extend/plugins/read-more-right-here/
Offline

Jerson 
Elite
Mensagens 2401 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Acho que estás a ver a coisa ao contrário...

Estou a falar de um blog que tem uma média de 500 posts por mês, são 10 pessoas a postar diariamente. O pessoal prefere o conteúdo todo logo apresentado porque vai várias vezes ao blog por dia e quer logo o conteúdo todo sem ter de estar a clicar...

Acho que depende do tema, mas com tantos artigos fazia mais sentido o formato notícia/thumb, até acho que os leitores iam sair beneficiados. Mas enfim, se eles vão lá várias vezes ao dia talvez não percam informação nenhuma.
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Achas que o problema é o clique em si ou o tempo de carregar a nova página?
Se for o tempo talvez resolvas com o plugin "Read more right here".
http://wordpress.org/extend/plugins/read-more-right-here/

Solução interessante, no entanto a theme é daquelas super costumizadas com um painel de admin que me permite definir logo todas as apresentações possíveis da frontpage, tem 3 layouts de frontpage diferentes com dezenas de opções para apresentar o conteúdo... Inserir esse plugin iria ser uma dor de cabeça.

Esse plugin transforma a tag "more" o tema vem preparado com o excerpts para o resumo dos posts...
Offline

Ricardo75 
Membro
Mensagens 1660 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Como disseste que tinhas vindo do blogspot pensei que fosse algo do género (mas se calhar também por isso é que mudaste :D). Se estás a usar excertos é para esquecer.
Offline

Diogo Pinto 
Administrador
Mensagens 4400 Gostos 371
Feedback +4

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Search Level 6 Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Pelo que já vi do site e para o tipo de leitor que é, acho que está muito porreiro assim. Mais feio, mas mais porreiro. No entanto, acho que podes configurar o tipo de vista que o utilizador quer, apenas com cookies.

Deixando-te uma breve maneira:
Crias um painel no topo do site para o utilizador escolher lista com resumo ou post completo. Depois crias um ficheiro php que define a cookie conforme no que o utilizador clicar. Depois o index.php lê a cookie e faz um include ao tipo de visualização que quer. Por exemplo:

Código: [Seleccione]
<?php
if($cookie 'list'){
include 
'indexlista.php';
}else{
include 
'indexcompleto.php';
}
?>


Isto de uma forma muito simples.

Se precisares de mais ajuda é só dizer ;)
Offline

Web Milionário 
Membro
Mensagens 628 Gostos 0
Feedback +5

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts

Deixar o utilizador escolher o formato, aí está uma opção interessante!
Offline

Fernando Augusto 
Membro
Mensagens 922 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 30
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Deixar o utilizador escolher o formato, aí está uma opção interessante!

Afinal o proverbio "Não se pode agradar a gregos e troianos" é falso.

Penso que a melhor opção para o projecto seja essa, assim agradas os dois tipos de leitores o dos cliques e dos scrolls