← Domínios

O que vai acontecer depois da liberalização do .PT?

Lida 4721 vezes

Votação

O que vai acontecer depois da liberalização do .PT?

Vou registar .pt
23 (50%)
Vou registar .com (ou outro)
6 (13%)
Vou registar .pt se o projecto tiver futuro
12 (26.1%)
Vou registar .pt se os preços forem iguais
5 (10.9%)
Votos totais: 46
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Apenas para tentar perceber em que sentido vai o mercado, depois da liberalização do .PT e considerando que fazem projectos para o mercado nacional e podendo escolher vão registar .com (ou outro) ou .pt e porque?

Preço médio de um domínio .PT: 20€
Preço médio de um domínio .COM (no mercado nacional): 10€

A discrepância de preço apenas tem a ver com volume, quantos mais .PT forem registados mais tendência tem o preço a diminuir e sei exactamente do que falo.

Votem e comentem!

PS. Não entrem pff em discussões sobre que o .PT vai perder ou não credibilidade
PS2. Não estou a considerar domínios premium mas sim projectos normais
Offline

Miguel Lucas 
Elite
Mensagens 3619 Gostos 16
Feedback +14

Troféus totais: 35
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Windows User Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Eu vou continuar a actuar como até aqui. Quando penso que o projecto poderá expandir-se, a opção é .com, quando o objectivo for apenas o mercado nacional, escolho o .pt

Aqui não vai mudar nada.
Offline

FoxMulder 
Membro
Mensagens 104 Gostos 0
Troféus totais: 18
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts

Se o Mercado for apenas PT vou registar PT de certeza.
Offline

Pedro Lopes 
Beta tester
Mensagens 3568 Gostos 18
Feedback +6

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Vou continuar com os .COM, só se tiver algum projecto que valha a pena comprar um .PT. Ou então, que não esteja disponível o .com, .net ou .org.
Offline

Jóni Oliveira 
Administrador
Mensagens 3428 Gostos 395
Feedback +28

Troféus totais: 35
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Mobile User Apple User Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes

Embora tenha mostrado algum descontentamento com a ideia, mas já que esta vai ser definitivamente implementada vou utilizar os .pt.
Os meus últimos projectos tem sido todos feitos à volta de .com.pt, .org.pt e .pt, não é por nenhum motivo especial, é mais pela variedade de nomes que ainda se encontram livres.

Tendo em conta que agora não vou necessitar de gastar 104€ e aguardar 3/4 meses cada vez que me apetecer registar um .pt torna-se muito mais tentador. Quanto ao preço dos mesmos, não acho caro, um bom projecto paga-os rapidamente.
Se o preço aumentar, por exemplo para 50€, acho que continuam a valer a pena, domínios de uma palavra e com muitas pesquisas, quem não os quer. :-D
Offline

Nelson de Sousa 
Membro
Mensagens 833 Gostos 0
Feedback +5

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Projectos portugueses: .pt, .com em conjunto (.pt main)
Projectos inter: .com
Offline

raugusto 
Elite
Mensagens 3145 Gostos 33
Feedback +13

Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Para projectos nacionais vou tentar sempre o pt primeiro.
Offline

Jerson 
Elite
Mensagens 2401 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Pois, .pt só mesmo para projetos em que se justifique o reforço de que se destina ao mercado português ou em caso de não estar disponível o .com

Eu acho que para a grande generalidade de projetos mudar de .com para .pt é completamente desnecessário. Devem claro, tentar registar o .pt para o "meterem no bolso" se não pretenderem que alguém da concorrência lhes coloque as mãos em cima, mas a sua utilização só se justifica em casos muito específicos.

Seja aqui ou lá fora, o .com será quase sempre a prioridade.
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Não esta previsto qualquer aumento de preços dos .PT muito pelo contrario, maior volume = preços com tendência a baixar
Offline

Emanuel Santos 
Elite
Mensagens 848 Gostos 2
Feedback +25

Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Penso que vai haver pump & dump pois há muitos espertos com domínios bons na suas mãos. Passado 6 meses vai voltar tudo ao mesmo deserto que é o mercado nacional deste tipo de coisas.
Offline

AnaMartelo 
Administrador
Mensagens 2071 Gostos 25
Feedback +28

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Provavelmente irei apostar nos .pt apenas para projectos que realmente queira "continuar e apostar" para o resto da vida (exagerando claro...) !

No meu caso, a minha imagem pessoal e os projectos aos quais me dedico mais tempo...

Para projectos futuros, logo vejo se compensa ou não!
Offline

Luizi 
Membro
Mensagens 522 Gostos 2
Feedback +3

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2

Mas isto sempre vai para a frente?

Pensei que era apenas o pessoal a divagar por ai, nunca pensei que esta ideia de "loucos" tivesse algum futuro  #-o
Offline

Rogério Moreira 
Editor
Mensagens 1313 Gostos 11
Feedback +15

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Eighth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Mas isto sempre vai para a frente?

Pensei que era apenas o pessoal a divagar por ai, nunca pensei que esta ideia de "loucos" tivesse algum futuro  #-o

O pessoal só começou a divagar quando foi adiantado pela imprensa que a DNS tinha decidido liberalizar  :superlol:
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Mas isto sempre vai para a frente?

Pensei que era apenas o pessoal a divagar por ai, nunca pensei que esta ideia de "loucos" tivesse algum futuro  #-o
Sim é oficial.
Offline

oscarino 
Membro
Mensagens 618 Gostos 0
Feedback +4

Troféus totais: 22
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts 100 Posts

Projectos portugueses: .pt, .com em conjunto (.pt main)
Projectos inter: .com

Vou fazer o mesmo.
Já tenho uma grande lista de domínios para registar.