← Negócios Online

Melhorar o Teu Site ou Comprar a concorrência?

Lida 2540 vezes

Offline

alvez 
Membro
Mensagens 215 Gostos 6
Feedback +14

Troféus totais: 18
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts

Boa tarde Pessoal,

Estou a deparar-me com a seguinte situação:

Estou a negociar com o proprietário de um Site que está na mesma área de ou projecto meu, sendo que  este tem especificações diferentes e mais avançadas, faz muita coisa que o meu não faz. Esse site que estou a negociar está parado há alguns meses, e de momento os rendimento devem se considerar nulos. O projecto pode custar-me 5000€, sendo que se eu quiser implementar as mesmas coisas no meu, o investimento seria a volta dos 1500€.

Agora pergunto, é preferível investir no melhoramento do meu, ou "abater" um concorrente adormecido que tanto pode acabar, como de um momento para o outro se relançar?

Vale o esforço de pagar 3 vezes mais para acabar com um concorrente por um projecto que está parado?

Obrigado. ;)
Offline

Luís Salvador 
Membro
Mensagens 2068 Gostos 37
Feedback +4

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Acho que vai depender muito dos valores que estamos a falar. Se for de facto essa diferença de 1500 para 5000, se calhar mais vale investires no teu. Mas tudo depende também das visitas que o teu concorrente tem e as visitas que tu tens.

Eu há uns meses atrás comprei um concorrente por um preço "ridículo", fiz redirect no site dele para o meu e do dia para a noite aumentei as minhas visitas em 30% graças a isso.
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Agora podes vir a ter um problema que é o teu concorrente reactivar o site mas mesmo assim eu melhorava o teu de forma a ser o melhor do nicho.
Offline

alvez 
Membro
Mensagens 215 Gostos 6
Feedback +14

Troféus totais: 18
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts

Desde já obrigado pelas sugestões.

Por motivos obvios não vou revelar qual o Site, até porque o proprietario não quer andar em "praça publica" a anunciar a venda.

O negócio não é à base de adsense, é de clientes pagantes. Vou dar um exemplo:

Site de Classificados de Carros, vamos supor que há 4 grandes sites que dominam o mercado neste nicho. Mas o meu site nao é de classificados de Carros, fala sim de carros, tem artigos e tem uma secção onde podes anunciar vendas, mas nada XPTO. Já esse Site, tem um Plataforma bastante avançada operacional, e juntamente com outros 3 Sites domina o mercado como referi nesse nicho.

Eu, posso ficar no meu canto, ou posso dar uma outra dimensão ao meu projecto, e aqui ou compro a "concorrência" ou melhoro o meu Site e entro em disputa com esses 4.
O que esse projecto dos 5000€ tem de bom é, a plataforma muito boa e operacional, carteira de clientes, tem já muitos contratos fechados, e já conhecida no mercado, iria "abater" um concorrente...o único contra é a credibilidade que caiu com esta "paragem" de alguns meses.

Será que consegui expor mais ou menos a "coisa" :P

Offline

MiguelMarinho 
Membro
Mensagens 82 Gostos 3
Feedback +10

Troféus totais: 19
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts First Post

Visto que o tal site já tem uma boa carteira de clientes, será que não recuperavas os 5000€ mais rápido que os 1500€?
Offline

swing 
Membro
Mensagens 3126 Gostos 41
Feedback +13

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Level 6 Linux User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5

Se tens capital e não queres esperar para chegar ao nível do teu concorrente o melhor é comprar.
Se podes esperar e achas que o podes superar investe tempo e conhecimentos.
Offline

tugaspeed 
Membro
Mensagens 103 Gostos 4
Troféus totais: 18
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts

Isso é simples de decidi, basta fazer contas e colocar de um lado os prós e de outro os contras.
Em termos económicos deves calcular o tempo de retorno do investimento e quais as contrapartidas em comparação com o investimento para melhorar o teu site.

Eu teria em conta os seguintes factores:

- Vais ter 2 sites no mesmo nicho, pela experiência que tenho sei que um deles vai com o tempo ficar para trás, deves pensar se ao comprar o outro site, o teu não o vais deixar ir morrendo.
- O site está "parado" mas já tem "clientes" que se forem bons e em boa quantidade podem reavivar o site e trazer retorno a curto prazo.
- Se o site está bem posicionado, se tem prestigio, se tem idade e já foi trabalhado em termos de SEO, trata-se de um investimento com bons alicerces.
- Deve ser bem feito o processo em caso de compra, deves garantir que o site não vai ser colocado online com outro domínio ou que o vendedor não tire partida da base de dados que deve acompanhar  site.
- Deves investigar se o site não tem karma negativo junto dos usuários, se está parado à meses deve ser por um motivo concreto e pode ser difícil reavivar e rentabilizar.
   
Offline

alvez 
Membro
Mensagens 215 Gostos 6
Feedback +14

Troféus totais: 18
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts

Obrigado pela partilha de opiniões Pessoal ;)