← Conversa Geral

Arduino

Lida 2733 vezes

Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Alguem com experiência em Arduino? Por onde recomendam começar? :)
Offline

southafrikanse 
Membro
Mensagens 33 Gostos 0
Troféus totais: 20
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post

Sempre que vejo alguém em falar em começar a mexer com o Arduíno, recomendo a visita ao fórum da LusoRobótica: http://lusorobotica.com/

Eu também queria começar a mexer mas não tenho neste momento a disponibilidade para dar atenção à coisa :D
Offline

Pedro Lopes 
Beta tester
Mensagens 3568 Gostos 18
Feedback +6

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Também estou a pensar comprar um, o meu irmão já tem, por isso eu ajudo-lhe na programação e ele ajuda-me no hardware. hehe :D
Offline

Roberto Francisco 
Membro
Mensagens 669 Gostos 1
Feedback +3

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

O melhor mesmo é comprares um e começares a testar, o site do arduino tem muitos exemplos.
Por acaso no mês passado fui a workshop de arduino, já tinha o meu há mais de um ano mas desinteressei-me e até tenho ideias mas o tempo não chega para tudo, o workshop serviu para reavivar o bichinho e perceber conceitos básicos que acabei por deixa de lado.

O fórum que foi referido é de certo uma referência, há também um +trafeguiano que tem um blog sobre o tema mas acho que parou no momento que decidiu sortear um arduino  :-P  (não sei o que se passou!) http://makebits.net/
Offline

aieee 
Membro
Mensagens 173 Gostos 0
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Boa-Noite, começar com Arduino é fácil recomendo-te dois ou três manuais.

http://makebits.net/categoria/ebooks/arduino-ebooks/
Offline

zegomes 
Membro
Mensagens 724 Gostos 0
Feedback +9

Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts 100 Posts

Boa-Noite, começar com Arduino é fácil recomendo-te dois ou três manuais.

http://makebits.net/categoria/ebooks/arduino-ebooks/

Ainda hoje gastei uns euros por causa do makebits, levou-me a comprar equipamento para acompanhar as 12 aulas de arduinos, por terem feito 1 ano de existencia  :-P
Offline

Nelson de Sousa 
Membro
Mensagens 833 Gostos 0
Feedback +5

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Tenho um Arduino Uno. É bastante interessante.

Com um colega estamos a fazer um robot segue-linhas, para participar numa prova de robótica (rescue-junior).

Basicamente a prova é:
- Tem um circuito delimitado com linha preta. O robot deve seguir a linha preta.
- A linha preta desaparece. O robot tem de conseguir encontrar a nova linha preta e continuar.
- Aparece um obstáculo. O robot, sem linha, tem de o contornar e volta à linha posterior.
- Identificar a vítima e resgatá-la (este último passo é mais avançado).

O nosso está quase pronto, falta alguma programação, mas vai indo. O último passo não o vamos, para já, concretizar (é preciso um gripper e assim)...
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Tenho um Arduino Uno. É bastante interessante.

Com um colega estamos a fazer um robot segue-linhas, para participar numa prova de robótica (rescue-junior).

Basicamente a prova é:
- Tem um circuito delimitado com linha preta. O robot deve seguir a linha preta.
- A linha preta desaparece. O robot tem de conseguir encontrar a nova linha preta e continuar.
- Aparece um obstáculo. O robot, sem linha, tem de o contornar e volta à linha posterior.
- Identificar a vítima e resgatá-la (este último passo é mais avançado).

O nosso está quase pronto, falta alguma programação, mas vai indo. O último passo não o vamos, para já, concretizar (é preciso um gripper e assim)...
Em Novembro deu-me a panca do arduino e depois do Lego NXT mas acabei por ainda não comprar nada.. a ver se agora compro alguma coisa...
Mas a titulo de exemplo um NXT faz isso com meia duzia de comandos
Offline

Nelson de Sousa 
Membro
Mensagens 833 Gostos 0
Feedback +5

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Pois, isso não conheço. Esqueci-me de referir que a linguagem de programação é idêntica ao C (também corre em C, além disso).
Offline

aieee 
Membro
Mensagens 173 Gostos 0
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Em Novembro deu-me a panca do arduino e depois do Lego NXT mas acabei por ainda não comprar nada.. a ver se agora compro alguma coisa...
Mas a titulo de exemplo um NXT faz isso com meia duzia de comandos

Queres vender um produto que crias-te, não vai dizer ao cliente "olhe tem aqui meia duzia de peças lego pode montar" o arduino não se pode comparar ao NXT. O limite do Arduino é a imaginação!
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Queres vender um produto que crias-te, não vai dizer ao cliente "olhe tem aqui meia duzia de peças lego pode montar" o arduino não se pode comparar ao NXT. O limite do Arduino é a imaginação!
Sim eu sei apenas achei curioso ele referir o segue a linha umas das primeiras coisas que se fazem no NXT
Offline

aieee 
Membro
Mensagens 173 Gostos 0
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Experimenta com o arduino, vais ainda ter algumas dores de cabeça até conseguires fazer isso corretamente  :grin:
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Experimenta com o arduino, vais ainda ter algumas dores de cabeça até conseguires fazer isso corretamente  :grin:
Sim eu sei :)