← Negócios Online

Pedir recibo/factura

Lida 13405 vezes

Offline

cjseven 
Administrador
Mensagens 1809 Gostos 26
Feedback +3

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

Concordo com tudo o que dizes, menos com a diferenciação entre o "freelancer" e o coitadinho que vende alguns sites. Se eu criar templates e os vender, mesmo que não esteja legalizado, estou a fazer trabalho de freelancer, não estou? E se com a venda desses templates só fizer 100 euros por mês? Sou muito diferente de quem faz o mesmo dinheiro a vender espaços publicitários no seu site? Para mim é exactamente a mesma coisa: Em ambos os casos se está a fazer dinheiro em troca de algo que é dado por nós.   

Agora, alguma das situações é aceitável? Do ponto de vista legal, qualquer um deles estará a ir contra a lei, apesar de muito dificilmente vir a ser penalizado.  No final das contas, cabe a cada um escolher qual das vias prefere escolher: A prática ou a legal.



Concordas?! Finalmente concordamos em alguma coisa :D.

Vou devolver a cortesia e dizer que que percebo onde queres chegar. Agora é assim: quem não tiver "negócio" para fazer pelo menos 10 mil por ano, mais vale estar quieto ou então opta por não facturar. Cria-se mais uma situação de concorrência desleal que não favorece ninguém (a meu ver nem o próprio) e prejudica todos.

É uma política triste, incentivadora a não fazer nada e que compensa os infractores - são as Leis que temos demonstrativas da elevada qualidade dos nossos políticos e, tb, de quem vota neles.

offtopic: A justiça disttributiva está de tal forma desiquilibrada que surgem casos como o relatado hoje no Jornal da 1: Em Évora 25% dos habitantes não pagam água, uns porque não podem (ok...) e outros porque... não pagam! :D Tá-se bem!  :cool:
Offline

Kimura 
Membro
Mensagens 95 Gostos 0
Troféus totais: 20
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts

Citar
Vou devolver a cortesia e dizer que que percebo onde queres chegar. Agora é assim: quem não tiver "negócio" para fazer pelo menos 10 mil por ano, mais vale estar quieto ou então opta por não facturar.

Acho que isso depende inteiramente da situação de vida de cada um.

Imagina que és um Pai de família, estás desempregado, não consegues arranjar emprego, e a única a sustentar a casa é a Mulher. Se ele conseguir, prestando uns serviços por conta própria, trazer mais 200 euros para casa, não achas que o deve fazer? Ou será que deve ficar sentado no sofá a ver a família a passar fome, só por não conseguir chegar aos 10 mil euros anuais, e por conseguinte não conseguir cumprir com todas as suas obrigações fiscais?

Então e um estudante sem emprego, filho de Pais com poucas possibilidades, que mal lhe conseguem pagar as despesas. Achas que mais vale estar quieto do que conseguir arrecadar algum, por pouco que seja, para ajudar nas contas?

Acredita que há muita gente que só tem duas possibilidades: Ou comete algumas ilegalidades, ou passa fome.
Acho que só não compreende isto quem nunca passou dificuldades. Há muita gente que sempre teve tudo, e eu sou uma dessas pessoas. Mas também há quem aos 13 ou 14 já tivesse que sustentar a família, ainda que para isso tivesse que ir contra as leis, e eu até consigo compreender isso.

O que me faz cumprir uma lei não é o respeito por ela, mas sim o receio de ser castigado.

Offline

cjseven 
Administrador
Mensagens 1809 Gostos 26
Feedback +3

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

Acho que isso depende inteiramente da situação de vida de cada um.

Imagina que és um Pai de família, estás desempregado, não consegues arranjar emprego, e a única a sustentar a casa é a Mulher. Se ele conseguir, prestando uns serviços por conta própria, trazer mais 200 euros para casa, não achas que o deve fazer? Ou será que deve ficar sentado no sofá a ver a família a passar fome, só por não conseguir chegar aos 10 mil euros anuais, e por conseguinte não conseguir cumprir com todas as suas obrigações fiscais?

Então e um estudante sem emprego, filho de Pais com poucas possibilidades, que mal lhe conseguem pagar as despesas. Achas que mais vale estar quieto do que conseguir arrecadar algum, por pouco que seja, para ajudar nas contas?

Acredita que há muita gente que só tem duas possibilidades: Ou comete algumas ilegalidades, ou passa fome.
Acho que só não compreende isto quem nunca passou dificuldades. Há muita gente que sempre teve tudo, e eu sou uma dessas pessoas. Mas também há quem aos 13 ou 14 já tivesse que sustentar a família, ainda que para isso tivesse que ir contra as leis, e eu até consigo compreender isso.

O que me faz cumprir uma lei não é o respeito por ela, mas sim o receio de ser castigado.

Caraças Kimura, assim não consigo trabalhar hoje. Vou ter que te colocar uma providência cautelar :D

Tens de fazer as contas. Para o tal pai de familia trazer 200 euros limpos para casa tem de facturar pelo menos 5000 euros anuais e 10.000 anuais significam um rendimento liquido próximo do salário minimo - daí a minha afirmação:

Se não for para obter uma facturação próxima desse valor, mais vale, sim e repito a ideia, aproveitar a subsidio dependência e fazer uns biscates por fora (ganhas mais!).

Eu não condeno casos pessoais / individuais (cada um tem de se fazer à vida neste país da treta).

Condeno um regime totalmente desiquilibrado em termos de justiça distributiva e com os seus pilares (justiça, educação e sáude) à beira de ruir e à espera que venha um FMI pôr isto na ordem, enquanto os responsáveis se retiram com as suas reformas vitalícias e vão ao encontro das posições de relevo em empresas públicas ou voltam à universidade para ensinarem / falarem do que sabem fazer - apenas uma pequena percentagem, irá fazer aquilo que diz saber fazer, ie, criar empresas, criar emprego, criar riqueza:

São todos (todos não, mas a maioria) uma cambada de inúteis que são óptimos a gerir (gastar) o dinheiro dos outros.

Por muito que queiramos apelar à cidadania, a situação real é simples: ou te safas, ou passas fome vendo outros a comer à tua pala.

E fecho para obras por agora para ver se ainda faço alguma coisa esta tarde. :D

Abraço
Offline

Cacofb 
Elite
Mensagens 1036 Gostos 3
Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Tenth year Anniversary Linux User Mobile User Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter

Tudo bem que se deve passar facturas e recibos, etc.
É tudo muito bonito a falar, mas 99% não passa nada.

Mas quem é que no seu perfeito estado normal vai passar um recibo de um domínio de 8 euros? Ou de 2 ou 3 artigos que contratou.
Dinheiro que circula sem ser declarado à aos milhões. É mau, é!

Mas vocês quando jogam uns pokers com amigos, etc. Perdem 10 euros e também pedem o recibo ou factura?
Dão 1 euro ao arrumador.. também pedem recibo ? Bebem um café.. pedem recibo?

Eu sempre que posso peço recibo, mas quando os valores se justificam.. Não compro um pacote de chicletes e peço recibo. Deveria fazê-lo.. mas também acho rídiculo!

Basicamente o que se faz aqui, contratamos serviços uns aos outros.

As empresas de hosting, essas sim, deveriam passar recibos e nem todas fazem.

Já agora gostava de saber, para os mais experts, os sites vendidos no Flippa ou Sedo, passam recibo ou factura?
Offline

pt-tech 
Membro
Mensagens 223 Gostos 1
Troféus totais: 24
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

todos os bens transacionados em Portugal devem ser taxados com IVA pelo que quem vende é obrigado a passar recibo mesmo que não o seja solicitado.
O que acontece, a meu ver muito mal, é que as pessoas não pedem recibos e depois o que estão a fazer é somente alimentar a economia paralela e os bolsos de quem foge aos impostos. isso prejudica o país levando a que os governos aumentem ainda mais os impostos a quem já pagava na mesma. ou seja...quem sempre respeitou a lei acaba ainda mais prejudicado pelos que trabalham de forma ilegal.
Eu não alinho nesses esquemas e quando peço recibo e oiço aquela famosa frase: "ah e tal com recibo é mais caro" simplesmente denuncio o caso nas autoridades.
Offline

Tiago 
Membro
Mensagens 209 Gostos 0
Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

A economia paralela em Portugal é um problema sério, se bem me lembro representa cerca de 20% PIB o que quer dizer algo como 40 mil milhões de euros. Tínhamos muito menos problemas se o valor fosse para metade.

Da próxima vez que forem às compras peçam factura a malta agradece.

P.S. Não estou a falar de coisas pequenas como as que são feitas aqui, isso pelos valores que são nem é tributado, estou a falar da malta que faz vida nestes modos.