← Desenvolvimento

site único ou mini sites?

Lida 2980 vezes

Offline

Luís Sardinha 
Membro
Mensagens 291 Gostos 0
Feedback +6

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Linux User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter

Olá,

Recentemente no processo de desenvolvimento de um site sobre um determinado tema, surgiu-me a questão se poderá ser mais benéfico (em termos de indexação, posicionamento e rentabilização, entre outros) optar por um site único (portal) que abrange todas os ramos de um determinada área ou optar por criar pequenos sítios sobre cada ramo desse tema.

Gostaria de saber a vossa opinião.

Obrigado
Offline

Jerson 
Elite
Mensagens 2401 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Em principio a regra diz que um portal é muito mais complicado de gerir e envolve mais trabalho do que desenvolver sites individuais e explorar esse género de mini-nicho, ou seja um nicho dentro de um nicho. Em termos de resultados também costumam ser melhores com vários mini-sites, mas isto é assim um tiro no escuro porque vai depender da temática, das pessoas envolvidas no projecto e por aí fora.
Offline

raugusto 
Elite
Mensagens 3145 Gostos 33
Feedback +13

Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

se estas a focar isso num tema, então o site único é melhor:

1. vais ter mais paginas indexadas
2. os backlinks contam para importancia do site como um todo e melhoram o posicionamento das secções
3. O utilizador pode chegar facilmente a artigos de outros temas
4. Menos trabalho de gestão e promoção.
5. Maior autoridade aos olhos do google
6. Maior facilidade em vender publicidade

Mas obviamente depende do tema que estas a pensar e da sua abrangencia.


Offline

infomoz 
Membro
Mensagens 23 Gostos 0
Troféus totais: 20
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Signature

Eu sempre prefiro site unico.

Por exemplo, para o assunto Informática e Tecnologia, eu apenas criei um site, a coloco tudo o que sei ou o que gosto relacionado a este tema lá... Vamos ver se isso da certo.

Também, creio que é mais fácil gerir quando está tudo num único lugar!
Offline

jm-digital 
Membro
Mensagens 39 Gostos 0
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Signature

O problema de site único é que depende se vai ter muitos temas no mesmo site. Neste caso fica complicado focar nas palavras-chave mais adequadas, já que  site vai tratar de muita coisa ao mesmo tempo.

É uma questão que precisa ser avaliada com muita calma e critério.

Mas na questão de administração, sem dúvida, um site só é mais fácil do que vários.
Offline

Luís Salvador 
Membro
Mensagens 2068 Gostos 37
Feedback +4

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Site único. Precisa é que esteja bem organizado e estruturado ; )
Offline

Luís Sardinha 
Membro
Mensagens 291 Gostos 0
Feedback +6

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Linux User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter

Recentemente tenho-me questionado sobre determinadas opções que tenho tomado, nomeadamente no que toca ao desenvolvimento de sites.

Aproveito o tópico e lanço mais umas questões relacionado com o exposto.

Sites de nicho, em risco?
Terá o facebook o mesmo destino de outras redes sociais, como o hi5 myspace?
Portal ou sites de nicho?

Estes são porventura questões para as quais ninguém poderá ter uma resposta concreta, uma vez que o desenvolvimento da própria Internet, a meu ver, acaba por ser um incógnita.

Cumprimentos
Offline

Luís Casanova 
Membro
Mensagens 565 Gostos 9
Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts

O facebook só uma polémica muito GRANDE os conseguiria fazer perder registos, visto ser uma rede social existente já a algum tempo.
Offline

Pedro Lopes 
Beta tester
Mensagens 3568 Gostos 18
Feedback +6

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Polémica não é o que fará parar o facebook, mas sim o tempo...