←  E-commerce

Prestashop - IVA

Lida 5656 vezes

Offline

smiths 
Membro
Mensagens 101 Gostos 0
Feedback +2

Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts

Boa tarde,

Estou a configurar uma loja on-line em prestashop que vende em Portugal (regime de IVA Português) e para o estrangeiro (isento de IVA).

Pedia-vos que verificassem se este raciocínio para as regras fiscais é correcto:

1. Definir nos impostos as 3 taxas (6% 13% e 23%)

2. Para cada taxa criar uma regra fiscal apenas para Portugal (pais) -> visto ser o único onde há cobrança de imposto.

Comportamento do sistema:

a) O visitante da loja (independentemente do pais de origem) vê os preços com IVA (por ser esta a opção seleccionada).

b) Quem se registar com o pais Portugal vê os preços com IVA e aplica-se a respectiva taxa no checkout.

c) Quem se registar com qualquer outro pais vê os preços sem IVA e não se aplica imposto sobre a compra.

A minha dúvida é na alínea c), ou seja, existindo apenas uma regra fiscal para Portugal... todos os países fora desta regra aplicam o comportamento por defeito (sem taxa)?

Isto é correcto? Ou tenho de criar um regara fiscal para cada pais onde pretenda vender?

Cumprimentos


Offline

jof 
Membro
Mensagens 1117 Gostos 35
Feedback +45

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Signature Tenth year Anniversary Level 6 Quick Poster Linux User Mobile User Windows User Super Combination Combination

Convém estipulares isso por zonas, para garantires que só os países abrangidos têm isenção.
Conversa também com o teu contabilista, convém validares que todas as empresas estão devidamente registadas para beneficiarem de tal isenção. http://www.otoc.pt/downloads/files/1175520881_54a66.pdf
Offline

kurtmix 
Membro
Mensagens 1895 Gostos 605
Feedback +4

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary Search Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter

Atenção que a isenção de iva não é para clientes particulares mas sim para empresas, elas terão que pagar iva no país respectivo.
No prestashop tem opções de iva a aplicar a cada país e producto.
Offline

smiths 
Membro
Mensagens 101 Gostos 0
Feedback +2

Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts

Epá, obrigado pelos inputs.

O proprietário da loja estava convencido que a exportação isentava de IVA (mesmo um particular). E confesso que eu tb me espalhava neste ponto.

Neste caso, na configuração do sistema o mais simples será criar um grupo (ex: "empresas") seleccionar "sem apresentação de IVA" e colocar as empresas isentas nesse grupo, certo?

Ou haverá outra solução mais adequada?

 
Offline

jof 
Membro
Mensagens 1117 Gostos 35
Feedback +45

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Signature Tenth year Anniversary Level 6 Quick Poster Linux User Mobile User Windows User Super Combination Combination

Epá, obrigado pelos inputs.

O proprietário da loja estava convencido que a exportação isentava de IVA (mesmo um particular). E confesso que eu tb me espalhava neste ponto.

Neste caso, na configuração do sistema o mais simples será criar um grupo (ex: "empresas") seleccionar "sem apresentação de IVA" e colocar as empresas isentas nesse grupo, certo?

Ou haverá outra solução mais adequada?
 

Para tua segurança é necessário validar o NPC a ver se está devidamente registado. Sugestão ou desenvolver uma conexão ao site e obter a confirmação, ou a validação ser manual, mas fica a sugestão :)
Offline

kurtmix 
Membro
Mensagens 1895 Gostos 605
Feedback +4

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary Search Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter

Epá, obrigado pelos inputs.

O proprietário da loja estava convencido que a exportação isentava de IVA (mesmo um particular). E confesso que eu tb me espalhava neste ponto.

Neste caso, na configuração do sistema o mais simples será criar um grupo (ex: "empresas") seleccionar "sem apresentação de IVA" e colocar as empresas isentas nesse grupo, certo?

Ou haverá outra solução mais adequada?

 

Simplificando eu recomendo incluir o IVA e indicar isso em cada produto (VAT included) e se alguma empresa quiser comprar sem iva vai contactar a pedir para facturarem sem iva. Nessa altura deverá fazer o que diz o colega Jof. Tenha atenção que pode ser muito prejudicado se vender sem iva a quem não tinha direito à isenção.
Offline

Pundit 
Membro
Mensagens 94 Gostos 6
Troféus totais: 19
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts First Post

Recorrendo ao VIES é possível confirmar a quem dar a isenção do IVA

http://ec.europa.eu/taxation_customs/vies/?locale=pt

Acredito que se encontre plugins para essa finalidade
Offline

smiths 
Membro
Mensagens 101 Gostos 0
Feedback +2

Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts

Ok, obrigado a todos pela opiniões.