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CloudLinux - opiniões

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asturmas 
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Para quem não sabe o que é o CloudLinux: http://www.cloudlinux.com/solutions/overview/
//
Na minha opinião o CloudLinux já deveria existir a muito mais tempo.... resolve 90% dos problemas dos administradores de sistemas
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Nuno 
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Na minha opinião o CloudLinux já deveria existir a muito mais tempo.... resolve 90% dos problemas dos administradores de sistemas

E só causa problemas para os administradores de sites... :/

Isto não vai durar. Então se há um pico de visitas, ninguém consegue aceder ao site? Era o que faltava, isto é bom para perder clientes.
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Nuno 
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Estava a acontecer uma discussão interessante na nossa equipa. Tomei a liberdade de a continuar aqui :D

Como o hosting não é a minha área mais forte, gostava de ouvir opiniões de utilizadores. Porque do que li até agora, isto só trás vantagens para os sys admins :/
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asturmas 
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Estava a acontecer uma discussão interessante na nossa equipa. Tomei a liberdade de a continuar aqui :D
Para a próxima avisa que eu andava a procura do tópico...

Então vamos ver as coisas doutro prisma...
Existem um pico de visitas e o servidor vai tudo ao chão.. em vez de não conseguires aceder a 1 não acedes a 200 ou 300...
Mas é claro que o CloudLinux tem de ser usado pelos administradores de sistemas com responsabilidade e com limites razoáveis a ideia é estabilizar o sistema não poupar servidores...
É normal que se esses limites razoáveis forem ultrapassados esta na hora de migrar para uma VPS e não prejudicar os outros clientes do servidor como poderia acontecer antigamente.

Vantagens para os webmasters? Maior disponibilidade dos sites exactamente pelo que eu referi em cima :P
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anjo2 
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É bom para sites pequenos, não são afectados por contas que consumam muitos recursos, é mau para projectos que se podem expandir porque evidentemente lhes causa problemas.

Só acho engraçado ao marketing que dão a isto, como programador jamais ia para um plano com isso, se fosse utilizador comum, porque não? Tem prós e contras, não é a invenção do século.
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Lord Paulus Cobris 
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Boas a Todos...
Em relação á questão do Cloudlinux, é sem dúvida uma útil ferramenta para os sysadmins, visto que finalmente permite controlar a forma como os alojamentos se comportam nos servidores.

Já vi aqui comentários a favor e outros contra ao CloudLinux, indicando que os sites ficam inacessíveis se existir um pico.
Efectivamente tal pode acontecer se o Cloudlinux não estiver devidamente configurado, ou se estiver muito restritivo.

Vou dar um exemplo...
Se um Servidor com CloudLinux, estiver configurado para que cada alojamento apenas possa usar 10% dos Cpu´s (no global) e 10 processos recorrentes, é bem possível que existam problemas nos alojamentos que usem muitos processos ou que tenham muita carga de processamento.

No entanto e tal como eu tudo na vida... á que saber configurar os softwares que se usam, e também ser inteligente na altura de pensar na limitação ou melhor dispersão dos recursos.
Valores de CPU entre os 30 e 50% são ideais para garantir um bom funcionamento do servidor e dos seus alojamentos. Um valor entre os 30 e 50 processos simultâneos será também um valor aceitável para a configuração... Na questão da memória normalmente 1GB é mais que suficiente para qualquer alojamento.

Agora o que acontece é... se um único alojamento usar entre 30 a 50% do processamento do servidor, e se tal for recorrente (e não um pico), é provavel que o projecto já tenha uma certa maturidade e utilização, que justifique a actualização para uma VPS ou Servidor Dedicado.

Dantes o que se passava é que sites que usam muitos recursos, continuavam a monopolizar os servidores, usando mais do que metade dos recursos para seu benefício, prejudicando os restantes clientes.
Com este controlo é possível para clientes e gestores, definirem pontos em termos de optimização de recursos e criar sites mais eficientes e rápidos.

Com os meus melhores cumprimentos,

Paulo Eduardo
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alopes 
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Tem aspectos positivos e negativos. Para os administradores é bom porque não precisam mais de andar a verificar quem está consumir mais do que pode e para o cliente por um lado também é bom porque:

- consegue saber exactamente os recursos que a sua conta consome
- não vai ter a conta suspensa / sites lentos
- é bom também para aquelas situações que vai usar todos os recursos do servidor web, como importações de comentários no IntenseDebate, etc.

Tenho pelo menos 2 contas de alojamento web nacional com o CloudLinux. Estou satisfeito e já escrevi sobre o CL no meu blog de alojamento web. Mas também é importante saber o valor limite imposto pela empresa de web hosting. Porque nalgumas empresas tens um limite maior do que noutras. O que dá maior margem de manobra.
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marsupillami 
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Julgo que do ponto de vista de qualquer administrador de sistemas, o CloudLinux elimina uma série de "dores de cabeça" que existem em ambientes partilhados que correm softwares não controlados.

Algumas perguntas que merecem reflexão:

- Deverá, um cliente de alojamento partilhado que pague entre 20 a 100€ por ano (maioria dos planos), ter acesso à utilização da totalidade de uma máquina?
- Como deverá um administrador de sistemas reservar os recursos? Deverá simplesmente ignorar este facto?
- Como deverá uma empresa de alojamento abordar um cliente que está dentro dos limites do plano adquirido (espaço e tráfego) mas que está a utilizar constantemente 50% do processamento ou RAM da sua máquina de alojamento partilhado. Será que o cliente aceita que o seu site poderá necessitar de optimização ou que necessitará de adquirir uma solução 10x a 50x mais cara?

O CloudLinux responde a tudo isto...

anjo2, provavelmente um programador responsável e ciente saberá que, quando adquire um plano de alojamento partilhado não tem à disposição um servidor só para si. Por isso mesmo, se acha que a sua aplicação irá a determinada altura consumir o equivalente a tal, adquire um plano adequado.

Curiosamente, os raros casos de clientes que atingem os limites impostos pelas LVE´s do CloudLinux são sobretudo "utilizadores comuns" dos tão populares CMS´s. São-no, porque não têm uma ideia tão concreta do que determinada aplicação, plugin ou extensão representa para um servidor no que a consumo diz respeito, especialmente por não serem eles os responsável pelo desenvolvimentos destes. Já um programador tem este tema sob controlo.

E só causa problemas para os administradores de sites... :/

Isto não vai durar. Então se há um pico de visitas, ninguém consegue aceder ao site? Era o que faltava, isto é bom para perder clientes.

Nuno, é da responsabilidade de um administrador de um site adequar o seu plano de alojamento às necessidades do site, no seu pico de visitas (se assim achar que o compensa). Eu pessoalmente discordo da opinião que não vai durar. Concordo no entanto quando indicas que será "bom para perder clientes". Simplesmente adiciono que a perda de clientes que não aceitam que o seu plano de alojamento partilhado deverá ter limites é também ela benéfica para a empresa que presta o serviço. O cliente acabará por compreender, ao saltar de empresa em empresa que o erro não está na empresa, mas sim no seu site.

PS: Assumo claro, que a empresa é justa na atribuição dos recursos aos seus clientes. Acredito que, na maioria dos casos empresas têm mesmo prejuízo em alojar certos sites.
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euluism 
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Estava a acontecer uma discussão interessante na nossa equipa. Tomei a liberdade de a continuar aqui :D

Como o hosting não é a minha área mais forte, gostava de ouvir opiniões de utilizadores. Porque do que li até agora, isto só trás vantagens para os sys admins :/

É como passares do telefone fixo para o telemóvel. Melhora o dia a dia da empresa que fornece o serviço bem como a do consumidor em questões de suporte a nível de falha de serviços.

Nuno basicamente para ti:
- Menos problemas internos os ditos picos que deixa o servidor indisponível e o site inacessível até ao pico abrandar.
- Poupas dinheiro em suporte ;) Terás de ligar -vezes devido ao site não abrir.
- Do teu lado vai ficar tudo as mil maravilhas basicamente, terás um serviço com ainda mais estabilidade. Essas empresas e eu trabalhamos para vos fornecer soluções seguras.


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keops 
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É bom para sites pequenos, não são afectados por contas que consumam muitos recursos, é mau para projectos que se podem expandir porque evidentemente lhes causa problemas.

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Como utilizador, até ao momento foi esta a conclusão que tirei. É bom para projectos "caseiros" virados para meia dúzia de amigos ou comunidades pequenas mas para projectos com perspectiva de crescimento não me metia numa coisa destas.
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asturmas 
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Como utilizador, até ao momento foi esta a conclusão que tirei. É bom para projectos "caseiros" virados para meia dúzia de amigos ou comunidades pequenas mas para projectos com perspectiva de crescimento não me metia numa coisa destas.
Estas portanto a assumir que num alojamento partilhado tens o direito de consumir ilimitados recursos (CPU e RAM) desde que não ultrapasses o espaço contratado? Todas as empresas têm esses limites nos TOS e na sua maioria os limites dos LVEs são superiores a esses limites.
Mas como o marsu disse os clientes a passarem estes recursos são muito poucos. Da minha experiência até agora apenas sites mal configurados e a gerarem erros ultrapassaram os limites.
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Carlos Gandra 
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Ora bem em termos de alojamento partilhado, penso que esta distribuição e limite de recursos tem lógica, principalmente quando é também analisado na situação oposta.

  • Se eu for um cliente cujo site tem picos de visitas e vai abaixo, fico descontente, mas tenho solução (passar para vps por exemplo).
  • Se eu for um cliente cujo site tem um consumo pequeno e vai abaixo porque outro site qualquer, de outro cliente qualquer, monopolizou o servidor inteiro, fico descontente e não tenho solução (adquirir uma vps para um site pequeno não se justifica).

Também é preciso analisar os picos de visitas e as frequências dos mesmos. Um site que começa a aparecer regularmente em OCS - o que é um excelente sinal, em princípio - necessita certamente de ter um ambiente mais isolado e uma maior quantidade de recursos à disposição.  Se for uma aparição esporádica, o caso será diferente.

Ainda em relação aos picos de visitas, é possível com um conjunto de medidas de optimização, reduzir por vezes de forma drástica a quantidade de recursos que um site gasta com várias visitas em simultâneo. Isso pode ajudar a aguentar o site online sem ter de fazer upgrade ao alojamento.
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Taribo 
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Percebendo eu muito pouco de alojamento equacionemos a seguinte situação:

-Tenho um alojamento com 100Gb de trafego e 5Gb de disco, posso gastar estes recursos sem problema certo?

Então antes do cloudlinux como funcionavam as contas, tinha uma conta com 10gb de trafego e poderia gastar 100 ate o administrador desactivar a minha conta?
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Jóni Oliveira 
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Percebendo eu muito pouco de alojamento equacionemos a seguinte situação:

-Tenho um alojamento com 100Gb de trafego e 5Gb de disco, posso gastar estes recursos sem problema certo?

Então antes do cloudlinux como funcionavam as contas, tinha uma conta com 10gb de trafego e poderia gastar 100 ate o administrador desactivar a minha conta?

Não..
Se tens "100Gb de trafego e 5Gb de disco" pela lógica sim podes gastar, é "teu".
Mas se tiveres a gastar 1gb de disco.. mas  50% de CPU ou RAM não, porque estás a "Roubar" a estabilidade do servidor e a prejudicar outros clientes.

Para saberes qual a percentagem de recursos que podes utilizar nas empresas de alojamento deves sempre ir ver os TOS
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anjo2 
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O CloudLinux limita outras coisas que não disco ou tráfego, isso já qualquer painel o consegue fazer.

Muitos clientes também pensam assim e depois alugam alojamento por na descrição aparecer espaço ilimitado e tráfego ilimitado e depois limitam noutros lados bem piores, basicamente sem CloudLinux a empresa se passares em muito o uso normal de recursos, é te suspensa a conta ou falam contigo, com CloudLinux começa a aparece erros 404 aos visitantes.

Estes recursos podem ser uso de ram, processos http, uso de cpu, entre outros.